Páginas

quinta-feira, 19 de novembro de 2020

O Hobbit

Depois de assistir à trilogia de "O Senhor dos Anéis", entreguei-me à leitura de "O Hobbit", a qual fui encorajada. Sim, eu não sei brincar e me dei de presente, enquanto já me deixava encantar com cada filme. Há quem ame comprar sapatos, mas eu sou muito feliz comprando livros.

Li antes do livro de Crônicas da Martha Medeiros, mas, da mesma forma que demorei para ler, demorei para postar. Coerência é tudo kkkk.

Na verdade li primeiro

Sem dúvidas, é um livro de aventuras em que acompanhamos a "convocação" do hobbit Bilbo para uma difícil missão, e ele não se julga preparado, nem devidamente escolhido.

Logo no primeiro capítulo, encontrei Gandalf, o qual me deixou tão feliz pela sua presença angelical. É ele que está por trás de toda a missão que envolverá também 13 anões para o resgate de um tesouro sob o poder do Dragão Smaug. 


É também no começo em que conhecemos a história do anel junto de Gollum. 

Impossível não se divertir e se identificar com Bilbo que é um tanto preguiçoso e acomodado, vive pensando com saudade no seu lar calmo e tranquilo, tão pouco disposto para uma nova aventura. Por outro lado, conhecemos o hobbit formado por uma dose de coragem, atitude e esperteza quando é desafiado.

Sou obrigada a concordar com a consideração de um lindo conhecedor de J.R.R. Tolkien e apaixonado pelas suas obras -  que o condado em que Bilbo reside muito se parece com Águas de Lindóia, e que nosso personagem seria tranquilamente um cidadão lindoiense. Fato.

O livro me fez pensar em uma semelhança com "As Crônicas de Nárnia" em que me via correndo atrás daquelas crianças. Neste, estava eu com os anões pelo caminho, pela floresta, atravessando o rio, dentro de barris, perto de Smaug etc. 

Gosto de verificar quanto os livros mexem comigo, surpreendem-me de alguma maneira.

Tive sentimentos confusos no encontro com Smaug. Ao mesmo tempo em que a presença dele me amedrontava por estar junto dos anões, temia pela vida dele quando expôs seu ponto fraco.

Bilbo também me surpreendeu com suas atitudes e a grandeza de seus gestos, conforme já avisara Gandalf no início, mas, como os outros, também não levei muito a sério. Achei que ele fugiria em certo momento.

Vale a pena deixar a preguiça de lado e seguir com Bilbo nessa jornada. Trata-se de uma aventura sim, mas também de um exemplo de coragem, determinação e comprometimento.


 SELEÇÃO DE TRECHOS...


"Começo a me perguntar se a obrigação e o desejo não possam (talvez) no futuro andar mais juntos."

"Bom dia!"
"O que quer dizer? Está me desejando um bom dia ou quer dizer que é um bom dia quer eu queira ou não; ou que você se sente bem neste dia; ou que é um bom dia para ser bom?"

"Você usa esse Bom dia para um monte de coisas! Agora significa que quer se livrar de mim e que o dia não vai ser bom até eu sair daqui."
(O perigo de ler o pensamento do outro kkkk)

"Escuro para negócios obscuros."

"Escolhi o Sr. Bolseiro e isso deveria ser suficiente para todos vocês. Se digo que ele é um Gatuno, um Gatuno é o que ele é, ou será, quando a hora chegar. Há muito mais nele do que vocês acham, e um bocado mais do que ele próprio imagina. Vocês todos ainda hão de viver (possivelmente) para me agradecer por isso."

"Tentei achar um (Guerreiro poderoso ou até mesmo um Herói), mas os guerreiros estão ocupados lutando uns contra os outros em terras distantes (...)"

"Ora, é uma coisa estranha, mas coisas que são boas de aproveitar e dias que são bons de passar a gente acaba descrevendo rápido e não é grande coisa ouvir sobre eles; enquanto coisas que são desconfortáveis, palpitantes, ou mesmo sanguinolentas podem acabar virando uma boa história e, de qualquer jeito, precisam de um tempão para ser contadas."

"Sua casa era perfeita, não importa se você gostasse de comer, de dormir, de trabalhar, de contar histórias, de cantar ou de apenas se sentar e pensar melhor no que fazer, ou de uma mistura agradável de tudo isso. Coisas malignas não entravam naquele vale."

"Não há nada como olhar, se você quer achar alguma coisa. Você certamente acaba achando alguma coisa, se olhar, mas nem sempre é a 'alguma coisa' que você estava procurando. Assim foi nessa ocasião."

"Poderia ser pior, e também poderia ser bem melhor."

"Não sei quanto tempo ele continuou desse jeito, (...) até que ficou mais cansado que o cansaço. Parecia estar caminhando até amanhã e depois de amanhã, rumo aos dias além."

"Que o vento sob suas asas possa levá-las aonde o sol navega e a lua caminha."

"Desejarei que vocês sigam bem, aonde quer que sigam!"

"Pode ser que nos encontremos antes que tudo termine, e, por outro lado, pode ser que isso não aconteça. Vai depender da sua sorte e da sua coragem e bom senso."

"E a noite encheu o céu."

"Sua própria sabedoria deve decidir que curso você tomará."

"Sempre há mais a seu respeito do que qualquer um espera."

"Há alguns momentos desagradáveis bem à sua frente; mas mantenha sua coragem."

"Já ouvi canções sobre muitas batalhas e sempre entendi que a derrota pode ser gloriosa."

"Adeus e boa sorte, aonde quer que você vá."

"Que você sempre apareça quando for mais necessário e menos esperado!"

"Que sua sombra nunca fique menor."

"Como todas histórias chegam a um fim, até mesmo esta história um dia chegou."
(Uma boa legenda para o fim de um relacionamento)

"Lá e de volta outra vez."
(Porque eu gosto dessa frase que poderia ser outro título para o livro.)

"Você é uma ótima pessoa, e tenho muito apreço por você; mas é apenas um camarada bem pequeno num vasto mundo, afinal de contas!"

Até a próxima postagem.
Estamos em meados de Novembro
e já avisto sinais da época natalina.
Da mesma forma em que não temos
estações bem definidas, também não temos
datas muito definidas.








Sigo com as aulas on-line, tentando fazer o
melhor que posso, mas decepcionada com 
a Educação de forma geral, com o ensino 
público, o qual deveria ser gratuito e de 
qualidade conforme consta na Constituição.
Não me parece que esse direito 
está sendo garantido...
Lamentável.










Calma. É só um título.
Não estou procurando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário