Páginas

terça-feira, 14 de setembro de 2021

Anne de Green Gables

Comprei a coleção depois de assistir à serie "Anne com e" na Netflix e ter me apaixonado pela sensibilidade desta menina cheia de vida, de poesia, de imaginação, de palavras.

Gosto de fazer o processo inverso, ler primeiro e assistir depois; mas nada impede de fazer uma análise comparativa. Eu consigo entrar tanto na história quando leio, que não consigo dizer se assisti ao filme ou não. Dessa forma, tanto faz...

Devo dizer que ao ler o livro, pude ver Anne tal como é representada na série, falando sem parar, conversando com as árvores, plantas, dando nome a tudo e a todos, enchendo o mundo de encantos. Fico feliz com a fidelidade à obra em sua maior parte.

Li uma parte tensa tranquilamente, achando que nada de ruim aconteceria, porque tinha assistido à série; mas fui surpreendida com uma despedida repentina. A briga de Anne com o colega Gilbert tem longa duração no livro, praticamente o primeiro volume inteiro, diferentemente da série. A comparação é sempre válida e admiro muito a transformação de uma obra tão rica, cheia de detalhes ser transformada em uma série e de sucesso! É de tirar o chapéu... ou um suspiro!

Anne é uma órfã adotada por Mathew e Marilla, dois irmãos solteirões que estão acostumados com a vida adulta sem qualquer agitação ou mudança de rotina. Ela surge por engano, quando Marilla aceita um ajudante para cuidar da fazenda e ajudar o irmão.

Com o cabelo ruivo, o rosto cheio de sardas - características que a impedem de ver sua verdadeira beleza; Anne nos surpreende com um coração cheio de amor, com uma cabeça que vive nas nuvens e é capaz de mudar qualquer realidade que não seja de seu agrado. Reconhece com facilidade almas irmãs, esforça-se para se tornar uma menina boa e comportada, elege Diana como sua amiga do peito, compartilha sua visão de mundo, dedica-se aos estudos, destaca-se e é digna de todo respeito, carinho e amor.


Não vive como vítima pelo seu passado sofrido, luta pelo espaço que deseja ter, seja na escola, seja entre amigas, familiares e pessoas da comunidade. Anne com E é única, singular e aparece para acontecer, ficar, criar um ninho, desenvolver suas asas e voar.

Vale a pena ler e se deixar encantar pela doce Anne.


 SELEÇÃO DE TRECHOS...

"Ela sequer chamava de residir o fato de alguém morar em um lugar assim. É simplesmente uma permanência, é isso o que é."

"Quando você está imaginando, é melhor imaginar algo que valha a pena."

"Não é esplêndido pensar em todas as coisas que há por descobrir? Isso simplesmente me deixa feliz por estar viva... o mundo é interessante demais. E ele não seria tão interessante assim se já soubéssemos de tudo."

"E as pessoas riem de mim, porque uso palavras rebuscadas. Mas quando se tem ideias rebuscadas, é preciso usar palavras rebuscadas para expressá-las." (Tão Ismael Rielli)

"Ora, era maravilhoso... maravilhoso. Foi a primeira coisa que já vi que não poderia ser melhorada pela imaginação."

"Aqui havia escopo para a imaginação."

"A pior parte na imaginação das coisas é que chega um momento em que você tem de parar de imaginar, e isso magoa."

"Eu gosto que as coisas tenham apelidos, mesmo que sejam apenas gerânios. Faz com que se pareçam mais com pessoas. (...) A senhorita não gostaria de ser chamada de nada além de mulher o tempo todo." (Uma boa explicação para se colocar nome em bicicletas... Me fez pensar.)

"Na minha experiência, você quase sempre consegue desfrutar das coisas se você decide com firmeza que isso vai acontecer. Obviamente, você tem de decidir isso com firmeza."

"Não conseguimos passar por este mundo sem ter o nosso quinhão de problemas. Até agora minha vida foi bastante tranquila, mas minha hora chegou, e presumo que vou ter de tirar o melhor proveito disso."

"De algum modo, as coisas nunca são tão boas quando são pensadas por uma segunda vez."

"Beleza sem virtude é rosa sem cheiro."

"Se você se comportar bem, sempre será feliz. E nunca achará difícil dizer as suas orações."

"Há muito escopo para a imaginação em um vento!"

"Faz apenas três semanas que ela chegou, mas parece que sempre esteve aqui. Não consigo imaginar este lugar sem ela."

"Ansiar pelas coisas é metade do prazer proporcionado por elas. (...) Eu acho que seria pior não esperar por nada do que se decepcionar."

