Páginas

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Silêncio e um pronunciamento

Desde o dia dos professores que não escrevo. Tive algumas ideias do que escrever, mas ainda não vivi o texto comigo. Então anoto os tópicos para que eu me lembre e talvez escreva um dia.
Fico impressionada com os blogs que têm assuntos diariamente, enquanto o meu está parado. Sorte a minha que não vivo disso, mas talvez meus leitores estejam esperando algum pronunciamento.

Estou lendo As Crônicas de Nárnia, são sete livros e estou encerrando o último. São muitas aventuras e me sinto correr atrás dessas crianças o tempo todo. Engraçada a sensação. Acho que o livro tem tomado toda minha energia e estou exausta, mas rumo ao fim. Estou adorando a simbologia, assim como o poder da imaginação das crianças e o modo como as histórias são contadas.
Comentar esse livro seria uma ousadia, porque é muito extenso. Mas posso destacar alguns pontos de que gosto:

- Saber que em Nárnia o tempo é diferente do nosso. As crianças podem sumir um segundo do tempo real e passar anos em Nárnia. Isso mostro o nosso desejo de tornar alguns momentos eternos.

- A fé em Aslam e no seu poder de mudar o rumo das coisas. Ou seja, apesar de todas as adversidades, as crianças não deixam de acreditar, de seguir os sinais e esperar por Aslam, que seria uma metáfora para Deus.

- Só as crianças vão para Nárnia. Quando elas deixam essa fase, não podem mais atravessar os mundos, porque a magia se acaba.

- A loucura das aventuras, animais falantes, engraçados.

E por fim, é lendo Nárnia que esqueço dos acontecimentos recentes do nosso Brasil, de um povo que não sabe a responsabilidade de se ausentar numa decisão que envolve 4 anos e de tantos outros que não têm critérios para exercer sua função de cidadão. Mas, como já perdemos a Copa, também perdemos a eleição, e espero que o Brasil não esteja, assim, também perdido! Afinal, somos todos crescidos e não podemos ir para outro mundo. Aqui é o nosso lugar e nos resta reconhecer o desejo da maioria dos brasileiros e torcer para que o nosso futuro nos surpreenda com o melhor.

Retorno, dessa forma, à Última Batalha, último livro de meu desafio e volto a postar considerações finais caso seja tomada por algum estímulo de escrever e compartilhar...


Nenhum comentário:

Postar um comentário