Páginas

sábado, 20 de novembro de 2021

Anne de Avonlea

Depois de ler o primeiro livro, resolvi avançar para o segundo, uma vez que tenho toda a coleção e já adianto: não há grandes acontecimentos.

Anne fica com Marilla, adia a ida para a faculdade, juntas cuidam de duas crianças que ficaram órfãs as quais serão grandes desafios, principalmente por conta do menino que não costuma respeitar regras e limites impostos. Mas será um preparo para enfrentar uma sala de aula, em que Anne será a professora.

Ela irá crescer como pessoa e profissional, tornando-se melhor a cada obstáculo que a vida lhe apresenta, buscando o melhor em cada um e em cada acontecimento.

Gostoso encontrar com ela as tais almas irmãs, em forma de aluno como Paul Irving, da senhora Lavendar... 

O livro é como acompanhar da janela os acontecimentos diários de uma cidade pequena. Mas a leitura é válida pelas reflexões e por todo significado que permeia o enredo.

Ao finalizar a postagem, sinto vontade de saber mais sobre Anne, como se fosse alguém da minha cidade de quem eu gosto de acompanhar, saber e desejar o bem.


SELEÇÃO DE TRECHOS...

"Nunca é possível prever o que acontecerá se uma professora usar a sua influência para o bem."

"É isso o que é."

"Acho que uma casa velha e deserta é uma visão tão triste (...) nada passa por ali, exceto o vento."

"Existe algo bom em cada pessoa, é só uma questão de saber encontrá-lo. E é o dever de um professor descobri-lo e desenvolvê-lo."

"Este é um dia que parece ter sido retirado do Éden."

"Conversaram sobre seus planos e sonhos... De forma séria, honesta e esperançosa, como os jovens adoram conversar, enquanto o futuro é um caminho ainda não trilhado e repleto de maravilhosas possibilidades."

"As pessoas que viveram antes fizeram tanto por mim, que quero demonstrar minha gratidão fazendo algo por aquelas que viverão depois de mim. Creio que é o único jeito de cumprir as obrigações para com a raça humana." (Nobre)

"Só quem não está mais vivo é que está livre de surpresas."

"Tudo o que é válido na vida dá algum trabalho."

"Novembro geralmente é um mês tão desagradável... é como se o ano repentinamente descobrisse que estava ficando velho e que não poderia fazer mais nada, exceto chorar e desesperar-se por isso."

"Já existem tantas coisas desagradáveis no mundo, que é inútil inventar mais uma."

"Ela se comportaria bem, mesmo que não houvesse uma única alma para dizer-lhe o que fazer. Já nasceu educada, de modo que não precisa de nós. Eu acho que sempre amamos mais aqueles que precisam de nós."

"Lecionar é realmente um trabalho muito interessante. Ela costuma dizer que é monótono, mas eu não acho. Algo divertido acontece praticamente todos os dias, e as crianças falam coisas tão engraçadas."

"Penso que o mais difícil em lecionar, assim como o mais interessante, é fazer com que as crianças digam o que verdadeiramente pensam sobre as coisas. (...) Pedi que me contassem seus maiores desejos (...) qual era a pior travessura que já tinham feito."

"Lecionar tem seus deleites, assim como seus pesares."

"Não devemos ter alunos 'favoritos', mas não posso evitar."

"Há muitas pessoas que não entendem as coisas, então não vejo razão para contar a elas."

"Faremos amizade com o vento, o céu, e o sol, e trataremos a primavera em nossos corações para casa."

"É tão fácil ser feliz em um dia como este, não é mesmo?"

"Eu desejaria que fosse sempre primavera, em todos os corações e em nossa vida."

"Vou querer usar rosa por uns quantos séculos...Tenho certeza de que levaria todo esse tempo para me cansar da cor." (Eu também.)

"É perfeitamente adorável." 

"Não viveria para comer seus frutos, mas queria pensar que algo plantado por ela permaneceria vivendo e ajudando a embelezar o mundo após a sua morte."

"As linhas e os versos são somente as vestimentas do poema. O verdadeiro poema está na alma que há dentro dele... E aquela linda cena é a alma de um poema não escrito. Não é todo dia que se vê uma alma... Mesmo a de um poema."

"Foi realmente um dia dourado."

"São necessários todos os tipos de pessoas para formar o mundo, como ouço com frequência, mas acho que poderíamos dispensar alguns deles."

"Fracassar não é crime, mas sim ter pouca ambição."

"Devemos ter ideais e tratar de viver de acordo com eles, mesmo que nem sempre tenhamos êxito. A vida seria uma lástima sem eles. E, com eles, grande e magnífica. Mantenha-se forme em seus ideais."

"Devemos nos arrepender dos erros e aprender com eles, mas nunca carregá-los conosco para o futuro.

"Eu adoraria que você fosse (...) Mas, se você nunca for, não fique triste. Afinal, nós construímos nossa vida onde quer que estejamos."

"A vida pode ser ampla ou pequena, de acordo com o que colocamos nela, e não com o que obtemos. A vida é rica e plena aqui... E em qualquer outro lugar... Se soubermos abrir nosso coração para sua riqueza e plenitude."

"Se pensarmos em algo que nos preocupa, devemos pensar também em algo agradável que possa nos compensar."

"Entrou para criticar, mas ficou para elogiar."

"Quando penso que algo de bom vai acontecer, eu prontamente alço voo nas asas da antecipação; e, então, ao primeiro sinal, eu caio de volta na terra com um baque. Mas, de verdade, a parte do voo é gloriosa enquanto dura... É como voar até o pôr do sol. Acho que isso quase compensa o baque."

"Tudo está bem quando acaba bem."

"Ter aventuras é uma coisa natural para algumas pessoas. Ou você tem o dom para vivê-las ou não tem."

"Creio que os dias melhores e mais doces não são aqueles em que acontece algo muito esplêndido, maravilhoso e empolgante, mas sim aqueles que trazem os pequenos e simples prazeres, um após o outro sem pressa, como pérolas soltando-se de um colar."

"O vento cantava uma antiga canção aprendida quando o mundo ainda era jovem." (Tão poético. Será ainda uma legenda...)

"Você não pode gostar de pessoas diferentes da mesma maneira."

"É um hábito muito ruim adiar as coisas desagradáveis."

"Tudo era muito silencioso e remoto, como se o mundo e suas preocupações estivessem muito longe dali."

"As pessoas peculiares são, no mínimo, interessantes, não importando o que mais sejam ou deixem de ser."

"Apesar de estar sozinha, não se sentia solitária."

"Você sempre traz a juventude em suas mãos, como um presente."

"Os sonhos e a imaginação caem muito bem durante o dia, à luz do sol, mas, quando a escuridão e a tempestade vêm, eles falham em satisfazer."

"Alguma nascem solteironas, outras alcançam este status, e ainda há aquelas que não têm outra opção." (Qual será a minha? kkkkk)

"Um coração partido na vida não é tão terrível quanto nos livros. Parece muito com um dente cariado... Apesar de essa não ser uma comparação muito romântica. Tem períodos de dor e algumas noites insones de vez em quando, mas, nos intervalos, você é capaz de desfrutar a vida, os sonhos, os ecos e um doce de amendoim, como se não houvesse nada de errado." (Eu ri kkk)

"Essa é uma das coisas boas deste mundo... Podemos ter certeza de quem sempre haverá outras primaveras."

"O domingo foi tão chuvoso que não houve fofocas." (Ráaaaaaaa)

"Mulheres não são lógicas."

"Você pertence à tarde, e ela aqui te trouxe. As coisas que se pertencem sempre chegam juntas! Quantos problemas seriam evitados apenas se as pessoas soubessem disso. Mas não sabem... E assim, desperdiçam uma energia maravilhosa movendo céus e terras para tentar reunir coisas que não se pertencem." (Eu pertenço ao Sol.)

"Aquele era um romance, real e verdadeiro, com todo o encanto de rima, história e sonho. Um pouco tardio, talvez, como uma rosa que floresce em outubro, quando deveria ter desabrochado em junho; mas, ainda assim, era uma rosa, com toda doçura e fragrância, com o brilho do ouro em seu coração."

 assim que a história soa em prosa. Mas é muito diferente se você observar por meio da poesia..."

"O que quero obter do meu curso universitário é algum conhecimento sobre a melhor forma de viver a vida e como tirar o melhor dela."

"Talvez, afinal, o romance não chegasse na vida de alguém com toda a pompa e alarido, como um alegre cavaleiro andante. Talvez chegasse silenciosamente ao nosso lado como um velho amigo. (...) Talvez... talvez... talvez o amor nascesse naturalmente de uma bonita amizade." (Talvez... quem sabe...)

E assim termino mais uma postagem...
Em atraso, porque voltei a ser uma professora
nas aulas presenciais e isso consome boa parte 
de meu tempo e de minhas energias.
Mas, de alguma forma, o show tem que continuar,
seja o da vida pessoal ou da profissional.
Estamos vivos, a escola segue viva, 
e isso diz muito.
Até a próxima postagem.





Nenhum comentário:

Postar um comentário