Páginas

terça-feira, 25 de julho de 2023

A arte de ser leve - Leila Ferreira

Não tem preço ganhar um livro que estava na lista de "querências"! E  esse eu o ganhei, no Natal, de minha amiga Josi, junto com lindas palavras que estão eternizadas. 

Em uma determinada semana de palestras educacionais, tivemos o prazer de ouvir Leila Ferreira e, depois de um dia inteiro de trabalho, ela conseguiu nos emocionar tantas vezes e aplaudi-la em pé. Queria encontrar onde fiz minhas anotações para compartilhar...(E encontrei!) Foi depois disso que o livro entrou para minha lista.

Acho que é um excelente exemplar para ser dado de presente. Todo mundo precisa e merece de uma dose de leveza

Gosto do tema, e acho que me identifico. Meu pai e meus familiares sempre disseram que pinguim sente frio em minha cabeça, porque eu não esquento a cabeça com nada.... Sempre levei todos os acontecimentos com bom humor, acredito que é a melhor saída. Achar graça em nós mesmos, das situações... Devo ser do grupo que veio ao mundo de bicicleta, conforme fala Leila Ferreira.

"(...) Deve ter vindo para o mundo de bicicleta, e, pelo visto, vai fazer a viagem de volta pedalando. Existem pessoas que são assim. Parece que já nasceram com essa capacidade de carregar menos bagagem; de, sempre que possível, reduzir o peso das circunstâncias - até das definitivas."


Das minhas anotações dessa excelente palestra, a qual ocorreu em outubro de 2022, destaco:

- Antigamente as pessoas não sorriam nas fotos. Não se usava ser feliz.
- Quem é feliz o tempo todo não está entendendo nada.
- A felicidade acontece no varejo, não no atacado.
- O que nos aproxima da felicidade são as relações pessoais.
- Gentiliza e educação são qualidade de vida.
- O que se conversa depois de um copo d'água?
- As palavras foram o único brinquedo que guardei na minha infância.
- Onde existe afeto, a vida chega no lugar.
- Os índices da humildade relativa do ar estão tão baixos.
- A grande aventura humana é sermos pessoas melhores.
- Tente ser a pessoa que seu cachorro acha que você é. O resto é bobagem.
- Estamos querendo tanto ser substantivo, que perdemos o adjetivo.
E o grand finale:

Sejamos legais! Existimos pra quê?!
Este é o samba-enredo.


O livro é uma delícia de ser lido, porque é leve, para qualquer hora, para qualquer lugar, para qualquer tipo de pessoa. É um livro ideal para se dar de presente, porque faz refletir, propõe mudanças de hábitos, ajuda a desfazer de bagagens desnecessárias ou então permite que se identifique com tanta gente que é feliz com menos, que se contenta com o que tem, que ama o lugar em que vive e é grato pelo ponto em que chegou, pelo que conquistou.
São histórias de pessoas comuns, de gente como a gente, de simplicidade e valor. Vale a pena ler! Ler sempre vale! É daqueles livros edificantes, tão agradável como uma boa prosa que temos com quem gostamos.

Obrigada, Josi, pelo livro, pela amizade, pelo que escrevemos até aqui e pelo que lemos e ouvimos juntas também - sejam histórias, aulas, músicas, sonhos, planos, "de repentes e flors" kkkk

SELEÇÃO INFINITA DE TRECHOS...

"Leveza, uma arte que as andorinhas dominam."


"Os pássaros riscam o ar com precisão, colocam a leveza a serviço do existir."

"Quando penso em leveza, penso na possibilidade de sermos pessoas capazes de deixar o mundo menos opaco, menos pesado, menos inerte. Pessoas que se sentem melhor com elas mesmas e são mais agradáveis, mais delicadas, mais generosas."

"Que sejam cinco minutos, que seja o tempo de um entardecer ou que dure a paixão mais breve - não importa. Mas que, pelo menos parte do tempo, possamos fazer deste mundo um lugar menos complicado."

"Gentileza é qualidade de vida. Por um motivo simples: a vida é feita de relacionamentos. Vive melhor quem tem competência para se relacionar, e faz parte dessa competência tratar o outro com civilidade e respeito."

