Páginas

terça-feira, 29 de julho de 2025

O Pequeno Café de Copenhague - Julie Caplin

O Pequeno Café de Copenhagne foi um livro que ganhei de presente de uma menina que adora ler e deve seguir a carreira de Letras, Lívia, filha de minha colega de trabalho Rita. 

Eu amo ganhar livros em qualquer circunstância, mas não o leio com urgência, assim que o recebo. Tenho vários que ainda não foram lidos e aguardam na prateleira o momento certo. Para alguns me falta coragem, outros acho que não é o momento certo ainda. Esse foi escolhido para ser uma leitura descontraída, daqueles que você pega e deixa que a literatura corra solta despretensiosamente.


Meu Blog vive em atraso, acho que minhas postagem sempre começam com alguma explicação ou uma desculpa. Sem dúvida eu leria mais se não tivesse esse compromisso com o Blog, mas não consigo.

Este ano o Blog completa 15 anos, e é momento de passar com as postagens dançando pelos stories do Instagram. Sem dúvida, é o meu relacionamento mais duradouro e que me faz feliz.  

Tenho uma ex-supervisora e amiga muito querida (Lucineia) que já me disse que eu tinha que fazer algo pelo Blog para atingir mais pessoas... Mas para isso talvez tivesse que mudar a modalidade de escrita para vídeo e rolar quem sabe em um TikTok, mas não tenho disposição para isso. Meu Blog fica aqui quietinho para quem quiser acessar sem pressa. Faz parte do meu legado: Meu mundo, minhas palavras. Quem entra aqui sabe um pouco mais de mim, um pouco mais do livro, um pouco mais do que procura.

O pequeno Café de Copenhagne vai contar a história de Kate, uma mulher que vive em Londres e luta para ser promovida em seu trabalho como assessora de imprensa. Ela tem um envolvimento com Josh, que é seu colega de trabalho, a quem confia umas ideias para conseguir a tão sonhada promoção, porém ele se apropria delas, como se fossem dele mesmo, e é promovido.

Assim já temos a primeira reflexão de que é tão difícil ter um colega e parceiro de trabalho, alguém digno de confiança, que soma, multiplica e não subtrai. Posso dizer que já tive um.

Desanimada com seu trabalho, decepcionada com seu relacionamento, Kate encontra uma oportunidade para mostrar seu trabalho por meio de uma viagem à Dinamarca - país conhecido como o mais feliz do mundo, para apresentar a um grupo de jornalistas e influenciadores a arte do Hygge (riu-gá).

Para isso, ela tem que coordenar um grupo de jornalistas e influenciadores com estilos diferentes, opiniões próprias, resistentes, acéticos, turrões, sistemáticos e fazer com que experimentem esse estilo de vida simples, encontrando prazer nos pequenos detalhes, como apreciar um café, fazer um bolo, preparar uma sobremesa.

A sensação que temos é que estamos viajando com ela por lugares lindos junto de um grupo desarmônico que muitas vezes frusta determinadas experiências, colocando praticamente a perder o desafio lançado, em que seu trabalho e sua competência profissional estão em jogo.

Em meio a essas pessoas, ela irá se apaixonar por um integrante - Ben, daqueles que nem acredita neste estilo de vida; terá o apoio do Eva que é uma espécie de um anjo que vai acalmá-la nas situações mais difíceis com o grupo, com a paixão, mostrando, na prática, na pele, no dia a dia, o que é vivenciar o hygge, com calma, paciência, entrega e amor.

É uma leitura leve, como uma viagem mesmo, que deve ser apreciada. Um pouco desse estilo dinamarquês deve ser incorporado ao nosso dia a dia, para que a gente desacelere, não viva em função do trabalho, que tenhamos equilíbrio em nossa vida.


 SELEÇÃO DE TRECHOS...

"Ser professora aparentemente envolvia carregar um montão de coisas por aí." (Tão eu...)

"Velas ajudam a deixar o lugar mais aconchegante."

"Você conseguiu ser alguém na vida. Trabalha muito, é boa no que faz. Era só o que ela queria de nós, que nós saíssemos melhor do que a geração anterior."

"Se você sabe fazer café, nunca vai ficar desempregada."

"A psicologia comprova que olhar para coisas belas deixa as pessoas mais felizes."

"Para uma jovem bonita como você, a vida é mais do que trabalho. Amigos, família..."

