Páginas

domingo, 31 de janeiro de 2021

Fora de mim - Sharon M. Draper

"Fora de mim" foi o último livro lido em 2020, a dica de leitura de número 12 na retrospectiva literária, ainda da compra da última Bienal de São Paulo. Acredite, ainda tenho alguns para ler... O mais gostoso da Bienal são esses achados, não é comprar o que todo mundo lê e comenta, mas ser capturada por outras histórias, seja pelo título, pela capa, pela sinopse...

O livro tem como tema a inclusão e nos oferece uma leitura por vezes de gosto amargo, que nos tira de qualquer situação confortável.

Melody tem paralisia cerebral e, logicamente, apresenta certa limitação, a qual não está vinculada à sua inteligência, ao seu sentimento, à sua memória e à sua luta para se expressar e fazer parte da sociedade, seja com relação à família, à vizinha que cuida dela com tanto amor, seja na escola ou em uma competição de conhecimento.

A protagonista cresce vendo o quanto os pais fazem de tudo por ela; acompanha a irmã nascer e crescer recebendo o mesmo amor e tendo todo desenvolvimento que ela não conseguiu ter; é recebida com naturalidade e normalidade pela vizinha que cuida dela enquanto os pais trabalham e tem uma cuidadora na escola que faz toda a diferença em seu dia a dia.

Seu maior obstáculo, sem dúvidas, é enfrentar a escola e tudo que ela carrega e representa. Os colegas de classe que acham que Melody tem privilégios, que recebe ajuda injusta; os comentários maldosos; as risadas debochadas; os professores despreparados; a sala separada para os "desajustados" (nas palavras dela); as atividades em grupo; o diretor que a subestima; os colegas que se incomodam com sua presença, que não fazem questão, que nem se importam ou sequer notam.

Acompanhamos o desenvolvimento de Melody, suas pequenas conquistas, os desafios, mas também sofremos com ela, com as decepções, as quebras de expectativa, com um mundo em que incluir é um conceito muito distante e que exige um olhar mais cuidadoso e humano por parte de todos, sem exceção. Isso vale para profissionais da educação, para jovens, para pais, para familiares, para mim e também para você que está lendo. É nosso papel como cidadãos incluir quem quer que seja sem qualquer preconceito, julgamento ou distanciamento. 

Leitura válida inclusive no ambiente escolar. Fica a dica!


SELEÇÃO DE TRECHOS...


"No fundo, bem lá no fundo, as palavras vão se acumulando aos montes dentro de mim. Montanhas de expressões, frases e ideias conectadas. Tiradas. Piadas. Canções de amor."

"(...) todas as minhas memórias já tinham palavras, e todas minhas palavras tinham significado."

"Eu sempre pinto uma trilha sonora para minha vida. Quase consigo ouvir cores e sentir o cheiro de imagens quando a música é tocada."
(Já conheci alguém que tinha essa sensibilidade...)

"Pensamentos precisam de palavras. Palavras precisam de uma voz."

"Uma pessoa é muito mais que um diagnóstico escrito num prontuário."

"Ela consegue entender coisas, se comunicar e se virar num mundo em que nada funciona direito. Ela sim que é inteligente."

"Não importa: se for feriado ou dia de festa, ela sempre tá pronta pra comemorar."

"(...) ganhamos o que os outros querem nos dar."

"Inclusão não significa que eu seja incluída em tudo."

"Ele dá aula na escola há mais de vinte anos, e o pessoal diz que ele nunca faltou. Nem uma vez. É óbvio que ele ama o que faz.
(Bela conclusão.)

"Internet - acho que isso quer dizer o universo inteiro - na ponta dos dedos."

"Nunca parei pra pensar quais devem ser os sonhos dos professores."
(Será que algum aluno já parou para pensar nisso?!)

"A manhã começou brilhante como um cristal, mas o resto do dia tava mais pra vidro quebrado."

"Como é que o silêncio pode fazer tanto barulho?"
(É a melhor constatação.)

"Parece que alguém me deu um quebra-cabeça sem a caixa, e eu não sei como é a figura completa. Não sei como é que o negócio tem que ficar. Nem sei se eu tenho todas as as peças."
(Nem eu...)

"(...) encaro as palavras como presentes doces e líquidos, e eu as bebo como limonada. Dava quase para sentir o gosto. Elas dão substância aos meus pensamentos e sentimentos emaranhados."

E assim encerramos o mês de Janeiro,
que foi lindo, incrível, apaixonante... 
Um sonho de umas noites de verão.
Voltarei para a escola cumprir a carga horária
com toda a incerteza e o perigo que nos rodeia,
mas pedindo proteção a Deus e ao anjo da guarda.
É preciso seguir... Que não percamos a fé,
a esperança e a certeza de que Deus está no controle
de tudo. Vamos confiar no melhor, que ele virá.
Gratidão pelas férias, pela saúde, pela espiritualidade
que faz de mim uma pessoa calma, tranquila, da paz e do amor.
Sempre do amor!
Até a próxima postagem.





2 comentários: