Páginas

sábado, 8 de julho de 2017

Corações em fase terminal

O livro da vez foi um presente da minha supervisora linda Simone. Quem me conhece um pouco sabe como gosto disso. Mas o livro ficou na estante, pois o título não me agradava muito, parecia pesado. Porém, terminando a maioria dos livros que comprei na última Bienal, peguei Corações em fase terminal e resolvi iniciar...


Adorei! O livro fala sobre o que acredito de uma forma linda. 

Trata-se de uma jovem usuária de drogas que está nesse mundo dos vícios e não consegue se salvar. Ela morre e vai para uma cidade onde tem um quarto e divide o alojamento com pessoas que terão alguma proximidade com ela. Há um espelho que mostra a realidade chocante, e cada um ganha uma caixa onde fica guardado o coração doente.

As pessoas ficam nessa cidade por séculos até que consigam salvar seus corações para que estejam preparadas para fazer a travessia. Elas têm um ofício que amam e o praticam com prazer. Parece um lugar mágico.


Cátia, a protagonista, vai para esta dimensão cheia de perguntas, sem entender, e, aos poucos, vai conhecendo a história das pessoas da cidade, vai percebendo os erros cometidos e vê os progressos de cada um, até se salvar completamente.

Gosto de pensar que a vida não acaba ali, é nisso que acredito: que vamos dar sequência, que teremos pessoas próximas que seguirão conosco e faremos essa travessia quando estivermos preparados.


Para aqueles que acreditam e também para aqueles que estão desacreditados, Corações em fase terminal vai promover reflexões, encantar e fazer com que cada um pense em seus atos e em salvar algo que temos de mais preciso: o coração!



SELEÇÃO DE TRECHOS...

"Era uma manhã como qualquer outra. Uma vida como qualquer outra. Uma chance para progredir, aprender, ser feliz... Como qualquer outra. Exceto por estar prestes a se perder."
 (O início me parece um miniconto... Se eu desse aulas de redação este ano... )

"E assim que as coisas funcionam aqui, as pessoas vivem juntas de acordo com suas afinidades."

"Cada um em nossa cidade tem um ofício de acordo com suas próprias características. A cidade funciona em paz, porque todos cumprem seu ofício de forma feliz, visto que cada um aqui faz o que mais ama. É o coração que dita o ofício da pessoa, e, portanto, ele é único."

"Pessoas chegam, surgem, aparecem misteriosamente sem explicações... Cumprem seus ofícios ao longo dos séculos e, ao mesmo tempo, cuidam de seus corações. Então, um dia, os corações se tornam sadios e livres de qualquer marca ou doença, e, nesse dia, a pessoa faz a travessia."

"Cada um, ao longo dos séculos, descobre como cuidar de seu coração. Por isso não existe uma fórmula: é algo único, individual."

"Quando os corações se tornam sadios, a pessoa parte de nossa cidade. É um dia triste, de despedida, mas, ao mesmo tempo, é o momento que todos aguardamos."

"Por trás de cada olhar, havia uma história para ser contada e um coração a ser remendado. A beleza daquele passeio não estava apenas na exuberante paisagem ao redor. A beleza estava também ali, dentro de cada vagão. A beleza estava em cada pessoa, em cada vida, em cada história."

"Cada pessoa é única e desempenha uma função individual em nossa comunidade.
- Então cada profissão aqui é única?
- Bem como cada coração..."



"Às vezes, ela se sentia em um conto de fadas, cujo personagem principal, que necessitava de proteção, era seu próprio coração."

"Eu venho todos os dias ao templo pedir ao Sábio que me ajude a enfrentar o que sinto por você. É maravilhoso, mas é grande demais. Às vezes não cabe em mim."

"Era mais que amor. Apenas não havia palavras suficientes para descrever. Eram dois destinos que se uniam; davam as mãos."



"Todo coração é frágil e sofre pelos erros cometidos pelos seus donos."

"Você precisa aceitar o amor para abrir seu coração."

"Tudo nessa cidade é feito em material semelhante ao ouro. Trata-se apenas de uma representação simbólica, já que o outro faz com que cada cidadão se lembre de um tesouro, pois assim é na Terra. É uma ideia que tive, há alguns milênios, para que cada um se lembrasse de cultivar seus próprios tesouros: os afetos, as essências, as almas, os sentimentos. Os corações."

"Aprenda com cada pessoa, cada par de olhos, cada coração. Tenha fé. Viva um século em cada segundo que tiver nesta vida. Salve-se!"


Até a próxima postagem!
Um queridinho vem aí:



Nenhum comentário:

Postar um comentário