Páginas

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

A Grande Arte de Ser Feliz

"Como é que você brinca com as coisas que escrevo? Pensando os seus próprios pensamentos. Pensar é uma deliciosa forma de brincar. Livros que dão respostas prontas são iguais aos brinquedos que funcionam quando apertamos o botão. Vai, assim, o meu desafio: Brinque comigo!"


Brincar com Rubem Alves é justamente isto: ler as crônicas e pensar... É como se os textos fizessem a pergunta: você já pensou nisso? Pensou por este lado? Como anda sua vida neste quesito? 
Faz bem, fala ao coração, faz reflexões ousadas, diz o que a gente não fala, faz-nos concordar, aceitar, observar e chegar a determinadas conclusões.

O livro é dividido em três partes: coisas que dão alegria, coisas do amor e coisas da alma que são as partes da grande arte de ser feliz. São os aspectos que devemos cuidar para garantir nossa felicidade.

Você já se perguntou o que iria enumerar em cada um deles?
Vou fazer a minha lista. Faça a sua também!

Coisas que dão alegria?


- Tempo livre, férias
- Academia
- Meus dogs
- Flores
- Livros
- Sol




Coisas do Amor?



- Promessas
- Escolhas
- Sonhos
- Cartas



Coisas da Alma?



- Saudade
- Fé
- Amor
- Laços
- Lembranças



SELEÇÃO DE TRECHOS...


"Um brinquedo, para ser bom, tem que conter um desafio."

"Divina é uma gota de orvalho, uma amora roxa, um raio de sol numa teia de aranha, a cor de uma joaninha, um bombom, uma bolinha de gude, um amigo, uma acertada de bilboquê: coisas pequenas, sem preço. Como você. Você é pequenininha e, ao preço do mercado, não deve valer muito. Mas é mais maravilhosa que o universo inteiro. Porque você tem o poder de dar alegria e de sentir alegria."

"A gente vive para ter prazer. (...) Viver é divino."

"Fogões de lenha: são fantasmas de um mundo que não mais existe."

"Eu acho que há muitos céus, um céu para cada um. O meu céu não é igual ao seu. Porque céu é o lugar de reencontro com as coisas que a gente ama e o tempo nos roubou. No céu está guardado tudo aquilo que a memória amou."

"As florescências de primavera são 'por causa de'. As florescências de outono são 'a despeito de'."

"Se você se julgar muito importante, então tudo depende de você. Mas, se você se sentir humilde, então tudo dependerá de algo maior que você. Você estará, finalmente, nos braços de um Pai ou no colo de uma Mãe. E quem está nos braços do Pai ou no colo da Mãe pode dormir em paz."
Alberto Caeiro

"É assim que acontece no Rio do Tempo. Ele é circular. O que foi perdido retorna. O que vem vindo é o que já foi."

"Culpa só pode existir quando existe uma escolha."

"Felicidade é coisa muito grande. O máximo que os Deuses nos concedem são momentos de alegria que, segundo Guimarães Rosa, acontecem em 'raros momentos de distração'."

"Jesus diz que sabedoria é viver apenas o dia presente. 'Por que andais ansiosos pelo dia do amanhã? Olhai os lírios dos campos... Olhai as aves dos céus... Qual de vós, com sua ansiedade, será capaz de alterar o curso da vida'."


"É preciso ter olhos novos. Olhos que vejam os morangos à beira do abismo... Carpe Diem!"


"Vossos filhos não são vossos. São flechas. Vós sois o arco que dispara as flechas. (...) O certo seria: Vossos filhos são flechas que, uma vez disparados, se transformam em pássaros. Voam para onde querem."


"O livro de Eclesiastes diz: Para tudo existe um tempo. Há o tempo de abraçar; há o tempo de deixar de abraçar."


"Aprenda a voar sozinha. São belas as aves que voam sozinhas."


"Sentimento amoroso é algo que existe dentro da gente, independente do que o outro faça. Posso estar perdidamente apaixonado por uma pessoa que não me ama. A 'relação amorosa', entretanto, não é algo que existe 'em mim'. É algo que existe 'entre' duas pessoas que se amam. É uma 'relação'. E toda relação exige 'reciprocidade'."


"O homem não foi feito para o sábado; foi o sábado que foi feito para o homem."


"Nenhum amor é pecado. Não somos donos dos sentimentos. Eles simplesmente vêm e se instalam dentro da gente. Para eles não há razões. O amor acontece de forma inesperada, nas situações e lugares mais loucos."


"Seria bom se as alternativas com que nos defrontamos fossem sempre entre o certo e o errado, o bom e o mau. Seria fácil viver. Mas há situações que nos colocam diante de alternativas igualmente dolorosas e de resultado incerto."


"Sentido da vida? O sentido da vida é simplesmente viver. Viver por viver!"


"Cuide-se. Você tem o direito de estar nesse mundo. Esforce-se por ser feliz."


"Oh Deus! Dá-me coragem para lutar para mudar as coisas que podem ser mudadas. Dá-me tranquilidade para aceitar as coisas que não podem ser mudadas. E dá-me sabedoria para distinguir entre umas e outras. Amém."


"Amar e ser amado é isso: pensar numa pessoa ausente e sorrir. Ficar feliz sabendo que ela vai voltar. Ter alguém que escute e dê colo, sem dar conselhos. Andar de mãos dadas conversando abobrinhas. Olhar nos olhos da pessoa e sentir que ela está dizendo: 'Como é bom que você existe!'. Conversar madrugada afora."


"A felicidade acontece no dia a dia. Felicidade é fruto na beira do abismo. É preciso colhê-lo e degustá-lo agora.  Amanhã, ou ele já caiu, ou você já caiu..."


"Se Deus quisesse que pensássemos nele, ele apareceria a nossa frente e diria: 'Estou aqui!' Mas isso nunca aconteceu."


"Como não ter Deus? Com Deus existindo tudo dá esperança: sempre um milagre é possível, o mundo se resolve. (...) Tendo Deus é menos grave se descuidar um pouquinho, pois no fim da certo."

Riobaldo - Guimarães Rosa

"O  amor não aceita a perda das coisas amadas. Tudo que é amado, o coração quer que seja eterno."


Até a próxima postagem...
Ainda de férias - melhor tempo
Tudo bem que tem faltado sol,
mas nunca livros...


Nenhum comentário:

Postar um comentário