Páginas

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Memórias de uma Gueixa (livro x filme): Vale a pena acreditar sempre!

 Já li o livro Memórias de uma Gueixa faz um tempo, e me apaixonei pela história. Mas só ontem vi o filme. Não tenho muito saco para filme, leio muito e vejo muito pouco. Isso não quer dizer que eu não assista à televisão. Sou noveleira, e assisto qualquer coisa que faça meus olhos descansarem, de BBB a Jornal da noite e Jô Soares, e sou dedicada a dar audiência exclusivamente à Globo.

Gosto de ver o filme depois que leio o livro, mas diferente de muitos, gosto das produções, da forma com que transformam tudo aquilo em cenas, a caracterização das personagens. Imagino que não deva ser uma tarefa fácil, e fico feliz quando me agrado com a história. Lógico que sempre o livro é muito melhor pela duração, pela riqueza de detalhes, pela convivência que temos ao longo das 457 páginas, que não pode ser o mesmo do que 2h25...

Se nos livros eu destacos os trechos de que mais gosto, no filme eu faço algumas anotações. Não sempre, mas neste eu fiz.
Devo dizer que tenho um filme em especial que quando mais nova não me cansava de assistir: "Lendas da Paixão". Adorava cada trecho, e sabia as falas de cada um... Talvez até hoje ainda saiba...  Eu achava que poderia falar para alguém uma delas, como: "Guardo como tantas outras (cartas): coisas não ditas e não feitas entre nós."

Mas, voltando ao filme em questão, o universo das gueixas é mágico, misterioso e fascinante. Como gosto disso, tanto que tenho uma "Sayuri" estampada nas costas.
Sayuri é uma menina de olhos marcantes, que desde pequena se mostra corajosa e determinada. Linda e encantadora, ela vai se tornando uma mulher, e como gueixa, torna-se conhecida, de sucesso.
Seu caminho não é simples e fácil, mas nem por isso ela desiste ou se mostra fraca.
Carrega consigo um sonho, mas dele apenas tem um lenço, algo insignificante, mas para ela é como se carregasse o homem de sua vida naquele pedaço de pano.
Somente no final, Sayuri descobre o quanto foi correspondida a cada instante, o tempo todo, em cada passo de sua vida. 

Aqui vão alguns trechos seguidos de cenas do filme:

"Ser uma gueixa é ser julgada como obra-de-arte."
 "Eu trancaria meu coração e o guardaria para ele."
 "Temos que saborear a vida enquanto podemos."
 "Não devemos esperar  felicidade. É algo que nós não merecemos. Quando a vida é boa, é um presente transitório. Não dura para sempre." (Pessimista)
 "Nós nos tornamos gueixas, porque não temos escolha."
 "O coração morre lentamente perdendo cada esperança como folhas de outono, até que um dia não há mais nada, nenhuma esperança. Não resta nada."
 "Uma gueixa não pode querer. Uma gueixa não pode sentir. Uma gueixa é uma artista do mundo imaginário. Ela dança. Ela canta. Ela diverte você, o que você quiser... Mas ela é uma só, ela é um segredo."
"Nenhuma gueixa não pode esperar mais do que isso (Sorte)."
"Cada passo que eu dei na vida foi para poder me aproximar."
  "Não se pode dizer para o sol mais sol, ou para a chuva menos chuva.
Para um homem, uma gueixa só pode ser metade de uma esposa. Somos as esposas do anoitecer."
 "E, ainda assim, aprender a ser gentil diante de toda brutalidade, a compreender que aquela menina era mais corajosa do que se pensava e que teve suas preces atendidas.
Isso não pode ser chamado de felicidade?
Afinal, essas não são as memórias de uma imperatriz, nem de uma rainha, essas são memórias de outra espécie."
 Vale a pena ler o livro e conferir o filme e acreditar sempre!

9 comentários:

  1. Lu, seu blog tá demais!!! O blogspot é bloqueado na China e eu não consigo acessar de lá. Adorei a maneira que você conta sobre os livros que leu e, principalmente, as frases que te chamaram a atenção. Eu só leio com o lápis em mãos. Livro lido é livro rabiscado. Amei! Beijos, Lúcia Anderson.

    ResponderExcluir
  2. Lúciaaaa, quanta honra.
    Primeiro, fico quase em pé quando vejo um comentário... hahahaha E ainda mais seu....
    Nossa!Obrigada mesmo!
    Brinco que faço o blog para eu mesma ler, já que é pouco "frequentado" rs... Mas não me importo, escrevo mesmo assim. É minha forma de refletir e de eternizar meus pensamentos...
    Que bom que tem gostado.
    Concordo com vc, livro lido é livro rabiscado... Assim são todos os meus, porque acho que não vou ler novamente, mas posso ver as frases que destaquei... e faço isso com frequÊncia...
    Agora terminei Brida (Paulo Coelho) e logo vou escrever... Faço propaganda no face, orkut e msn quando faço uma postagem. Se atingir uma pessoa, já vale.
    Obrigada pelo comentário, e vindo de você tem, com certeza, uma valor especial!
    Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  3. Achei dificil postar um comentario aqui...já escrevi um e perdi. A Lucia do Blog Lu na China fez um post só para voce, muitos leitores dela virão aqui, assim como eu. Primeiro lugar parabens pela sensibilidade que se nota em todas as suas comparações, leituras e espectadora em filmes. Sua seleção de frases me faz lembrar de mais de 900 "pensamentos" que mandei para a Lucia, criando um círculo de pensamento que nos unia na medida que a convivência minha e dela foi apartada. Seu blog me fez lembrar tambem dos muitos filmes que assisti durante a ditadura militar e como os artistas conseguiam mandar a mensagem através da censura, nos mesmos molde do cinema espanhol no final do franquismo. Por tudo isso parabenizo voce e ganhaste mais um leitor. Abraços, Alvaro

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada, Alvaro. Fico contente em ganhar mais um leitor do Blog. Quando vi 36 pensei... alguém é novo aqui! Logo identifiquei a foto! Seja bem-vindo ao blog!
    Fico feliz que tenha gostado!
    Não tinha visto que a Lúcia tinha feito um post para mim, mas se ganhei um leitor, já valeu! Vou agradecê-la!
    Bjss

    ResponderExcluir
  5. Nossa!Adorei o blog,Parabéns!!
    Sou estudante universitária e sou apaixonada pela leitura também,não tenho mt conhecimento de filmes,mas adorei a forma que vc colocou aqui!
    No momento estou lendo "As Montanhas de Buda",acho que não existe filme dele,mas imagino que seria um mt bom !!
    Sucesso pra vc,espero mais posts em breve!
    beijos.

    ResponderExcluir
  6. Carol, mais uma leitora que cai aqui...
    Seja bem-vinda!
    Como você, também sou apaixonada por leitura e espero que goste das postagens sobre os livros...
    Também não tenho muito conhecimento sobre filmes, mas aqueles que leio e têm o filme, eu procuro ver para comparar, apreciar.
    Vou colocar no post sobre Brida (Paulo Coelho). Entre hoje e amanhã está no blog!
    Sucesso para vocÊ também!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom não sei de quem é o Blog,mas acabei achando ele por um acaso.
      O que me chamou a atenção?
      As imagens sobre o filme Memórias de uma Gueixa.Ontem quando fuir dormir,resolvi ligar a Tv e acabei pegando um pedaço do filme,estava quase no final,mas eu parei pra assistir porque gosto muito da Cultura oriental e das Gueixas.
      E achei aquele final tão interssante,que agora quero por toda lei achar o filme pra poder assistir desde o começo.Acabei de baixar o livro e começarei a lê-lo.
      PARABÉNS pelo blog e continue fazendo sucesso com as postagens.

      Excluir
  7. Eu amo esse filme, uma grande história de amor e superação

    ResponderExcluir
  8. Com certeza... o livro é fantástico, e o filme apaixonante!

    ResponderExcluir