"Responder uma grosseria com outra é falta de imaginação."

"A vida é o resultado de nossos relacionamentos."

"Parece que o destino (ou a vocação) da professora é repartir o pouco que ganha."

"Pergunto se vale a pena tanto esforço (...) 'Vale, porque a gente não enfeita só a cidade, enfeita a vida da gente.' "
(Sobre o projeto 'Adote uma praça'... Brunão)

"Gentileza é o mínimo que devemos uns aos outros."

"As pessoas tratam a morte de forma muito distante. Se você pensar que amanhã pode não estar mais aqui, seu comportamento muda, porque você sabe que não tem todo o tempo do mundo para ser gentil."

"Na sintaxe das relações pessoais, as frases precisam de preposições adequadas, conjunções encaixadas com zelo, verbos bem conjugados, adjetivos precisos."
(Eliana Comune, eu me lembrei de você...)

"Técnica para amortecer o impacto da convivência diária com pessoas grosseiras (...) Enchendo balões e depois esvaziando."
(Eu ri... Faz sentido.)

"No mundo às avessas de hoje, não é difícil tropeçar."

"Quem escolhe fazer de seu cotidiano um exercício de delicadeza e respeito certamente tem mais chance de envelhecer com leveza. E até de se despedir da vida de uma forma mais leve."

"Morreu com a mesma suavidade, a mesma poesia com que viveu sempre."

"É ridículo levar-se a sério. Não ter humor é não ter humildade, é não ter lucidez, é não ter leveza, é ser demasiado cheio de si, é estar demasiado enganado acerca de si." 
(André Comte-Sponville)

"Não há nada mais difícil do que achar graça na vida e ter de dividi-la com quem não acha. Ninguém merece."

"Talvez a maior contribuição que a gente possa dar ao mundo seja a nossa alegria."

"As pessoas saem de casa mais preparadas para um assalto do que para um sorriso."

"Foi-se o tempo em que dizíamos que um sorriso desarmava as pessoas."

"A capacidade de se divertir em situações que nem sempre são divertidas é um traço dos que têm senso de humor."

"Há pessoas que riem e nos fazem rir contando seus fracassos amorosos. E conseguem fazer da realidade algo mais palatável. (...) O humor salva."

"Pergunto como consegue sintonizar o lado mais ensolarado da vida na maior parte do tempo.
É aprendizado e escolha - responde."

"Essa aí não gasta chinelo. É tão leve que flutua."

"O otimismo é um necessidade vital."

"Otimismo e senso de humor são coisas que a gente aprende e treina, da mesma forma que treinamos um esporte."
"Sou otimista porque é a melhor opção."

"Nossas avós estavam certas quando diziam que não há mal que sempre dure nem bem que nunca acabe."

"Podemos viver com mais simplicidade em qualquer contexto. (...) Cada pessoa deve protagonizar a sua própria opção."

"Hoje o bom não serve mais. Tem de ser o melhor - de tudo. (...) Melhor pra quem? Melhor por quê?"

"A casa que é pequena, mas nos acolhe. O emprego que não paga tão bem, mas nos traz alegrias. O homem ou a mulher que tem defeitos (como nós), mas nos faz mais felizes do que o 'homem perfeito' ou a 'mulher perfeita. As férias que não vão ser na Europa, mas vão nos dar a chance de conviver com pessoas que amamos. O rosto que já não é jovem, mas guarda as histórias que nos constituem. O corpo que já não é jovem, mas está vivo e sente prazer.
Será que a gente precisa mesmo de muito mais que isso? Ou será que isso já é o melhor e, na busca do 'melhor', a gente nem percebeu?"

"Complicar a vida é, no mínimo, falta de inteligência."

"Vida leve não é vida fácil, nem superficial. É vida simples."

"Devemos ter raízes e não âncoras em relação ao passado."

"Sentir saudades é uma das coisas que mais renovam a energia: querer estar, querer abraçar, querer ficar..."

"Lazer é tempo livre com escolha: é poder escolher o que fazer num tempo em que se é livre. Lazer é liberdade."

