Páginas

sexta-feira, 7 de abril de 2023

Simples Assim - Martha Medeiros

Enquanto copio infinitos trechos deste livro, fico pensando por que gosto tanto de Martha Medeiros, a ponto de dizer que é minha cronista favorita... Em seus textos, eu me encontro tantas vezes, como se tivesse me vendo pelo espelho. A sensação que tenho é de que se fosse falar algo, diria exatamente igual, talvez não com a riqueza com que ela escreve da forma mais simples. Tenho vontade de aplaudir de pé tantas crônicas, vejo tantas pessoas nos trechos, que chego a mandá-los para brindar essas que me vêm ao pensamento... Nada mais justo do que compartilhar.


Há umas verdades doloridas de serem lidas também sobre amores ou amizades que tenho vontade de enviar, mas acabo guardando para mim com simples marcações... Mas o pensamento é enviado: essa foi pra você!

"Simples assim" surgiu dentre tantos livros em uma caixa, enviada pela minha querida professora Dona Eurídice, que sabe o quanto amo e sempre me presenteia com brilhantes exemplares como esse. Deixo aqui minha gratidão acompanhada da minha eterna admiração.


Simples assim fala um pouco sobre tudo da forma mais simples, conforme diz o título, e por esse motivo também de forma brilhante. Fala sobre o que acredito, sobre o amor, e o fim dele, sobre a esperança que as pessoas têm, sobre amizade, sobre perdas, sobre política, sobre o Brasil, sobre viagens, pessoas, comportamentos... E o tanto de dicas de livros (Pequenas Delicadezas, Mr. Gwyn, Boyhood, Os largados) filmes (Magia ao luar, Acima das nuvens) e músicas (Fan de Faith no More) que aparecem?! 


A grande mensagem que vem em cada crônica é que tudo deve ser simples, vivido mesmo com simplicidade e leveza. Evite qualquer drama por qualquer motivo que seja, reaja da melhor maneira, encare o que tem para hoje e seja sempre mais você. Viver é simples assim! Apenas, viva, permita-se viver! E leia Martha Medeiros! Você vai se identificar... simples assim.


É uma delícia de saborear a qualquer hora do dia e com moderação. Não é um livro para ser devorado, mas degustado no sol ou na sombra, ao acordar ou antes de dormir, como um brinde ao final de semana, depois de um passeio na praça, uma caminhada...


Martha Medeiros é a melhor companhia para qualquer momento e lugar, um excelente exemplar para presentear qualquer pessoa (e eu penso no mínimo três que iriam amar como eu amei). 
Obrigada, Dona Eurídice, mais uma vez por me presentear dentre tantas preciosidades, com essa joia!

INFINITA SELEÇÃO DE TRECHOS... 

porque é impossível escolher menos que isso.


"O que não falta por aí são pessoas desmotivadas, devendo dinheiro, administrando fracassos, sem perspectivas de crescimento, amargando dores de cotovelo, entediados com a vida, aborrecidos crônicos, sem fé no futuro."

"Desistir no meio do caminho está fora de cogitação. Pedir para descer, nem pensar. E a passagem é só de ida."

"Falamos, falamos, falamos, nas no fundo sonhamos com a paz do entendimento."

"O amor que sentimos por alguém não é o mais importante, o que interessa é o amor que sentimos pela vida."

"Ame a vida, é meio caminho andado para um romance leve."

"E lá se vão muitas luas, parece que foi em outra vida."

"Uma pena que nossa preguiça impeça a grandeza de se descobrir algo novo todos os dias."

"Nós, moradores das cidades, estamos tão engajados numa rotina de velocidade, asfalto, tecnologia, motores e eletricidade que fundamos um planeta próprio, cujo nome 'Terra' soa até inapropriado."

"Se estiver ao seu alcance, não perca. É uma rara oportunidade de estabelecer uma conexão que tem caído a cada dia: a nossa com o planeta real."

"As pessoas não sabem reagir diante do que não gera lucro."

"Você não é o que você faz para ganhar dinheiro, você é o que você faz para ser feliz."


"Não sei o que o Brasil pretende ser quando crescer, mas tomara que ele cresça com pessoas que, ao chegarem perto da morte, não tenham tantos arrependimentos pelo que deixaram de fazer quando ainda tinham tempo para fazê-lo."

"A transparência dos nossos pensamentos e sentimentos é o único meio de estabelecermos ligações fortes e de avançarmos, tanto pessoal quanto socialmente."

