Páginas

domingo, 10 de setembro de 2017

Rita Lee: uma autobiografia

Que agosto é um mês que demora para passar é um fato indiscutível. Voltamos às aulas no dia 31 de Julho... Dessa forma, foi de 31 a 31. Não é fácil não. Porém, foi na companhia da irreverente Rita Lee que atravessei essa fase rock in roll com atitudes "roquinrrou" (como ela mesmo escreve) também kkkkk



Assistindo a uma entrevista com Bial é que senti vontade de ler esse livro, porque se trata de uma pessoa que curtiu a vida intensamente. Como o entrevistador mesmo disse, ela não poupa ninguém, e não se poupa também.

O que posso dizer é que não foi fácil para que Rita Lee tivesse sucesso. Fico impressionada quantas vezes esses artistas quebram a cara (no caso dela, literalmente quando caiu de cara de uma sacada) e insistem. Deve ser a tal missão de que minha mãe diz quando se refere à minha missão como professora.
São fases difíceis em que os artistas não eram valorizados, atravessando a fase da censura - quantos versos foram retirados, modificados. São cenários de vaias, portas fechadas, traições... E ela vai conhecendo toda aquela gente de gabarito e se fazendo Rita Lee.

"Eu queria provar a mim mesma que rock também se fazia com útero, ovários, e sem sotaque feminista clichê."
E provou...

Ao ler, você tem vontade de saber mais, de assistir a mais entrevistas, ouvir novamente aquela música, depois que soube das circunstâncias em que a escreveu...  Desculpe o auê - um pedido de desculpas a Roberto depois de uma crise de ciúmes; Mania de você - Música feita em 5 minutos depois de fazer amor com o marido.



O mais legal disso tudo é que, por trás de toda aquela porra louca que foi nossa estrela, ela se apaixonou por Roberto. Ela não tem uma vida promíscua, é ainda por cima uma mulher romântica. 
Rita acaba se casando depois de 20 anos com Roberto. Bonito ver, por meio das histórias, a paixão, o desejo, a cumplicidade, a fidelidade do casal. As dificuldades pelas quais passaram juntos, as tantas vezes que ficaram diante de situações extremas... e estão aí até hoje. É um rock que faz acreditar mais uma vez no amor.





O livro é sim intenso.  Às vezes parece que Rita Lee é um milagre, por conta dos vícios, de tantas internações, de tanta loucura. E isso não é tudo. Também é um conjunto de ossos quebrados, de uma maré de azar, de uma sequência de perdas difíceis: o pai, a irmã, a mãe, amigos... 

Também devo dizer que ri diversas vezes com as verdades jogadas na nossa cara, as expressões usadas, a sinceridade....

Quando terminei o livro, escutei todas as músicas, tinham algumas que não as conhecia e gostei muito. No final do livro, a gente olha para essa autobiografia com muita admiração e respeito por esse furacão que é e sempre será Rita Lee. 




SELEÇÃO DE TRECHOS...

"Eu não tenho nada pra dizer, por isso digo
Eu não tenho muito que perder, por isso jogo
Eu não tenho hora para morrer, por isso sonho
São coisas da vida
E a gente se olha e não sabe se vai ou se fica..."

"Os últimos serão os primeiros... Sim, os primeiros a chegar por último."

"Ouso dizer que a História de Deus, da Criação, da Terra e seus habitantes sempre foi muito mal contada."

"Teimam interpretar a história como se soubessem mais do quem, como eu, fez parte dela."

"Povo unido jamais será iludido."

"Você não faz gol sentado no banco de reserva, olhando seu time jogar."

"Não queria perder meu tempo lutando contra um filme de horror quando podia fazer da vida uma comédia."

"Do filme Esqueceram de mim volume máximo"

"Quando eu for para o céu, se não a encontrar, certamente lá não será o meu céu."

"Nenhuma mulher faz aborto sorrindo. Cabe a elas, e somente a elas, a decisão de interromper uma gravidez, assim comno de segurar sozinhas as consequências moral, espiritual e oskimbau."

"Gente coisa é outra fina."

"Enquanto estou viva, cheia de graça, talvez ainda faça um monte de gente feliz."

"Tivesse uma máquina do tempo, seria para esse momento da vida que eu gostaria de voltar e ficar para sempre."

"Fique aí se divertindo com minha loucura e prepare-se porque vou estraçalhar seu vidro, torcer seus ponteiros e arrancar seus números a unha. E ao olhar os cacos espalhados pelo quarto, finalmente direi: 'Agora vamos ver quem é que manda nessa porra de tempo!''

"Tudo que eu queria naquele momento era não ter compromisso nenhum."
"Ser pioneiro tem um preço, mas também faz escola."

"Alguns amigos dizem que me autodeprecio demais. Não sei, quero crer que eles é que me amam muito."

"Nós que sobramos morremos um pouco com cada um deles."


"Obrigada, São Francisco, pelo amor puro que recebi de todos os bichinhos que tive, tenho e ainda terei. E, em nome da justiça divina, peço-vos que mande um raio fulminante sobre as cabeças de quem os maltrata. Amém."



"Tenha a humildade de reconhecer que seu tempo passou e tenha o orgulho de sair com a cabeça erguida por nunca ter vendido sua alma, que foi rock enquanto rollou, que você foi vencedora naquilo que escolheu seguir."

"Envelhecer com bom humor e uma boa dose de sarcasmo não é para maricas."


"Não me faço de Madalena arrependida com discursinho antidrogas, não me culpo por ter entrado em muitas, eu me orgulho de ter saído de todas. Reconheço que minhas melhores músicas foram compostas em estado alterado, as piores também."


Quando eu morrer, posso imaginar as palavras de carinho de quem me detesta. (...) Quem sabe até deem meu nome para uma rua sem saída."
(Sem igual... Sensacional)

"Epitáfio: Ela nunca foi um bom exemplo, mas era gente boa."
(Aplausos)

"Aos setenta anos tem-se a impressão de que a vida passou rápido demais, escrevendo a própria biografia, percebe-se que foi longa pra caramba."

"É um tal de política destruindo a liberdade, de medicina destruindo a saúde, de jornalismo destruindo a informação, de advogados e policiais destruindo a justiça, de universidades destruindo o conhecimento, de religiões destruindo a espiritualidade. Confie em Deus, mas tranque o carro."

"Dói mais sorrir na frente dos outros do que chorar sozinha, mas não devo levar a vida tão a sério, porque ninguém sai dela vivo."


"A sorte de ter sido quem sou, de estar onde estou, não é nada se comparada ao meu maior gol: sim, acho que fiz um monte de gente feliz."


Até a próxima postagem...
Com agosto já chegado ao fim.
Que venha setembro
primavera, flores e muito amor!





Nenhum comentário:

Postar um comentário