"Cortella conta que, sempre que alguém fica sabendo que ele não dirige, vem a pergunta: Mas como você não dirige? A resposta do filósofo é sempre a mesma: Não dirijo, não boto ovo, não fabrico rádios - tem um punhado de coisas que não faço."
(João.... meu amigo e colega de trabalho há mais de dez anos!)


"Estamos perdendo hábitos saudáveis. Um deles é ficar sem fazer nada - o dolce far niente dos italianos."

"Meu lugar é aqui, e é aqui que quero ficar até o finalzinho."
(Eu diria o mesmo de Águas de Lindóia...)

"As pessoas perguntavam: 'Mas como você vai sair do Rio?' Respondia que nunca tinha visto qualquer documento dizendo que não podia."

"É uma cidade que me permite fazer pausas, porque tem seu tempo organizado. Acorda e adormece, tem hora para descansar. Vejo as luzes se apagando, a cidade se esvaziando, e sinto que posso apagar também."
(Tão Águas.... E quando tudo está apagado e penso que estou acordada sozinha!? Quando venho de madrugada, vejo o pessoal caminhando, sendo que meu dia anterior ainda não acabou... atrasada.)

"Quando ouço uma música boa ou o barulho do mar, ou seja, sons que me dão prazer, isso também é uma forma de silêncio."

"Já tive vizinhos no andar de cima que faziam tanto barulho à noite, que perguntei a eles numa reunião de condomínio se estavam asfaltando o apartamento."
(Eu ri alto.)

"Talvez as futuras gerações nasçam sem orelhas para defender a sobrevivência da espécie."
(Fez- me pensar na sala dos professores...)

"Quem hoje consegue parar para ouvir a chuva ou absorver os sons que irá carregar em sua memória afetiva?"
(Eu conheci alguém assim... Não saí do chão, mas foi como se tivesse saído.)

"Costumo brincar que poderiam existir espaços públicos para falantes e não falantes, lugares onde se pudesse passar dez minutos, que fossem, em silêncio."

"E os meus passos, quem é que poderá ouvi-los? perguntava Mário Quintana."

"É preciso silenciar por dentro. Somente quando silenciamos por dentro é que somos capazes de nos ouvir. A gente se escuta e escuta o que Deus tem a nos dizer."

"O que desejo mesmo é ouvir meu coração, viver o que me dá alegria e fazer só o que acho correto."

"Parar não é interromper. Muitas vezes, continuar é o que é uma interrupção."

"Nunca fizemos tanto quanto hoje e nunca realizamos tão pouco."

"Solidão: um lugar bom para visitar, mas ruim para permanecer."
Josh Billings

"Comer um doce de leite de fazenda deixa o corpo um quilo mais pesado e a alma incalculavelmente mais leve."
(Uma declaração de amor a doces que eu amo!)

"Construir relações sólidas com a família e os amigos é uma das melhores receitas para se viver mais e melhor."

"Vivem os prazeres proporcionados por uma convivência que se escolheu ter."
(Escolhas... sempre.)

"O bordado tem seu próprio tempo, e é preciso respeitá-lo. O saber esperar é algo que nossa sociedade perdeu."

"Algumas coisas não podem ser aceleradas, têm um ritmo natural. Os relacionamentos entram nessa categoria. Você não pode obrigar alguém a se apaixonar por você."

"Não é só formar um vínculo afetivo que requer tempo: mantê-lo também exige disponibilidade, algo raro em nosso mundo pautado pelo relógio."

"Não há príncipe encantado, com ou sem aliança, que a faça abrir mão do prazer incomparável que é estar com as amigas."
(Amigas de verdade, amigas - irmãs!)

"A tecnologia não tem alma."

"A internet é o primeiro meio antissocial criado para o indivíduo antissocial."
Lee Sigel

"Como toda escolha, implica abrir mão do que não escolheu."

"Famílias nos proporcionam o que a vida costuma ter de melhor - mais do admitimos."

O estilo de vida que escolhemos não tem favorecido a saúde da família."

"As boas conversas requerem tempo, concentração e profundidade."

"As coisas podiam ser mais fáceis. Mas vão melhorar."

"Minha estrada é outra."

"Esta família é uma árvore que plantei e venho adubando há três décadas."

