Páginas

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Rubem Alves: Para provocar um incêndio...

A postagem de hoje é Rubem Alves, um dos meus favoritos.
O exemplar é "Pimentas", cujo título não me chamaria a atenção, se não tivesse em letras grandes Rubem Alves... Dele, eu não preciso de títulos... Confesso que tenho certa "preguiça" de ler sobre educação, ramo que ele também se dedica...

Já li vários livros de Rubem Alves, a ponto de me identificar tanto que procuro pontos em comum, pensamentos e teorias com as quais concordo. Achei até o motivo que faz com que isso aconteça:

"Acho que aqueles que gostam de mim têm esse traço comum: andam na direção contrária."


Entre os pontos comuns que encontrei nesse livro cito: o amor pelos cães; o fato de ter tido um boxer e cocker; gostar de ipês, de vento na cara, de poesia, de chupar manga; comover-se com o poema "O haver" de Vinícius de Moraes, gostar da canção "You got a friend" de Carole King (ouvi na faculdade e não esqueci mais...), admirar livros bons, sem que corram no sangue como outros.
Descobri neste que ele tem diabetes, e fiquei preocupada... rs

Também me diverti lendo. Há capítulos engraçados. Cheguei a pensar que ele tinha ficado louco... explicando porque as bruxas voavam montadas em vassouras, tentando recuperar a dignidade e a função cultural das privadas, propondo a canonização de Judas (esse foi o melhor), comentando da privada que não estava em direção à Meca, mencionando  Abel  (da famosa dupla Caim e Abel) como o patrocinador de todos os churrascos.

Adoro os trechos em que há ironias, pouco caso diante de questões que são consideradas relevantes para alguns. Sou uma apaixonada e muito suspeita para falar de Rubem Alves. 
No livro, ele menciona um leitor que encontra apenas problemas com o que escreve, e não se manifesta sobre o que ele escreve. "Toma minha sopa e não diz nada sobre ela, mas reclama sempre que o prato está rachado."
Querido Rubem, pensei em uma possibilidade. Não fique chateado, talvez ele tenha perdido a capacidade de sentir o sabor... Não é nada pessoal.
Ler Rubem Alves não é uma leitura corrida, é preciso saborear cada capítulo, diferente de ler um romance que temos sede de acontecimentos. A convivência com Rubem Alves é prolongada, não se pode ler em qualquer lugar, nem de qualquer jeito... É como sentar para um conversa, recebê-lo em casa, ouvir alguém que gostamos. Ele mesmo diz:

"Quero que meus textos sejam comidos. Mais do que isso: quero que eles sejam comidos com prazer. Um texto que dá prazer é degustado vagarosamente."

Outro comentário muito relevante que descobri é sobre Santo Expedito, considerado o melhor santo, pois resolve tudo com presteza, no dia que é pedido. Nada fica para o dia seguinte.
Por que nunca soube disso?
E ele faz graça: "Para atender àqueles que a ele se dirigem, ele faz qualquer coisa, até mesmo um pecado."
Fica a dica!



SELEÇÃO "INFINITA" DE TRECHOS

"Para se provocar um incêndio, não é preciso fogo. Basta uma única brasa. Um único pensamento-pimenta."

"Entregar-se ao momento presente sem desejar nada tem o nome de preguiça. Preguiça é a virtude dos seres que estão em paz com a vida."

"A fome de alegria é diferente. Primeiro, ela não precisa de um objeto. Por vezes, basta uma memória. Fico alegre só de pensar num momento de felicidade que já passou. A fome de alegria é insaciável."

"(...) é inútil viajar para outros lugares se não conseguimos desembarcar de nós mesmos."

"Deus poderia perdoar os seus pecados. Mas Deus não perdoa. Aquilo que dá o nome de perdão é, na realidade, um ajuste de contas. As dívidas não são perdoadas. As dívidas são quitadas."

"Você está ganhando a sua vida e enganando a vida dos outros. Mas não se envergonhe. Todo mundo engana. A vida é feita de enganos."

"Quando a beleza nasce, reencontramo-nos com nós mesmos e experimentamos a alegria."

"'Pugno, ergo sum: Luto, logo existo.' São as batalhas que dão sentido à vida."

"Quando estou com você, sou só seu... Mas quando estou no mar, não sou de ninguém."

"Eu nasci em Minas, lugar onde parece que não há mar. O problema é que os visitantes, ainda não iniciados nos mistérios de Minas, procuram o mar no lugar errado. Tomei muito banho de mar em Minas, especialmente em noite clara de lua cheia."

"As pessoas são aquilo que amam."

"Quem come bem na mesa há de comer bem na cama." (rs)

"Para saber se seu filho ou sua filha está sendo educado é só observar: se ele ou ela diz 'sim' quando seu desejo era dizer 'não', isso quer dizer que está aprendendo as regras da civilização."

"(...) se você não acredita, não tem importância, porque a palavra é poderosa sempre, mesmo que não haja Deus."

"Depois de escrever, leio... Por que escrevi isto? Onde fui buscar isto? De onde me veio isto? Isto é melhor do que eu..." (Fernando Pessoa)
"Não. Não escrevo o que sou. Escrevo o que não sou. Sou pedra. Escrevo pássaro. Sou tristeza. Escrevo alegria."

