Páginas

segunda-feira, 3 de maio de 2021

Os Bridgertons - O Duque e eu

Os Bridgertons surgiram em minha vida pela série indicada pela minha amiga e professora Camila, dizendo que era tão maravilhosa, que me convenceu com poucas palavras sobre o conteúdo abordado. Desde já agradeço por ter me inserido nesse universo apaixonante.


Assisti à primeira temporada que é puro encanto, pela inocência da protagonista Daphne, a beleza de seu pretendente Simon, a magia dos bailes, das danças e dos encontros à moda antiga.

Logicamente que, como uma apaixonada pelos livros, eu desejei conhecer o romance na íntegra, porque, se a série era um sucesso, o livro, certamente, não deixaria por menos. E me dei de presente o primeiro dos noves livros: O Duque e eu.

Óbvia conclusão: tão lindo quanto à série, porque, uma vez familiarizada com os personagens por meio dos episódios, conhecemos melhor toda a história, com riqueza de detalhes, com profundidade, entre outros aspectos que só o livro é capaz de proporcionar. 

O romance vai mostrar como que era a vida de uma jovem no passado, o papel da mulher criada para casar, constituir família e ter filhos, a pressão para a escolha de um pretendente e a expectativa de ser escolhida por ele também. Parece um enredo clichê, mas é Simon que apresenta o conflito, por ter sido menosprezado e rejeitado pelo pai - que o considerou um débil mental, quando ele simplesmente gaguejou. Simon cresceu com tanto ódio do pai, que sua vingança o fez prometer que nunca teria um filho.


Daphne deseja encontrar em um marido o amor, sentimento que não era considerado prioridade na época e acredito que continua não sendo hoje em dia... infelizmente. Tem o casamento da mãe, baseado no amor, como modelo do que quer para si e com esses valores absorvidos, vai lutar para o seu "felizes para sempre".

Interessante também outros tipos que vão aparecer na história: a mãe (que quer casar a filha e encaminhar os demais); a irmã que não pensa em se casar e quer ir contra à tradição da época; a Penélope que não tem o corpo considerado ideal, mas, como todas, sonha em ter um pretendente para que possa se apaixonar e se casar; Lady Whistledown, cuja identidade verdadeira não é conhecida, mas que observa tudo que acontece na sociedade e divulga em jornais, revelando muitas vezes mais do que deveria, colocando a tão prezada honra de homens e, principalmente, de mulheres, além do peso do nome de famílias de prestígio em risco.

Devo dizer que a série é bem fiel ao enredo, porém a caracterização dos protagonistas não confere, nem o surgimento de um príncipe como pretendente. Achei o irmão Anthony mais simpático no livro e devo dizer que as cenas de sexo da série apelativas... não precisava tanto. Pela inocência da época, o pudor... poderia sugerir ao invés de mostrar.



Vale a pena ler o livro e assistir à série ou vice-versa. Os dois se complementam e marcarão você de alguma forma. Para quem gosta de um romance, como eu, essa é uma leitura obrigatória para o ano! Que venham os próximos livros!


 SELEÇÃO DE TRECHOS...

"Talvez seja muito, hoje em dia, querer se casar por amor."

"Situações desesperadoras pediam medidas desesperadas."

"A sociedade tem regras. Expectativas."

"Às vezes isso não é uma escolha."

"Uma dama deve sempre estar em casa às cinco."

"Logo você vai aprender que todos os homens têm uma necessidade inexplicável de colocar a culpa em alguém quando fazem papel de bobos."

"Ele é um bom homem, mas não é para você."

"Muitas mulheres já foram arruinadas por um único beijo."

"Se pudesse ser alguém, seria você."

"Meia hora depois, estava com os olhos secos e a mente clara."

"-É uma joia de família?
- Achei que você preferia algo seu mesmo. Todas as joias da família foram escolhidas para outra pessoa. Esta eu escolhi para você."

"Ele ficou olhando para o reflexo dos dois no espelho durante vários minutos. E quase acreditou que conseguiria fazê-la feliz."

"E, naquele instante, com ele se aproximando cada vez mais dela, ele se tornou seu mundo inteiro."

"Não há nada que nasça sem que uma semente forte e saudável seja plantada."

"Mas ela podia esperar. Podia esperar para sempre por aquele homem."

"Não precisa dizer nada. Apenas saiba que eu amo você."

"Dizer que os homens podem ser teimosos como mulas seria um insulto às mulas."

"Você escolheu me negar algo. Bem, eu resolvi negar algo a você também: eu."

"Ele estava acostumado a ficar sozinho, mas não a se sentir solitário."


"Se era tão fácil voltar, não era exatamente uma fuga."

"Se ele tivesse lhe dado amor, tudo teria sido muito mais fácil."

"Vocês têm que me deixar lutar minhas próprias batalhas."

"Simplesmente ficar juntos havia sido suficiente. O sol brilhava, os pássaros cantavam e eles eram um casal. Era tudo de que necessitava."

"Tudo isso nem se compara com o futuro maravilhoso que vamos ter. Por mais feliz que eu esteja neste exato instante, o amanhã será ainda melhor."

Até a próxima postagem.
O mundo continua on-line,
o trabalho em home office, 
enquanto a fé e a esperança 
simplesmente não dormem.
Sigo colocando o Blog em dia,
mas a leitura não pode parar.
Leia mais. Leia sempre!






Nenhum comentário:

Postar um comentário