"O jeito dinamarquês de ser. Nós não vivemos para trabalhar."

"A cada um o que for do seu gosto."

"Vocês precisam provar coisas diferentes, expandir o paladar."


"O silêncio carregava em si uma apatia que não era lá muito reconfortante."

"A comida precisa ser feita com amor. Tudo fica mais gostoso quando é feito com amor. É hora de deixarmos nossas preocupações e ansiedades do lado de fora."

"Na Dinamarca, nós celebramos as pequenas alegrias."

"Trata-se de encontrar prazer nas coisas simples da vida, como levar um doce para casa depois do trabalho, pegar uma xícara de café e se sentar para aproveitar cada pedaço sem o menor remorso em relação a calorias."


"O que faz vocês felizes?"
(Um céu azul - minhas resposta)
"(...) Estar com pessoas. Ser parte de algo."
(Boa resposta)


" Costuma-se dizer que o lar de um inglês é seu castelo. (...) Ao longo da vida, nós passamos muito tempo em casa. Esse ambiente acaba se tornando um lugar para criarmos momentos especiais, cuidarmos de nós e dos outros, oferecer boas experiências para quem amamos, nossos amigos e nossa família."

"Um dia você acorda de manhã e percebe que todo mundo seguiu em frente."

"(...) Olhos astutos e inteligentes absorvendo as paisagens."

"Não era esse o motivo de se estar casado? Ter alguém que se preocupa com você, que cuida de você?"

"A gente pode beber um monte de coisas boas, mas, com o passar do tempo, uma boa taça de vinho passa a ser o suficiente."

"Era o tipo de coisa que ele fazia: a coisa certa."

"O que vale não é de onde você vem, mas sim para onde vai."

"Isso, sem dúvida, tinha alterado minha perspectiva."

"Meu coração afundando como um petit gateau."

"Lembre-se de colocar amor. Pense nas pessoas que são mais especiais para você. Para quem você faria isso? Não me conte. Apenas pense nessas pessoas."

"Você é boa com as pessoas, cuida delas porque tem um bom coração, não porque é seu trabalho."

"Pelo tempo que fosse necessário, seríamos uma equipe."

"Antes de entregar qualquer coisa, olhe para ela. E se questione se parece ok. A apresentação está bonita? Parece boa o bastante? Você serviria isso para alguém que você gosta?"

"Sem pressa. Sempre vale a pena fazer as coisas com calma... Quando os clientes recebem coisas boas, eles não se importam em esperar."

"A única maneira de ver uma tarefa concluída era eu mesma fazer o serviço."

"Talvez, eu pudesse me dar ao luxo de deixar acontecer. Ao menos uma vez eu podia apenas ser."

"Eu não imaginava para onde aquela noite nos levaria, mas aproveitaria cada momento."

"Desejei morar naquele momento, um instante de mais pura perfeição, e fiquei ali apoiada nele, deixando a música me envolver. Um prazer simples. Luzes. Cor. Música."

"O beijo, dessa vez, foi lento e certeiro, selando nosso acordo. Promessas e esperanças fervilhavam no toque suave de nossas bocas."

"Palavras não eram necessárias."

"Ver tanto amor e alegria era muito animador, um lembrete maravilhoso das coisas mais importantes da vida: amor e família."

"Aprendi sobre a importância dos detalhes, sobre como coisas pequenas como assar um bolo para alguém, passar tempo juntos, acender velas e criar uma ocasião especial podem ser importantes."

"Dá para fazer muitas coisas diferentes se a gente sair da inércia."

"É impressionante o que um novo sutiã e uma calcinha combinando fazem com a autoconfiança."

"O garçom puxou uma cadeira de encosto alto, acolchoada e aveludada - quase uma prima distante de um trono da realeza."

"- Estava procurando uma boa desculpa para voltar.
 Ah, então eu sou uma desculpa?
- Um motivo."

"Obrigada por me trazer aqui. É lindo."
"Me relembre por que é mesmo que eu gosto tanto de você?"

"Você precisa pedir algo diferente para expandir o paladar."

"- Quer fazer um passeio qualquer dia desses?
- Estou dentro se você estiver."

"Um beijo que continha notas de gratidão, alívio e desespero, desejo, necessidade e determinação (...) naquele começo de noite de verão."

"Estudar tinha sido a chave para abrir meus horizontes."

"A gente sempre tem escolha."