"Saudade é quando o corpo não está onde está."

"Deus cria. Eu testo."

"Temos um lado direito que mostramos para todo mundo, e um lado do avesso, que escondemos, como os bordados."

"Quando se vem de lugar próximo, os pensamentos e os sentimentos também ficam mais próximos."

"O que eu quero não é evoluir. O que eu quero é viver de novo o passado que vivi, com muito mais intensidade, sem os sentimentos de culpa. Tenho tristeza pelos pecados que não cometi... Eram pecados tão inocentes...

"O prazer nosso de cada dia dá-nos hoje" 

"Foi um longo tempo de espera. Há sementes que demoram muito a brotar."

"Amava seus cães, seus companheiros de vida inteira"

"Tenho amigos que continuam a gostar de mim a despeito de me conhecerem."

"Resta quanto tempo? Não sei. O relógio da vida não tem ponteiros. Só se ouve o tique-taque... Só posso dizer "Carpe Diem" - colha o dia como um morango vermelho que cresce à beira do abismo. É o que tento fazer."
"Dar presentes é uma arte sutil. Porque um presente diz à pessoa o que penso dela. Um presente, para ser presente, deve ser dado ao desejo do outro- desejo que ele não diz e que eu tenho que adivinhar."

"Dar um livro a uma pessoa é um elogio. É dizer para ela: Você é inteligente!Você tem prazer em ler! Nesse livro há vida e sangue misturado com as letras."

"Andar na chuva é uma arte que dá alegria às crianças."

"A morte faz calar as palavras. São inúteis. Servem para nada."

"Não há palavra ou poema que possa com as únicas palavras que a morte deixa escritas: "nunca mais". Nada existe de mais doloroso que esse nunca mais."

"Basta uma única palavra para transformar um príncipe em sapo (Acrescentaria que o contrário também!)

"Somos feitos de sonhos" (Norman O. Brown)

"Cartas (...) uma era que está desaparecendo."

"( ...) à medida que o tempo passa, a vida se vai."


"Aprendi então que máquinas do tempo existem. Elas se chamam palavras."


"Nós não conseguimos viver no mundo da verdade, do mundo como ele é. O mundo como ele é é muito pequeno para nosso amor. Temos nostalgia de beleza, de alegria e de eternidade. Desejamos que as alegrias não tenham fim!"

"Cheguei onde cheguei porque tudo o que eu planejei deu errado." (Gosto dessa. Uma verdade)

"Dizem que os jovens não gostam de ler. Mas como poderiam amar a leitura se não houvesse alguém que lesse para eles? Aprende-se o prazer da leitura da mesma forma que se aprende o prazer da música: ouvindo. A leitura da professora era música para nós."

"O fogão de lenha é um lugar de saudade. Porque os fogões de lenha, eles mesmos, são fantasmas de um mundo que não existe mais."


"Eu acho que há muitos céus, um céu para cada um. O meu céu não é igual ao seu. Porque céu é o lugar de reencontro com as coisas que a gente ama e o tempo nos roubou. No céu está guardado tudo aquilo que a memória amou."

"Se você brincar como eu brinquei, você ficará com um pedaço de mim quando eu partir."


"A vida é boa. Longa vida é o que desejo para você e para mim."


"Sei que não me resta muito tempo. Já é crepúsculo. Não tenho medo da morte. O que sinto é tristeza. O mundo é muito bonito! Gostaria de ficar por aqui... Escrever é meu jeito de ficar por aqui. Cada texto é uma semente. Depois que eu for, elas ficarão. Quem sabe se transformarão em árvores! Torço para que sejam ipês amarelos..."

E SERÃO...

ATÉ A PRÓXIMA POSTAGEM!
HÁ DOIS TÓPICOS AINDA SOBRE ESTE LIVRO QUE GOSTARIA DE POSTAR?
UMA CANÇÃO DE CHICO E SOBRE UM AMOR DE VELHICE...
Talvez os tópicos possam aparecer relacionados...
Até breve!
Deixe seu comentário!
Tome minha sopa e diga se gostou...

5 comentários:

  1. Olá,

    Acho seu blog lindo! Parabéns!!!

    Kae

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Kae, pelo elogio, pela visita e pelo comentário deixado no Blog!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog!
    Lindo texto. Também adoro Rubem Alves! Qual o nome da crônica desse fragmento?
    'Pugno, ergo sum: Luto, logo existo.' São as batalhas que dão sentido à vida."
    Li há tempos atrás e não lembro onde... gostaria muito de reler.
    GRata.
    Abraço
    Débora

    ResponderExcluir
  4. Oi Débora, cada recado que aparece aqui é um presente. Às vezes é meio solitário escrever, sem saber o que acham ou não... Obrigada pelas palavras.
    Vou pegar o livro e mandarei msg novamente!
    Apareça sempre que desejar!

    ResponderExcluir
  5. Neste livro, a citação aparece no capítulo intitulado "São Jorge e o Dragão". Às vezes ele repete alguns trechos em outras histórias...
    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir