Páginas

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Paulo Coelho?! Quem diria...

Escolher um livro não é uma tarefa fácil, tendo em vista minha paixão pela leitura e minha lista de desejos que tenho em um caderninho, onde vou pesquisando preços, mas ser escolhida por um livro e algo diferente e de certa forma mágica.
 Na Margem do Rio Pietra eu sentei e chorei foi o tal exemplar que me fez mudar completamente o que achava de Paulo Coelho e que julgava sem conhecer. Era um tipo de leitura que eu não tinha vontade, que não me chamava atenção, nem me despertava a curiosidade. Mas acredito que há momentos para tudo em nossa vida, e que talvez se eu o tivesse lido em outro momento não compreenderia tão bem e não acharia completamente maravilhoso.


De todos os livros que tenho, acho que foi o que mais grifei. Há frases lindas, reflexões profundas, conclusões verdadeiras. Cada trecho falou ao meu coração e me fez sentir completa, a mesma sensação que tenho quando acho um belo poema e minha alma fica satisfeita.
As afirmações sobre o amor são perfeitas e vai de encontro a tudo que acredito, ao que sinto, penso e espero em relação a esse sentimento que faz com que tenhamos fé, esperança, motivação, felicidade, plenitude, sonhos e realizações.

Gostei de um pedaço em especial que Pilar pede ao seu companheiro que quebre um copo, de modo simbólico para mostrar a ruptura, a mudança, o início de uma nova fase. Quebrar um copo sem querer qualquer um está sujeito, mas quebrar um copo com vontade é para quem tem coragem e está disposto a mudar, a quebrar regras, a correr riscos, entregar-se a um novo rumo, deixando para trás todas as escolhas feitas.

Que todos que amam possam, um dia, encontrar alguém que não hesite ao atirar um copo e que sejam felizes com o novo rumo que a vida possa tomar depois dessa ruptura e entrega.
Mas, se por alguma razão, tudo acabar "que as minhas lágrimas corram para bem longe, para que meu amor nunca saiba que um dia chorei por ele. Que minhas lágrimas corram para bem longe, e então eu esquecerei s caminhos que percorremos juntos."

Desta vez, irei apresentar as frases selecionadas, deixando em algumas delas meu comentário, porque afinal não é todo dia que um livro escolhe seu leitor, e ele não podia ter encontrado pessoa melhor para desvendá-lo e partilhá-lo.

"O coração decide, e o que ele decidir é o que vale."

Quando a razão toma a decisão, o coração não se torma cúmplice, fica de fora e não dá intensidade. Mas, quando ele se torna o senhor da decisão, mesmo que erre, faz valer cada segundo a escolha feita.

"Procure viver. Lembrar é para os mais velhos."

Isso vale para os momentos em que paramos tudo para relembrar uma pessoa que fez a diferença, um momento que ficou marcado, e deixamos, dessa forma, o que faz a diferença e o que nos marca hoje. Viva, portanto, o amor ao seu lado, fazendo dele seu norte, sul, leste e oeste, para que um dia, juntos possam lembrar e relembrar todo o caminho percorrido com orgulho, satisfação e também com muito amor.


"O caminho é feito ao andar." 


Quem fica parado, dessa forma, não faz história.
Quando você escolhe alguém para caminhar ao seu lado está, inevitavelmente, construindo uma trajetória em comum, uma história, mesmo sem ver o que pode vir adiante.

"A felicidade às vezes é uma bênção, mas geralmente é uma conquista."

Trazer um amor para sua vida qualquer um pode desde que consiga o atrair por valores mundanos, mas ver o amor chegar e ficar de modo natural é para poucos.

"Aquele que é sábio, só é sábio porque ama. E aquele que é tolo, só é tolo, porque pensa que pode entender o amor."

O amor foge a explicações, princípios, porque está ligado a loucuras, sonhos. O que se faz por amor não pode ser julgado por aqueles que não o vivem.  Se fosse racional, existiria uma equação ou fórmula, mas por ser o mais nobre dos sentimentos, basta senti-lo sem nunca conseguir dizer ou registrar algo que seja ao menos semelhante.

"Quem ama precisa saber perder e se encontrar." 

Sim, amar é perder a cabeça, a razão, os princípios, os limites, e mais do que isso, perder o coração que passa a ser da pessoa para quem entregamos nosso amor. Nos braços do outro encontramos tudo que nos falta e nos tornamos, assim, completos juntos.

"Quem é capaz de domar seu coração, é capaz de conquistar o mundo."

"Nos contos infantis, as princesas beijam os sapos e eles se transformam em príncipes. Na vida real, as princesas beijam os príncipes e eles se transformam em sapos." 


Que haja, ao menos, uma única exceção.

"Sacrifiquei meus sonhos em nome de um sonho maior."

E que todo sacrifício seja recompensado.


"Existem coisas na vida pelas quais vale a pena lutar até o fim."

E que irão justificar cada momento vivido.