"Sua mãe teria sido a primeira a dizer para você fazer algo que a deixe feliz. O que sua mãe realmente queria era que você tivesse escolha."

"O que encontrei foi um estilo de vida que abraça o aconchego (...), com um foco inconsciente em dedicar tempo à celebração de coisas simples. Descobri que comemorar um dia chuvoso, priorizar a companhia de pessoas especiais e dar ênfase à união proporcionam um estilo de vida mais feliz."

"Dei um passo à frente, me obrigando a ser corajosa. Eu tinha tudo a perder e tudo a ganhar."

"O silêncio entre nós era pesado e importante."

"A parte boa dos erros é que é possível consertá-los."

Até a próxima postagem.
Por aqui seguem as férias. Saí mais tarde
dessa vez. A sensação é de que estou atrasada.
Mas estou colocando a atividade física,
a leitura, o sol e a vitamina D em dia.
É o que tenho para esses dias, além de 
doses diárias de fé e esperança.
Nem tudo depende só de mim.

segunda-feira, 7 de julho de 2025

Crédito vale mais que dinheiro

Este livro apareceu em minha vida por meio do meu namorado, que o leu em um dia, com sede de conhecimento, para saber mais sobre esse mundo de investimentos. Fui contagiada, mas o li em doses homeopáticas, como tudo que leio.

Devo confessar que nunca pensei em investir, em ter uma casa própria. Costumava dizer que a casa em que moro é minha, porque fiquei com os meus pais e acreditava ser minha por direito. Sempre quando penso nisso, lembro de um conto "A Terceira Margem do Rio" de Guimarães Rosa... 

"Minha irmã se mudou, com o marido, para longe daqui. Meu irmão resolveu e se foi, para uma cidade. Os tempos mudavam, no devagar depressa dos tempos. Nossa mãe terminou indo também, de uma vez, residir com minha irmã, ela estava envelhecida. Eu fiquei aqui, de resto. Eu nunca podia querer me casar. Eu permaneci, com as bagagens da vida."

Foi ele, o Marcelo, quem semeou a primeira ideia de que investir em algo para mim seria interessante. O próximo passo foi me emprestar este livro que me deu a sensação de que estou perdendo tempo em não investir, de fazer um financiamento, de criar meu patrimônio e meu legado.

Até agora acumulei livros e mais livros, fotos e mais fotos, uma bicicleta e amores que não deram certo, ou que deram certo enquanto duraram. Aqui estou eu investindo mais uma vez em um relacionamento, porque eu acredito sempre no amor, e ele há de vencer! Que seja dessa vez e seja para sempre!

Gostei do exemplar, pois explica vários conceitos de forma prática, faz pensar em aplicar o dinheiro de forma inteligente, de utilizar a linha de crédito para criar uma estabilidade, gerar uma renda... 

Fala sobre terreno, imóvel de leilão, imóvel na planta, consórcio, taxas, mercado imobiliário, o quanto se pode financiar, dar de entrada... tudo que precisamos saber para dar o primeiro passo de forma confiante. Eu não tinha noção alguma disso tudo.

Agora, é aguardar o momento certo e dar início aos nossos investimentos. Temos planos, temos sonhos e, se for da vontade de Deus, nossos planos irão coincidir!

Vale a pena ler, e vale a pena investir, seja em um imóvel, um terreno, um amor... porque ambos são valiosos e para uma vida toda. 


 SELEÇÃO DE TRECHOS...

"Cultive seu nome, sua essência e quem você é."

"A dívida de alavancagem é quando você pega um empréstimo para algo que pode trazer mais dinheiro no futuro."

"Um imóvel mantém sua estabilidade."

"A aquisição de um imóvel não é apenas a compra de um espaço físico, mas sim um investimento sólido e seguro, proporcionando estabilidade financeira e construção de patrimônio ao longo do tempo. Como diz o ditado, quem compra terra não erra, e investir em imóveis é uma escolha inteligente para o presente e o futuro."

"O financiamento é o jeito mais fácil de criar patrimônio."

"O melhor momento para comprar um imóvel foi ontem, o segundo melhor é hoje!"

"O financiamento pode ser longo, mas o aluguel é eterno."

"Ao escolher ter a sua casa própria, estamos investindo não apenas em tijolos e argamassa, as na construção de um porto seguro que nos permite vislumbrar um futuro mais estável."

