Páginas

domingo, 17 de abril de 2011

Mais um livro e um lugar especial

Spike, o livro de Gisele Martins Neis, acaba de ser concluído com sucesso.

 Devo dizer que minha casa ganhou um espaço muito especial: uma rede no quarto em frente ao meu. Lá acaba sendo meu canto. Deito, meu cachorro se acomoda comigo e passo horas lendo. Não tem lugar melhor.
Só meu pai faria isso por mim, contrariando qualquer teoria que não fica bem, que o lugar de rede é para fora de casa. 
Minha sobrinha também passa um bom tempo comigo ali, escolhe livros infantis que organizei na prateleira e os leio para ela. Hoje li Flicts, de Ziraldo, e ela fica quietinha atenta. Acho que estamos semeando uma grande leitora.


Deitada em minha rede com o livro sobre meu colo
em extâse purrissímo...não sou mais aquela menina
com seu livro,mas uma mulher com seu amante..!!

Clarice Lispector
Agora, falando do livro, eu o li rapidamente. Os capítulos são curtos e vamos seguindo, olhando as imagens e acompanhando as histórias vivenciadas. Dá a impressão que Spike passa correndo, e, o melhor, ele não morre no final. Quer coisa mais triste que acompanhar a morte do cachorro!?! Já basta Marley, o livro mais encantador sobre cachorros que já li, e o mais triste também.


Diria que Spike é um livro morno, "for fun" apenas, para se desligar de tudo e compartilhar do mesmo amor que sentimos por um animalzinho de quatro patas. Há trechos que qualquer dono de cachorro irá se identificar, e pensar naquele que tem em casa.
Acho que o amor que uma pessoa desenvolve por um animal não se explica, assim como o amor imensurável que recebemos daquela pelúcia. Quem não gosta dirá exagero, quem não tem acharrá ilusão, quem gosta desacreditará, apenas quem ama compreenderá que ter um cachorro não tem preço, é a garantia de um companheirismo sem limites, de uma amizade de graça, de uma dedicação sem tréguas....

Por que tantos livros sobre labradores e nenhum famoso sobre um Cocker?! Será que vou ter que escrever um?!
Cap, Zoom e eu?! hahahaha
E olhe que eles também têm histórias de destruições, atropelamentos, operações, aprendizado e inúmeros momentos marcantes que passamos juntos, desde o surgimento de cada um. O Cap veio de presente em uma caixa de sapato, e o Zoom veio de um cruzamento do Cap e sua primeira e última namorada. Mas um dia conto essas histórias desses protagonistas de minha vida...
Bom, deixarei aqui, como em todos os livros que leio, algumas frases selecionadas:

"Desde que o peguei no colo pela primeira vez, tive a certeza de que ficaria para sempre no meu coração."

"Momentos verdadeiramente felizes não têm preço."

"Os cachorros, assim como nós, também têm afinidades uns com os outros."

"Ter ciúmes é uma coisa natural, e toda família passa por esse problema. Apenas temos que ser sensíveis o suficiente para equilibrar a relação e não deixar tristes aqueles que tanto amamos."

"Os animais têm uma sensibilidade muito grande. Conseguem saber exatamente como estamos nos sentindo, e tentam de alguma forma nos fazer entender isso, nos fazer entender que estão do nosso lado. E quando somos verdadeiramente sensíveis, conseguimos compreender sua gratidão, conseguimos compreender que ficam tristes, quando estamos tristes, e vribram de alegria quando estamos felizes."

"Ter um animal de estimação e conseguir trocar com ele momentos de puro carinho e companheirismo nos torna, certamente, seres humanos mais leves."

"Recusar-se a ter um bichinho em casa quando as condições não são adequadas também é uma forma de respeito e amor."
....................................................................................................................................................................

O livro também vale pelas fotos, mas, ousando criticar, acho que falta um pouco de tom poético para reflexão.

Para fechar o dia, tenho redações, a saga de uma professora. Mas li uma hoje que me valeu o dia: Anjos ou Demônios, uma produção de uma aluna do oitavo ano com simplesmente 5 folhas frente e verso, composta por um enredo que nos prende a atenção até o final! Parabéns, Tayná! Você arrasou na sua heroína!

Agora tenho mais dois livros para escolher: Comer, Rezar e Amar ou Não há silêncio que não termine. Ainda não sei qual ler primeiro. Aceito sugestões.


Nenhum comentário:

Postar um comentário