"O universo sempre conspira a favor dos sonhadores."

Que assim seja.

"O universo sempre nos ajuda a lutar por nossos sonhos, por mais tolos que possam parecer. Porque são nossos sonhos, e só nós sabemos o quanto nos custa sonhá-los." 


Só nós sabemos o tamanho dos sonhos, porque ao sonhar, ganhamos de presente asas e segurança para voos altos.

"É desnecessário conversar sobre amor, porque o amor tem sua própria voz, e fala por si próprio."

Dessa forma, pergunte pouco, desconfie menos, entregue mais, e não peça explicações.


"É preciso buscar o amor onde estiver, mesmo que isto signifique horas, dias, semanas de decepção e tristeza. Porque, no momento em que partimos em busca do amor, ele também parte ao nosso encontro. E nos salva."

"A felicidade é algo que se multiplica quando se divide."

Já a tristeza se subtrai ao partilhá-la.


"O amor nunca vem aos poucos."

Por mais que possamos nomeá-lo como paixão, um caso apenas, ou apenas uma aventura. Se é amor, ele vem com tudo, e só nos dá duas escolhas: vivê-lo ou matá-lo.

"Esperar dói. Esquecer dói. Mas não saber que decisão tomar é o pior dos sofrimentos."


"Sempre soubera que o verdadeiro amor estava acima de tudo isso, e que era melhor morrer do que deixar de amar. Mesmo que significasse partida, solidão, tristeza, o amor valia cada centavo do seu preço."

"Um tombo do terceiro andar machuca tanto quanto um tombo do centésimo andar. Se eu tiver que cair, que caia de lugares bem altos."


Que frase mais linda! Vamos amar e nos entregar de corpo e alma, vivendo cada segundo intensamente. Se der errado, vamos sofrer, lógico, mas teremos vivido uma história de amor belíssima a ponto de ser inesquecível e quem sabe incomparável. Se for para doer, que seja uma dor proporcional a toda felicidade!
Essa frase significa mais do que possa explicá-la. Mais do que dizer que ao menos tentamos é muito melhor dizer que vivemos e amamos.

"Esperar. Esta foi a primeira lição que aprendi sobre o amor."

Eu também. E desejo que a última lição seja a recompensa por toda espera e um amor além da vida.

"Ser capaz de dominar o corpo é ser capaz de dominar o espírito."

"Seja um guerreiro e seja feliz em seu combate."

"Ele teria que pagar um preço: a iniciativa. Porque a mulher paga o preço mais alto: a entrega."

E os dois teriam que pagar ao amor apenas uma vida feliz.

"Naquele minuto de beijo estavam anos de buscas, de desilusões, de sonhos impossíveis. Naquele minuto de beijo estavam todos os momentos de alegria que vivi."


"Bem-aventurados os que podem dar os primeiros passos."

E bem-aventurados os que podem caminhar juntos.


"Uma coisa é você achar que está no caminho certo; outra é achar que seu caminho é o único."

"A vida já existia antes de nascermos, e continuará existindo depois que deixarmos este mundo. O mesmo se passa com o amor. Já existia antes, e continuará para sempre."

Essa frase faz pensar em dois tipos de perda: na morte e no fim do amor. Sempre foi assim, não é porque aquela pessoa  não faz parte da nossa vida ou do nosso coração que vamos deixar de viver ou de nos entregarmos ao amor novamente. A vida continua e o amor faz parte desse espetáculo que se chama presente!

"Sonhos dão trabalho."

Qualquer sonhador sabe da verdade dessas palavras. Sonhar é gostoso, faz com que tudo ganhe sentido, tira-nos do chão, faz com que acreditemos que pode ser possível, mas pagamos um preço pelo sonho se realmente desejamos realizá-lo. Eu pago, nem que seja a prestação. E você?!


Com todo carinho, espero que gostem.
Agora estou pronta para me entregar para "O Morro dos Ventos Uivantes"... Ate breve!


3 comentários:

  1. Amei as publicações e os comentários.. quero copiar varios para poder ler, reler, ler de novo e tentar aplicar!!! Demais amigaaaaa!!! parabénsssssssssss

    ResponderExcluir
  2. Esse livro foi demais meso, Larita!
    Também gosto de ler e reler os trechos...
    Fico feliz que tenha gostado!
    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  3. Esse foi o segundo livro que li de Paulo Coelho, e me surpreendi muito com ele. Pilar que as vezes me parecia ser bipolar me deixou confuso com os seus pensamentos mas me ensinou muito através deles.
    É uma ótimo livro,e através dele discordei totalmente das opiniões dos outros de que Paulo Coelho não era bom. Gostaria muito de ler O Alquimista, em breve encontro ele.
    Cada vez que leio o seu blog passo a gostar mais, pois também sou um apaixonado por livros. De já agradeço a visita que fez no mu humilde blog, quando quiser visitar seja bem vinda.

    ResponderExcluir