"Ele destaca a importância de desenvolver uma mentalidade empreendedora e de investidor para alcançar a liberdade financeira. Isso envolve a contínua busca por oportunidades de investimento, o aprendizado constante sobre finanças e a capacidade de tomar decisões financeiras inteligentes."

"Com o tempo livre, você pode decidir como preencher seus dias. Seja explorando paixões, compartilhando momentos com a família ou se envolvendo em atividades gratificantes, a liberdade de escolha se torna sua aliada."

"Ao adquirir um imóvel por meio de financiamento, a propriedade se torna um ativo, pois tem o potencial de gerar renda através do aluguel."

"O banco financia 80% do valor do imóvel, e os outros 20% você precisa ter recurso próprio."

"Podemos usar o lote como entrada e financiar até 100% da construção (Construção em terreno próprio).

"É possível financiar até 95% do valor e dar uma entrada de apenas 5% (Financiamento de Imóveis de Leilão).

"Não é a busca pelo dinheiro que vai te tornar mais rico, é a busca pelo conhecimento, por aprender, fazer, testar, validar. O dinheiro é apenas um marcador, uma métrica."

"O verdadeiro poder reside na sabedoria em tomar decisões conscientes e equilibradas (...) discernir entre oportunidades valiosas e armadilhas financeiras."

"O crédito é o acesso a conquistar a casa própria e também criar o seu patrimônio."

"O consórcio é uma forma de você pagar parcelado por um bem que vai adquirir ao longo dos anos. E é formado por um conjunto de pessoas com o mesmo objetivo e todos os meses essas pessoas pagam um administrador para gerir todo o recurso."

"Consórcios são para colher lá na frente."

"Você precisa ganhar mais dinheiro do que você gasta."

"Uma das estratégias é a compra do imóvel de leilão usando financiamento, dessa forma eu dou uma entrada muito baixa e depois consigo recomprar esse imóvel com o consórcio."

"A principal forma de construir seu patrimônio e deixar um legado para a sua família é através dos imóveis de aluguel."

"O imóvel, quando adquirido por meio de financiamento, transforma-se em um ativo, gerando renda potencial através do aluguel e da valorização ao longo do tempo."

"Meu recado final para você é: apenas comece."

"Com a sabedoria se edifica a casa, e com a inteligência ela se estabelece;
E pelo conhecimento se encherão as câmaras de todo tipo de riquezas preciosas e deleitáveis.
O homem sábio é forte, e o homem de conhecimento consolida a força."
(Provérbios 24, 3-5) 

"Abençoe a vida de todas as pessoas que tocarem neste livro, faça com que elas tenham discernimento para poder prosperar."

Até a próxima postagem.
A publicação já estava escrita.
Só faltava publicar.
4 de julho foi mais
que um grito de independência dos EUA.
Sem mais...





segunda-feira, 5 de maio de 2025

O Lavrador - Luciano Alves

O Lavrador foi o livro de abertura de 2025, escrito pelo meu amigo Luciano Alves. Ele é dono da página "Um pensamento qualquer", a qual sou fã há algum tempo. Tive o prazer de ir ao lançamento do livro em Águas de Lindóia. Acho que todo mundo que gosta desse mundo sabe da importância de um momento como esse, dessa realização de ter um livro da própria autoria. E lá fui eu...

Como bem definiu Kátia Vilela no prefácio do livro, "você conhecerá a história de um lugar, de um tempo e de uma gente que já não existe mais." 

E por que não existe? Porque é a história de uma gente simples, de verdade, feita de trabalho, honestidade e esperança; e o dono desse enredo levou a história consigo.

O Lavrador conta a história de Francisco, o nosso bom e velho Lavrador, casado com Maria Dalva, uma dona de casa dedicada ao lar, aos filhos, à família. Assim que nos aproximamos da figura tão admirável dessa mãe, ela nos deixa... Um sopro.

Francisco é obrigado a viver o luto sem se deixar abater, dar continuidade à história daquela família...

Fernando, Celina e Clarinha, os três filhos do casal, iriam sustentar essa família em pé, deveriam ser os frutos, mas eram também as raízes, o sustentáculo.

Fernando começou a ler, estudar, aproximou-se do professor César e trouxeram ideias novas para os cafeicultores, para que não fossem tão explorados e pudessem ganhar mais, ter controle sobre a produção, a venda e o lucro.

