Páginas

sábado, 29 de abril de 2017

Quatro vidas de um cachorro

Quem gosta de cachorro, quem ama esse bichinho tem que ler esse livro! 
No começo, achei meio bobo, sessão da tarde ao me deparar com um cachorro contando sua história. Mas facilmente me deixei envolver por esse enredo, que me fez rir, chorar, pensar nos cachorros que tive, na possibilidade de um retorno.
Como diz o título, o "doguinho" vai passar por 4 vidas, sendo que, em cada uma delas, vai aprender algo que vai auxiliá-lo e prepará-lo para o propósito seguinte.

Gosto muito de pensar nessa evolução, acredito muito nisso. Interessante a forma com que eles percebem o que está acontecendo, como interpretam os sinais.

A primeira vida é tão breve, mas seu aprendizado levará a Ethan, o menino que o amará durante toda a vida. Eles irão crescer juntos, descobrir o mundo, enfrentar a realidade, os perigos, conhecer o amor, e enfrentar a morte. Como queremos que nossos bichos sejam eternos, assim como nossos pais... Mas a vida nos mostra que há um ciclo a seguir.
Na terceira vida, ele se tornará uma fêmea de policial, que salva vidas, um modelo de cão policial até o fim.

Na última vida, ele acredita que já cumprira seu propósito, entretanto há algo muito maior e emocionante que justificará sua existência...  Sem spoiler....



Acabo de descobrir, ao buscar imagens para ilustrar a postagem, que já li esse livro em 2011... Ele tinha outra capa. Então reafirmo: vale a pena ler uma, duas, como se fosse a primeira vez.

Quero ver o filme, mas não sei se tenho coragem. 

Seleção de Trechos...


"O mundo, pensei comigo mesmo, era muito mais complexo do que eu havia suposto. Acontecimentos maiores tinham o condão de mudar tudo - acontecimentos controlados por seres humanos."

"Começava a me parecer que, justo quando eu descobria como era a vida, tudo mudava."


"Eu quis dar um jeito de chegar até ela e lamber a palma da sua mão, devolvendo-lhe a felicidade. De todas as coisas que fiz na vida, provocar seu riso me pareceu a mais importante, a única coisa, concluí, que dava sentido à minha vida."


"Minha vida seria, agora, aquilo que ele decidisse fazer dela."


"Amar e morar com ele era o propósito da minha vida. Da hora em que acordávamos até a hora em que adormecíamos, vivíamos juntos."


"Os humanos são muito mais complicados que os cachorros, têm um leque muito grande de sentimentos."


"Alguns cachorros querem ser livres para vagar, porque não têm um menino que os ame."


"Desde que ele voltasse sempre, era mais fácil para mim vê-lo ir embora."


"Meu propósito, toda a minha vida, tinha sido amá-lo e ficar com ele, fazê-lo feliz. Eu não queria lhe trazer nenhuma infelicidade."


"Eu me sentira tão completo que simplesmente não havia motivo para seguir em frente - como seria possível que me coubesse uma missão mais importante do que amar o menino?"


"Eu era um cão de banco dianteiro."

"Havia, porém, uma diferença entre obedecer a comandos e ter um propósito, uma razão para existir."

"Estou chegando naquele ponto em que todo dia é a mesma coisa, virou rotina. Gostaria de experimentar algo novo, de fazer algo diferente durante uns anos."


"Seu cheiro era de papel, tintas e café."

(Qual será o meu?)

"Porque o fracasso não é uma opção quando o sucesso é só uma questão de mais esforço. Tente com mais vontade."

"Os humanos são capazes de coisas um bocado bacanas, mas com demasiada frequência ficam simplesmente sentados inventando palavras e não fazendo nada."

"Eu sabia por que essas criaturas, esses seres humanos, tanto me fascinaram desde o momento em que os vi - porque meu destino estava indissoluvelmente ligado ao deles."


"Pensei comigo se haveria alguma coisa que eu gostaria de fazer uma última vez - Encontrar? Nadar no mar? Pôr a cabeça para fora da janela do carro? Todas essas coisas eram maravilhosas. Eu fizera todas elas, e estava de bom tamanho."


"Com ele aprendi sobre o amor e o companheirismo e senti estar realmente cumprindo o meu propósito, meramente por acompanhá-lo em suas aventuras diárias."


"John Lennon disse que a vida é o que acontece quando você está fazendo outros planos. Acho que é uma ótima definição."


"Os humanos são muito mais complicados do que os cachorros e têm um propósito muito mais importante. A tarefa de um bom cachorro é, basicamente, lhes fazer companhia, ficando a seu lado independente do caminho que a vida tome."





"Eu era seu cachorro, e ele era meu menino."




Até a próxima postagem!
Devo demorar um pouco...
Livro grande:
De volta para casa

Nenhum comentário:

Postar um comentário