Páginas

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Aleph: amor e vida

Aleph, que dá nome ao livro de Paulo Coelho, significa, na linguagem técnica, o número que contém todos os números, ou seja, que define o infinito. E o que é retratado nessa história como algo sem fim? A vida e o amor.

Há sempre uma busca pela paz, pelo caminho certo. Acho que acaba sendo a meta de todo mundo na verdade.

Neste livro, Paulo conta sobre um amor de vidas passadas, de uma covardia cometida, de uma omissão quando sua palavra ou seu posicionamento poderiam alterar o rumo de uma história... E, dessa forma, há um reencontro com Hilal que insiste em ficar junto, que tem por ele um amor até então sem explicação, que larga sua carreira, sua vida para arriscar viver ou dar continuidade a esse amor mal resolvido.

Durante uma viagem pela transiberiana, é feita também uma viagem espiritual, convidando-nos a refletir sobre o sentido da vida, sobre o significado da morte e também sobre a importância do amor, e de nossas atitudes ou falta delas em nome desse sentimento.


Paulo precisa ser perdoado para seguir sua jornada, mas também tem como missão fazer com que Hilal veja o que ocorrera em outra vida, que seja sincera em seu perdão, sabendo toda a verdade.

Trata-se de uma forma de reescrever a história, tão complexa como escrevê-la pela primeira vez...

Por que gosto de ler Paulo Coelho?
Porque, de certa forma, ele fala ao meu coração, com relação ao amor, à vida e à morte. Há trechos em que me assusto sim, mas, ao final do livro, sinto-me leve e completa por partilhar do mesmo ponto de vista, pela beleza de seu desfecho e explicação; ou então incompleta ao questionar minhas buscas pessoais, meu caminho certo de paz.



SELEÇÃO DE TRECHOS...

"Eu não consigo ver e você conhece tudo.
Mesmo assim, minha vida não será inútil
Porque sei que nos encontraremos de novo
Em alguma divina eternidade."
(Oscar Wilde)

"Os jovens saem da universidade e não conseguem emprego. Os velhos chegam à aposentadoria sem ter dinheiro para nada. Os adultos não têm tempo de sonhar."

"Desde que o conheci, aprendi e desaprendi a viver uma centena de vezes."

"Viajar nunca é uma questão de dinheiro, mas de coragem."


"Me conformei com a vida que levo e não preciso de mais desafios. Apenas de paz."

"O Paraíso é poder dizer nesse momento: 'Cometi alguns erros, mas não fui covarde. Vivi minha vida e fiz o que devia fazer.'"

"Acreditou no impossível e, justamente por causa disso, venceu as batalhas que todos considerávamos perdidas."

"Nenhuma vida está completa sem um toque de loucura."

"As lágrimas são palavras que precisam jorrar. Sem elas, nenhuma alegria tem brilho, nenhuma tristeza tem um final."

"Jamais poderei chegar aonde quero se ficar o tempo todo no mesmo lugar."

"Quem deseja ver o arco-íris precisa aprender a gostar de chuva."


"Não é preciso subir uma montanha para saber que ela é alta."

"As palavras são a vida colocada no papel. Portanto, busque as pessoas." (Sobre o ato de escrever)

"Busque pessoas que não têm medo de errar e, portanto, erram. Por causa disso, nem sempre o trabalho delas é reconhecido. Mas é esse tipo de gente que transforma o mundo e, depois de muitos erros, consegue acertar algo que fará a diferença completa na sua comunidade." (Pensei em professores)

"Duas pessoas podem viver a vida inteira juntas, ou então podem se encontrar apenas uma vez, e se despedir para sempre. Mas, se Deus assim deseja, aqueles que uma vez conheceram o amor voltam a se reencontrar."

"A vida é o trem. Não é a estação."

"Sonhadores não podem ser domados."

"A ideia de que o tempo passa é importante na hora de saber a que horas o trem vai partir, mas fora isso não serve para muita coisa."


"Nunca, absolutamente nunca perdemos nossos entes queridos. Eles nos acompanham. Estamos apenas em quartos diferentes. Eu não posso ver o que tem no vagão que está na minha frente, mas ali tem gente viajando no mesmo tempo que eu. Assim, aquilo que chamamos "vida" é um trem com muitos vagões. Às vezes estamos em um, às vezes em outro. Outras vezes atravessamos de um para o outro. Não precisamos chorar por nossos entes queridos, porque eles continuam queridos e permanecem ao nosso lado."

"Estamos nos encontrando e nos despedindo por toda a eternidade. Uma partida seguida de um regresso, sempre um regresso seguido de uma partida."

"O Caminho da Paz parece uma luta, mas não é. Ele é a arte de preencher aquilo que está faltando e de esvaziar aquilo que está sobrando."

"Agradeço por ter sido um adversário leal, que não me deixou ganhar uma luta que eu não merecia."

"Um abraço é um gesto tão antigo como a humanidade, e que significa muito mais do que o encontro de dois corpos. Um abraço quer dizer você não me ameaça, não tenho medo de estar tão perto, posso relaxar, me sentir em casa, estou protegido e alguém me compreende. Cada vez que abraçamos alguém com vontade, ganhamos um dia de vida."



"- Sempre tem um lugar para mais um.
- Nem sempre. Nem tudo nesta vida é um longo trem com passagens à venda para todos."

"Eu recebo seu amor e lhe entrego o meu amor... sem nome, sem explicação, como um rio que não consegue explicar o seu percurso, apenas segue adiante. Um amor que não pede e não dá nada em troca, apenas se manifesta. Eu nunca serei seu, você nunca será minha, mas mesmo assim posso dizer: eu te amo, eu te amo, eu te amo."

"Em todos os lugares do mundo, os pássaros são mensageiros do divino."

"Todos os guerreiros sempre tornam a se encontrar. Isso é parte da lei divina."

"Nossos sonhos são nossa segunda vida."

"Ninguém quer pensar que logo estaremos dizendo "adeus", prometendo que voltaremos a nos ver muito em breve, convencidos de que essa promessa é apenas para tornar a partida mais fácil."

"De volta à rotina diária, a sensação será de que nunca saímos. Claro, temos fotos, lembranças... mas o tempo estará nos dizendo: você sempre esteve aqui, nesta casa, neste quarto, neste computador."



"É isto que faz a vida interessante: acreditar em tesouros e milagres."

"Se te amei em uma vida, continuarei te amando para sempre."

"Lutaram enquanto podiam, mas, em algum momento, entenderam que esse era seu destino. Apenas duas coisas podem revelar os grandes segredos da vida: o sofrimento e o amor.



Comente se desejar, compartilhe sua visão.
Até a próxima postagem! 


4 comentários:

  1. Adorei.As palavras dizem tudo o que sentimos e acreditamos.

    ResponderExcluir
  2. A vida... Não somos perfeitos! Presisamos de desafios, de encarar o novo e aprender com os erros! Presisamos de acordar de manhã e encarar a vida de braços e cabeça aberta! Bom dia!!

    ResponderExcluir