Francisco era a ponte entre os mais resistentes, a voz da experiência e a esperança de mudança. Junto do filho e do professor enfrentaram dificuldades, porque o novo assusta, por mais promissor que possa parecer. As pessoas simples são mais cismadas e, depois de uma vida dedicada à terra, temem perder tudo por uma ousadia.

O professor foi perseguido. Confesso que temi pela vida de César. Um professor ser morto, por mais que seja em um livro, é como se colocasse a vida de todos nós em risco. É a velha luta contra o conhecimento, a sabedoria, o crescimento.

O livro tem um enredo simples, e justamente por isso nos faz pensar na simplicidade da vida, dos momentos, do significado da família, da importância de cada um... Faz pensar nos trabalhadores braçais, nos menos favorecidos e na grandeza dessa gente da terra, que é feita de suor, lágrima, amor, que dá a vida pelo trabalho e tem como colheita uma vida significativa... Essa gente de verdade, feita de material humano, de ideais, propósitos, fé, esperança e luta... é motivo de orgulho e de admiração.

Vale a pena ler o livro, conhecer e se deixar levar pela história de Francisco. 

Olhando agora a capa.... faço mais interpretações. Francisco à frente, o grande líder. Fernando na sequência, carregando o conhecimento, Celina, a fé; e Clarinha a inocência de uma criança. Ambos projetando grandes sombras... Reflexo de grandes pessoas.


Seleção de Trechos...


"(...) Uma vida de muito trabalho e pouco valor; muito suor e pouco pão."

"Tudo que você ama, você eventualmente perderá, mas no fim, o amor retornará de uma forma diferente." Jordi Sierra

"Ela era a típica dona de casa, cuidava das crianças, do marido, da casa e, quando sobrava tempo, de si mesma."

"Apesar da dor, a vida precisa seguir."

"Era muito novinha para algo tão triste."

"Ele e seus filhos perceberam que unidos a vida poderia ser melhor."

"Ele nem imaginava o quanto faria diferença na vida de muita gente, devido a seu gosto pela leitura."

"A salvação é pelo caminho mais simples."

"(...) a pessoa que mais se parecia com ela no jeito de viver e na fé que carregava."

"A vida simples nunca o incomodou, pelo contrário, orgulhava-se dela."

"Essa luta não pode ser de um homem só. Não pode."

"A esperança é uma semente que precisa ser regada."

"Ela herdara da mãe a fé inabalável."

"Se antes a figura do professor era penas de alguém que cuidava dos filhos daquelas famílias, agora elas o viam como alguém que poderia mudar a vida desses jovens através da educação e do conhecimento."

"Eu conheço muito bem essa nossa gente daqui. Sei a história de cada um, quanto pagaram por cada palmo deste chão... Não é só o valor do dinheiro que conta nesta vida... Tem coisa que não tem jeito de avaliar só com dinheiro... não tem mesmo!"

"Eles entendiam que a vida valia mais que tudo."

"Apesar de tudo, a vida tinha que seguir."

"Ouvia palavras carinhosas, recebia abraços e apertos de mão daquela gente tão simples e tão bondosa; sentia que era um deles, e eles sentiam o professor como um dos seus."

"Não existe nada mais forte do que estes dois soldados: paciência e tempo." (Tolstói)

"Eram dias difíceis, sim, mas não eram para sempre."

"Essa luta não era só dele. Havia também aqueles que o apoiavam e lhe davam força para continuar."

"Os dias arrastavam-se... até o silêncio parecia aumentar."

"Novos tempos tomavam conta de tudo e de todos."

"Teve uma morte tão covarde quanto sua vida."

"Apesar da intensa rotina, ele não desanimava, afinal já estava acostumado, pois em sua vida nada foi fácil. O jovem universitário acreditava no trabalho e na força de vontade, ensinamento que aprendeu desde cedo. Se a vida estava dura, ele revidava à altura."

"Ele, mesmo sem perceber, era o coração daquilo tudo; a parte humana da engrenagem."

"O tempo só anda de ida." (Manoel de Barros)

"Cheguei no tempo  de passar o bastão para a nova geração e pendurar a enxada."

"Uma raiz, quando é forte, dura por muito tempo."

"Que nem a terra e a colheita, a vida se renova. Os filhos são as sementes que vem para brotar e trazer esperança, fé e felicidade."

"Tal qual as folhas daquelas árvores, percebia que sua vida também se movia lentamente."