"Você não frequenta a escola para criticar o professor. Imagino que ele seja capaz de lhe ensinar alguma coisa, e é seu dever aprender." (A educação que vem de casa que tanto faz falta... Por mais Marillas)

"Quando as coisas começam a acontecer, elas tendem a continuar. (Ou não....)

"Deleitava-se com o mundo de cores à sua volta."

"Na verdade, não dá para ficar triste por muito tempo com um mundo tão interessante quanto esse, não é?"

"Quanto mais difícil for, mais satisfação se sente depois da conquista."

"Ter opinião própria não é se intrometer."

"No fim das contas, ela era  uma alma irmã. (...) À princípio não dá para saber, mas depois de um tempo você percebe. Almas irmãs não são tão raras quanto eu imaginava. É esplêndido descobrir que há tantas delas no mundo."

"A primavera chegara mais uma vez: a linda, caprichosa e relutante primavera, que passava devagar em uma sucessão de dias doces, frescos e frios, com crepúsculos rosados e milagres de ressurreição e crescimento."

"Não há nada no mundo além de encontros e despedidas."

"Sempre devemos influenciar as pessoas para o bem."

"Não é bom pensar que amanhã é um novo dia, em que erros ainda não foram cometidos?"

"Tem algumas pessoas que você pode amar logo de saída, sem qualquer problema. E há outras, que você tem que se esforçar muito para amar. Você sabe que deveria amá-las, mas você precisa ficar lembrando a si mesmo disso o tempo todo, ou você esquece."

"Um pouco de 'apreço' às vezes faz tão bem quanto toda a 'criação' sensata no mundo."

"Ela se deu conta do emocionante prazer que a primavera nunca deixa de dar tanto aos mais velhos e mais tristes quanto aos mais jovens e mais felizes."

"Não há escopo para a imaginação aqui."

"É sempre errado fazer alguma coisa que você não pode contar para a esposa do pastor."

"Rapazes são ótimos em seus devidos lugares, mas não dá para incluí-los em tudo."

"Todos devemos ter um propósito na vida, e que devemos buscá-lo fielmente. Somente temos de nos certificar antes de que se trata de um propósito nobre."

"Não podemos querer que as coisas sejam perfeitas neste mundo imperfeito."

"Há tanto a aprender e fazer e pensar que não há tempo para palavras difíceis. As palavras fáceis são melhores e mais fortes."

"Tinha determinação para extrair o que havia de melhor na vida e devolver à vida o que havia de melhor também."

"Pagamos um preço por tudo aquilo que conseguimos ou tomamos neste mundo; e embora valha muito a pena ter ambições, elas não são conquistadas a pouco custo: demandam seu quinhão de trabalho e abnegação, ansiedade e desânimo."

"Enquanto estava entre nós, ele gostava de ouvir você rir, e gostava de saber que você sentia prazer com as coisas prazerosas à sua volta. Agora ele simplesmente está distante e, do mesmo modo, ainda gosta de saber essas coisas."

"Darei o melhor de mim para a vida aqui, e acredito que a vida aqui me dará em troca o que ela tem de melhor."

"Não sei o que tem depois desta curva, mas vou crer que tem o que há de melhor."

"Querido e velho mundo, você é adorável demais, e fico feliz de estar viva em você."

"O vento ronronava." (Porque eu amo essas construções.)

"Se o caminho diante dos pés dela seria estreito, ela sabia que flores de felicidade tranquila nasceriam ao longo dele."

"Deus está em seu paraíso, e tudo corre bem no mundo."


E, depois de um ano e meio, voltei a ser a professora,
sem perder a versão on-line no mundo eu de cá,
mas agora também sou eu lá, onde canta o sabiá kkkk
Feliz ao retornar, sinto-me viva e que nasci para isso.
E, melhor, acho que não me esqueci como se faz...
Deve ser como andar de bicicleta, você simplesmente 
segue adiante, acreditando no lindo caminho.
Assim é para quem trilha a Educação com ideais.
Sigo cheia de ânimo e de tarefas... a típica vida 
de uma professora. Um desabafo e nada mais.
Até a próxima postagem.




2 comentários:

  1. Oi. Bom dia. Meu nome é Fabrício Postigo.
    Achei seu espaço recentemente e gostei muito dos livros bem como dos trechos que vc selecionou.
    Li que vc assim como eu, você também é Professora.
    Procurei um e-mail para te enviar e não encontrei, contudo, deixo o meu endereço de e-mail: fabriciopostigomoreira@gmail.com, você ainda tá pedalando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabrício, fico feliz que tenha gostado do conteúdo do Blog! Sou professora também e sigo nessa missão desafiadora. Pedalo sim, sempre que consigo. É minha alegria.

      Excluir