"Considerando sua vida como um todo, qual é o seu grau de satisfação? Expresse essa satisfação com um número de uma dez. As pessoas normalmente têm consciência do tamanho de sua felicidade."
(Eu me daria 8,0, mais que a média, menos que o máximo)

"Felicidade é influenciada pelo meio em que vivemos, pela genética, pelas circunstâncias e pela sorte."

"Pessoas mais felizes são aquelas mais bem equipadas do ponto de vista psicológico."

"Quando diminuímos o peso da existência para aquelas pessoas que nos cercam, é sinal de que vivemos bem."

"Tenho certeza de que, em vez de correr atrás da felicidade, prefiro andar em busca da leveza. Na medida do possível. E sem pressa."

"A época do 'say cheese' ou 'fala xis' é mais recente do que se pensa."

"Paixões nos iludem. O estado da paixão é um estado de engano. Enganos são necessários. A vida em sociedade é feita de inúmeros enganos. São, também, inevitáveis."
(Eu sou uma eterna enganada.)
"Só é feliz quem souber reciclar suas tristezas. Frustrações são um importante matéria-prima para a felicidade."

"Não existe gol feio. Feio é não fazer gol. Faço tudo com amor, inclusive o amor."
(Eu adorei essa!)

"Deus me deu esse privilégio de ser alegre, andar, sorrir, procurar meu destino e até minha felicidade. Só que ela eu ainda não achei."

"Carrego a leveza dentro de mim e agradeço a Deus todo dia por ela, porque sei que é uma coisa que Ele não deu para muita gente."

"Eu vivo a leveza do beija-flor. E quem falou de beija-flor precisa ser feliz?"

"Não existe alegria sem tristeza. A vida é feita de oposições, e negar isso é negar a realidade."

"Por mais dura que seja, a longa viagem para dentro de nós mesmos às vezes é o único roteiro que podemos aceitar entre os tantos que nos oferecem."

"Essa felicidade oca, essa estrutura cenográfica criada para durar seis meses de gravação, não serve de moradia."


"A grama do vizinho só parecia mais verde porque era artificial."

"O sonho de toda pessoa que constrói uma casa é ser feliz nela. Mas a felicidade é completamente pessoal e relativa."

"Se o sorriso de Mona Lisa fosse 100% feliz, será que, depois de cinco séculos, o mundo ainda se encantaria?"
(Boa reflexão...)

"Gosto demais de viver. Dinheiro não faz falta."
(Tão eu...)

"Sempre me achei feliz e continuo achando. Moro num lugar bom, que tem uma água boa. (...) Posso dizer que sou uma pessoa realizada. Não ficou nada para trás, não."

"Da vida eu rapo é tudo."

"Liberdade, ainda que de tardinha. Melhor, aliás, muito melhor, que nada."

"Aeroporto: não para viajar, mas simplesmente contemplar o movimento de aviões e passageiros chegando e partindo. Aquilo faz com que se lembre de que existem outros lugares e outras possibilidades."
(Porque eu achei isso tão poético. Devo acrescentar que nunca andei de avião, nem fui a um aeroporto.)

"Tudo o que é definitivo me incomoda. Não consigo entender o céu por causa disso."

"Duas palavras curtas podem prejudicar o percurso de quem está em busca de uma vida mais leve: se e quando."

"Pessoas que vivem presas ao que aconteceu ou deixou de acontecer costumam ter um grande passado pela frente."
(Terzariol... todos eles.)

"Quando o fim de semana chegar... Às vezes, os melhores fins de semana são na terça." (Muito verdade)

"No território vasto do infinito é muito fácil se perder."

"Dentro do que a vida permite, quero afinar o espírito, desbastar os excessos da alma, viver momentos de felicidade torta ou incompleta, colocar o coração na balança e sentir que ele pesa só um pouco mais que uma pena de avestruz. A vida é curta, mas é larga, alguém já disse. Podemos até não viver muito, mas merecemos viver de fato."

Até a próxima postagem.
Blog atualizado, porque alguém deste lado
está temporariamente fora de serviço: em férias!
Dias de sol e céu azul, tempo livre,
leitura em dia, jardim cuidado
e coração e paz!
Coração em paz?
Coração sendo coração. 
Coração em paz é coração morto.










Nenhum comentário:

Postar um comentário