"Na última noite de sua vida, ele reviveu o reencontro do homem que se tornou com o menino que um dia fora."

(Belo fechamento... Fez-me lembrar O menino no espelho de Fernando Sabino).

Até a próxima postagem.
Aproveitando mais um feriado prolongado 
para colocar a vida literária em dia.
E assim foi feito.


sexta-feira, 4 de abril de 2025

Um lugar no coração - Amy Hatvany

Já passou da hora de atualizar o Blog... Está me faltando disciplina e não prática de leitura. O que me deixa preocupada é que a história, aos poucos, dilui-se dentro de mim, e preciso buscar os fragmentos que me marcaram...

Este livro eu comprei na última Bienal em São Paulo, em que o título e a sinopse me chamaram a atenção. O celular acabou ficando para trás, não se se o derrubei ou fui furtada, mas paguei, além do livro, o preço desse descuido. 

(Um registro especial)

Um lugar no coração permitiu que trouxesse a história para minha vivência, identifiquei-me com o enredo e senti que era meu momento de leitura. Cada livro significa também de acordo com a fase da vida em que estamos, com os momentos em que vivemos. Qualquer semelhança com a vida real nem sempre é uma simples coincidência.

O livro conta a história de Grace, que se apaixonada por Victor, pai de Ava e Max e separado de Kelli - a mãe das crianças que parece não ter superado esse término.

Quando se escolhe alguém para seguir um caminho, toda a bagagem vem junto, inclusive a ex-mulher. Portanto, é preciso estar certo do que se quer. 

Grace pensa sobre isso mais de uma vez, quando os obstáculos parecem ficar tão grandes, quase intransponíveis. Mas aí vem a questão: até onde você está disposta a seguir, qual a sua aposta neste relacionamento? Vai apostar todas as suas fichas? 

Em meio à adaptação com as crianças, Kelli morre e Grace precisa assumir certos comandos para os quais não se sente preparada. Buscar os filhos na escola, enfrentar a dor da perda, consolar o companheiro, ter compaixão, colocar-se no lugar do outro e tentar entender fragmentos de uma história da qual não faz parte, que não é a sua, mas que, de repente, influencia em seu dia a dia com Victor e com as crianças, até com seu papel de mulher e de madrasta (Acho essa palavra carregada. Não me parece uma forma carinhosa, mas uma consequência imposta pela vida, pelo destino, como se fosse afastada de um sentimento relacionado ao amor, distante demais do amor materno)

Grace enfrentará maiores dificuldades com a filha Ava que vê Grace como uma ameaça à memória da mãe, como a outra; e não como um ombro amigo, uma amiga, uma parceira de caminhada. A situação ficará pior, pois Victor nem sempre dará o apoio que ela precisa. Ela estará sozinha em meio ao caos, e a sua vida não se resume ao novo relacionamento, ela também tem um trabalho, uma vida pessoal e uma saúde mental para cuidar. Ela não poderia se deixar para trás e colocar os demais como prioridade. Não seria justo...

Depois da morte de Kelli, vamos preenchendo junto dos personagens tantas lacunas, inclusive a respeito da morte da jovem mãe. Ela teria tirado a própria vida? Estava mesmo doente? O que havia em seu passado que foi recortado como se não tivesse existido? Por que os pais e Kelli eram distantes inclusive dos netos? 

São tantas perguntas que serão respondidas uma a uma no tempo certo.

O que cada um desse enredo tem em comum? Cada um precisava e, mais do que isso, merecia um lugar no coração do outro, um canto de amor e paz para simplesmente poder seguir.


 SELEÇÃO DE TRECHOS...

"Para Anna, minha filha de brinde, que preencheu um espaço no meu coração que eu nunca soube que estava lá." (Eu diria o mesmo...)

"Se é verdade que há tantas mentes quanto cabeças, então há tantos tipos de amor quanto corações."

"Cada coração canta uma canção, incompleta, até que outro coração sussurre de volta."

"Eu realmente acho que a mulher tem o dever biológico de reproduzir."

"-Bem, é uma longa história.
- Boas histórias geralmente são longas.
- Tudo bem, foi você quem pediu."

"Ela achava que o universo estava lhe dando uma segunda chance. A chance de viver o tipo certo de vida, de ser o tipo certo de pessoa."
"Não quero aceitar nada que seja menos que maravilhoso."

"Descobri que a maioria dos homens que não fazia questão de ter filhos também não fazia questão de manter um relacionamento sério e duradouro."

