A retrospectiva literária começa com a retrospectiva pessoal de 2023 que faço com a ajuda de algumas marcações que tenho em minha agenda. É como se eu desse uma pausa em minha vida e me debruçasse na minha janela com a visão do ano que se foi, mesmo que isso tenha acontecido somente em maio.
Comecei 2023 sem fazer nenhum pedido, mas apostei em paz e paixão, e o que recebi ou conquistei deste ano foi mais ou menos o que vem a seguir. Só tenho motivos para agradecer, porque cada fato me permitiu chegar hoje em 2024.
Fui para Ubatuba em família nos primeiros dias de janeiro, chegando após 10h de viagem; fiz auto-hemoterapia para a imunidade; retomei uma terceira temporada de uma história ao saber que havia um portão aberto; fui à Ligia, dediquei-me à oração; fui à Nutricionista e me dediquei a uma vida mais equilibrada. Também fui a São Paulo, andei pela primeira vez de metrô e achei incrível; fui à festa de 10 anos do Bloco Casa Comigo de noiva junto com primas e amigas e foi difícil de encontrar um par. Foi quando descobrimos que o mundo não é sertanejo como pensávamos.

Entreguei-me a um coração sertanejo; completei 15 anos de Escola Padre Reinaldo sem alardes; pulei Carnaval com a Josi (minha amiga) e minha mãe; conheci o segundo filho da minha amiga de infância (a Lara); fiz aeróbico em jejum; beijei alguém enquanto chovia e me deixei levar; comemorei meus 39 anos em preto e banco, brindei com água, vinho e pipoca; fui ao Rodeio de Monte Sião acompanhada e desacompanhada e me diverti; sobrevivi a um dia D na escola com ameaças terroristas. Amém!
Fui à Expoguaçu a um show do Jorge e Mateus, o qual paguei parcelado e não gostei; participei de três corridas oficiais; fui ao Hotel Mantovani como passante; conheci uma pessoa que declamava Camões, Vinícius de Moraes e me surpreendi; fiquei resfriada; fui a diversas sextanejas e saí de muitas no 0x0; tive uma conversa indigesta e passei mal; montei um quebra-cabeça de 1000 peças em família; conheci uma casa de revista e fiquei feliz por estar de scarpin novo.
Andei de avião pela primeira vez, conheci o Rio de Janeiro com a minha família, fui à Bienal do Rio, Cristo Redentor, andei de Bondinho, fui ao bar do Zeca Pagodinho, passei o dia em Copacabana e me sentei com Drummond (ponto alto da viagem).
Vi o que não gostei e chorei, bebi, chorei e passei mal; acreditei ter feito minha melhor escolha, mas não fui escolhida; ganhei o prêmio do concurso da EPTV na Escola junto de meu aluno Enzo Zucato, falei na rádio pela primeira vez sobre o concurso. Curti o verão; pulei na piscina de mãos dadas e permiti me apaixonar mais uma vez. Despedi-me do último pôr do sol do ano acompanhada, brindando à vida, e vivendo infinitos e paradisíacos instantes.
Agora vamos à Retrospectiva Literária.
Finalizei 2023 com 14 exemplares. Não costumo fazer uma meta de quantidade de livros para serem lidos. Até nisso vivo leve, mas, em nenhum momento, fico desacompanhada. Gosto de saborear cada leitura como se fosse mesmo uma vivência... Apego-me aos personagens, como se passassem comigo algum tempo, às vezes um mês ou mais. Deixo-me surpreender, permito me encantar por tanta gente.
Terminei a saga de "Os Bridgertons"; diverti-me lendo "Se nada der certo até os 30 você se casa comigo?; emocionei-me com a biografia de Hebe e senti que fiz a leitura com a minha avó. Achei lindo de doer "O amor vem depois" e finalizei com livros espíritas que me fizeram entender cada vez mais o processo de evolução.
Como podem notar, mesclei romances a livros edificantes, passei por conteúdos poéticos como "Um dia a alma transborda", refleti com Martha Medeiros (uma de minhas favoritas), encontrei-me em "A arte de ser leve" e segui vivendo a minha vida, enriquecendo-a com minhas leituras, pensando em tantos trechos que poderiam ser legendas da minha história, em tantos desfechos que poderiam ser meus também...
Diz @lucaoescritor que "ninguém volta igual de uma viagem ou de um livro." Concordo e sigo me transformando a cada leitura, agregando valores, enchendo minha bagagem com o que posso levar daqui: cultura, memórias, vivências...
Vou deixar cada livro acompanhado de um do trecho, os quais tenho postado no meu Instagram @meumundo.mnhaspalavras junto do link para que possam saber mais sobre a obra no Blog mesmo.
14. Jornada dos Anjos
13. Exilados por amor
12. Hebe - A biografia
11. O amor vem depois
10. Se nada der certo até os 30, você se casa comigo?
9. Visto, conhecido, amado
Não fiz postagem no Blog sobre esse exemplar.
8. E viveram felizes para sempre
7. Um dia a alma transborda
6. A caminho do altar
5. A arte de ser leve
4. Um beijo inesquecível
3. O conde enfeitiçado
2. Simples assim
1. Para Sir Philip, com amor
Até a próxima postagem!
E que venha 2024 do jeito que vem vindo...
Mas não precisa passar voando por nós como vem sendo.
Estamos quase dobrando ao meio o ano,
isso que nem feriado teria.
Que possamos viver cada fase com plenitude,
com verdade e amor.
Que a gente não perca a fé em Deus,
nos homens, no mundo...
Que sempre valha a pena apostar no amor,
acreditar e quem sabe vê-lo vencer.
Eu sigo por aqui, e nem sei dizer se estou
fechada para reformas, se estou me reconfigurando
ou recomeçando...
Já dizia Clarice Lispector,
"Não se preocupe em entender,
viver ultrapassa qualquer entendimento."
Então, vivamos e que Deus ilumine
nossa caminhada com sabedoria.
Amém.