Páginas

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

A Lista de Cecília Ahern

Mais um livro de Cecilia Ahern e já posso dizer que gosto muito dessa escritora. Está entre as minhas favoritas!


A LISTA vai apresentar, como protagonista, Kitty, uma jornalista que comete uma falha em uma matéria e paga um preço caro por isso. 

Reconhece seu erro e tem, como missão, a difícil tarefa de ganhar um novo crédito, ser digna de produzir uma matéria brilhante em homenagem à sua amiga e modelo de profissional - Constance, que falecera.

Tendo nas mãos uma lista de cem nomes que Constance deixara como pista para uma matéria sem qualquer explicação, com a pressão no local de trabalho, sendo surpreendida de modo variado e sempre desagradável ao chegar em casa, sendo usada por um homem em troca de informação, sendo julgada da pior maneira por todas pessoas próximas a ela, Kitty deve encontrar um ponto de partida para recomeçar sua carreira.

E são esses cem nomes, essa busca por uma ligação entre cada história que Kitty Logan vai se encontrar como pessoa, como jornalista, até mesmo como mulher.

Na verdade, essa lista é o último presente de Constance para a amiga, e viver esses nomes, descobrir mundos diferentes carrega uma linda mensagem.

Para aqueles que gostam de escrever, que pensam em escrever uma história, uma redação que seja, uma matéria, um livro... este chega na essência.

Impressionante como me apego às personagens... Kitty é tão real para mim como Sofia de Perdida... e Steve, nesse exemplar, não deixa de ser um sonho bom.



SELEÇÃO DE TRECHOS...


"Você foi a única a me mostrar verdadeiramente que não tinha medo de voar e que, na verdade, seu medo mesmo era o de não voar."

"Alguns dizem que não devemos agir com base em nossos medos, mas, se não houver medo, onde estará o desafio? Muitas vezes foi com medo que realizei o melhor de meu trabalho."

"Esse é o seu trabalho: atuar com precisão. Não deve ser parabenizada por isso."

"Quando uma pessoa querida morre, sentimos algo diferente. A ausência dessa pessoa dói a cada segundo do dia."

"(...) Resgatar fatos. É isso que se faz em uma homenagem."

"Às vezes, a vida mal parecia interessante para ela também, mas era a sua vida, a vida de que ela gostava, e nada tinha sido mais pesado do que ela poderia suportar."

"E aí uma coisa boa aconteceu naquele dia, a primeira do dia, a única, mas, às vezes, tudo de que precisamos é de uma única coisa boa."

"Cada uma destas mesas tem uma história para contar."

(De repente me ocorreu essa imagem para ilustrar a frase acima... Não era a do livro, mas é tão importante quanto...)


"Quando há pessoas envolvidas, um negócio tem de deixar de ser um negócio e o ser humano deve vencer."

"Não se pode responder à uma pergunta com outra pergunta."

"Era uma caixa pequena (...) com um cadeado e uma chave. Ela disse que era para eu guardar os meus segredos e que toda garotinha precisava de uma caixa para guardar segredos."

"Semeie a sua própria sorte. O vasinho estava cheio de terra e havia um saquinho com sementes de trevo-de-quatro-folhas grudado nele."

"Todo indivíduo em qualquer parte do mundo tem uma história extraordinária para contar. Talvez pensemos que somos pessoas comuns, que nossa vida é entediante porque não estamos fazendo nada de extraordinário nem estampando as capas dos jornais, tampouco suas manchetes, nem ganhando prêmios memoráveis. Mas a verdade é que todos nós fazemos coisas fascinantes, admiráveis e das quais deveríamos sentir orgulho. Todos os dias as pessoas fazem coisas que não são comemoradas.  Coisas que deveriam ser estampadas nos jornais. Os heróis anônimos, as pessoas que não se consideram heroínas porque estão fazendo simplesmente o que acreditam que têm de ser feito em sua vida."

"(...) Presenteia com o melhor presente de todos. Não com o que cada pessoa acha que gostaria de ganhar, mas com um presente do qual nem sequer essa pessoa imaginava que precisava até recebê-lo e se dar conta de que sem ele sua vida era incompleta."


Fim do ano se aproximando...
Até a próxima postagem!
Beijos já com gostinho de Natal!






Nenhum comentário:

Postar um comentário