"Do que você realmente tem medo? De ser feliz?"

"Tudo ali era um convite à calma e ao silêncio."

"-Acho que podemos encontrar uma maneira de equilibrar as coisas.
- E qual seria o meu papel?
- Talvez ser um exemplo positivo."

"Você me inspira a ser uma pessoa melhor."

"É claro que você está triste. Não seria humana se não estivesse."

"Crianças reagem melhor quando sabem o que vai acontecer."

"É seu papel dar apoio e estar pronta para ajudar as crianças se elas te procurarem. É isso."

"O que é importante está aqui - Ela estendeu a mão e bateu de leve na minha testa com o dedo indicador. - E aqui - continuou, colocando a palma da mão aberta em meu coração. (Sábia)

"Os homens gostavam quando uma mulher mostrava confiança."

"Um acidente é uma coisa que você não quer. Uma surpresa é uma coisa que você não se dava conta quanto desejava até que acontecesse." (Sobre a escolha certa das palavras...)

"As palavras chegaram para mim em câmera lenta - tive de lutar contra a vontade de colocá-las de volta na boca dele e tapá-la com as mãos."

"Seja apenas você mesma. Vai levar um tempo até que eles gostem de você."

"Ele estava com energia suficiente para iluminar uma pequena nação."

"Ela havia construído uma nova versão de si mesma: borbulhante e divertida."

"Estavam construindo um futuro. Estavam construindo o resto da vida deles."

"O papai é o meu homem favorito no mundo inteiro."

"Ele precisava falar de seus sentimentos por ela, e eu tinha de ser suficientemente adulta para entender."

"-E como você está? 
Parecia uma pergunta pequena  pela enormidade das circunstâncias."

"Pensei em como ela costumava me levar à biblioteca, deixei que meus dedos corressem pela lombada dos livros, como se eu pudesse sentir que histórias precisavam de um bom lar." 
(Que imagem mais linda!)

"É engraçado como, às vezes, quando as pessoas falam, você ainda pode ouvir as palavras que não são ditas. De vez em quando, elas são mais altas que as que realmente saem da boca da pessoa."

"Deixe para cruzar a ponte quando chegar a hora."

"Balancei a cabeça, como se minha mente fosse uma daquelas lousas mágicas de criança, e eu pudesse simplesmente apagar meus pensamentos."

"Se eu podia estar ali agora, num momento doloroso como aquele, podia estar ali sempre."

"Nós fizemos duas lindas crianças e, depois de tudo o que aconteceu com a gente, eu sei que estávamos destinados a ficar juntos, mesmo que não fosse para sempre. Sei que ficamos juntos para que eles pudessem ser nossos."

Um brinde "aos amigos - a família que a gente escolhe."

"Eram (...) alguns romances que ela adorava ler. (...) Eu queria entender melhor o que ela via neles. Um dia eu lhe perguntara a respeito disso e tudo o que ela disse fora: 
- Esperança, querida. Eles me dão esperança."
(Eu entendo...)

"Não podemos adivinhar quais são os planos de Deus para nós, simplesmente temos de aceitar e fazer o melhor que puder."

"Se você não consegue ser honesta com o homem com quem vai se casar, talvez então não deva se casar com ele."

"Crianças processam a dor da perda de modo diferente."

"Não havia rótulo para o papel que eu desempenhava na vida deles."

"Então me sentei e olhei para ele com o que eu esperava que ele soubesse que era amor."

"O amor é um verbo."

"Só precisamos ter certeza de que estamos no mesmo time."
"Obrigada por construir esta vida comigo e por segurar com delicadeza o meu coração."

Até a próxima postagem...
Março já se encerrou, já vivi meu feliz ano novo,
comemorando meu dia de forma mais seletiva
e menos espalhafatosa... Acho que faz parte do processo 
crescer, envelhecer... Parece clichê, mas menos é mais.
Sigo com minhas leituras, com minhas aulas,
com o amor que carrego no coração e que preenche
inclusive esta página onde entrego minhas reflexões...
A seleção de trechos é minha parte favorita,
penso que pode ser legenda de tantos momentos.
Amar é realmente uma escolha diária, 
nem sempre a mais fácil, mas, com certeza,
a melhor e mais valiosa. Afinal, como diz a música,
"daqui só se leve o amor".
E, dessa forma, estou completa.