"Transparência não é um comportamento fácil de adotar. (...) A transparência nos humaniza, nos refina e nos torna melhores - vale para pessoas, para cidades, para nações."

"Agora ninguém mais ataca você, só o tempo - em vez de brigar contra ele, alie-se a ele, tome o tempo para si."

"Na primeira juventude, tudo vai acontecer. Na segunda, está acontecendo."

"Optar por alternativas não abençoadas pelo senso comum pode ser apenas uma maneira de levar a vida como se gosta."

"Costumamos nos agarrar ao que é conhecido, a emoções reprisadas, à manutenção do já visto e já feito - raramente arriscamos perder o chão sob nossos pés. Até que alguém dá um salto mortal bem na nossa frente e não se estatela, ao contrário, se sobressai. É quando dá vontade de ter coragem também. Coragem de sentir medo. E então descobrir que o destino não nos abandonou como parecia. Só estava esperando que a gente se tornasse mais merecedor de seu sorriso."

"Felicidade é algo que todos desejam e ao mesmo tempo renegam, já que não saberiam lidar com algo que lhes deixaria tão soltos e leves."

"Mesmo que as balas Soft tendo sido banidas do comércio, ainda assim há muitas coisas que nos engasgam, entre sólidos, líquidos e emoções sortidas: quem já não quase sufocou com um beijo? Se for para faltar o ar, que seja por amor, que também é doce."

"O universo nunca entrega o que promete. Aliás, ele nunca prometeu nada, você é que escuta vozes."

"Por mais que tenhamos ensaiado nossa fala e estejamos preparados para a melhor cena, nos bastidores do universo alguém troca nosso papel de última hora e não nos comunica, tornando surpreendente a nossa vida."

"O Oriente não grita. O Oriente sussurra."


"Chorei por amor e ainda vou chorar, porque é da natureza do amor despertar nossas fragilidades."

"Ser feminina é um prazer. Não precisamos nos igualar aos homens em todos os quesitos."

"Seu charme era consequência de diversas escolhas acertadas."

"Saúdo quem acorda às 5h da manhã para correr e também quem atravessa a noite dançando."

"Quisera eu poder contar com sete vidas para abraçar todos os jeitos de ser e de estar no mundo, mas, tendo uma vidinha só, faço as escolhas que melhor me identificam, sem deixar de aplaudir minhas renúncias.

A todas as outras mulheres que não sou - ou que não sou ainda - meu sorriso e uma piscadinha cúmplice."

"Sou do time das apegadas. Costumo esticar a validade de tudo, sempre acreditando que ainda há um jeito, que ainda não se esgotaram as tentativas, e assim vou guardando roupas que não uso mais, ideias para textos que não chegaram a ser escritos e principalmente pessoas com quem já não tenho compatibilidade, apostando na fé celestial de que voltarão a significar o que significaram um dia."

"O tempo está passando, e é preciso deixar de acreditar em romantismo, o mundo está obcecadamente instantâneo, frenético, inconstante. Desapega."

"Leveza é uma conquista da maturidade."

"Hoje sabemos que não adianta, a vida é metade o que escolhemos, e metade o que não escolhemos; a parte que se impôs sem chance de negociação. Tivemos que vivê-la também. Nem tudo se consegue planejar."

"Te desejo toda a felicidade que puder aguentar."

"Eu reajo, eu me movo, eu procuro, eu arrisco - essa perseguição a algo que nem sei se existe é uma homenagem que presto à minha biografia. Nada me amortece, tudo me liga, tanto aquilo que dá certo, como também o que dá errado."

"Celebro o já vivido e o que está por vir, as risadas compartilhadas e o choro silencioso, e todas as perguntas que um dia talvez sejam respondidas. Quanta felicidade eu aguento? Não sei. Que venha. Recusá-la é que não irei."

"O que importa é nosso olhar e nosso foco: tudo é único. Cada coisa, cada pessoa, cada gesto, cada segundo é rico de significados e irreproduzível."

"Amar é encontrar aquilo que não se procura." 

"Amar (...) é um potente chute de fora da área em que ninguém acreditou, mas a bola entrou assim mesmo. Gol."

"Aos solitários de amanhã, (...) Permitam-se parar de querer, de procurar, de se preocupar. Sem planos e sem ânsia, aguardem calmamente a chegada do que nunca pediram."

"Morri todas as vezes que me frustrei, morri quando deixei a infância, morri quando deixei a puberdade, morri quando passei por finais de amor (...), morri por todas as minhas desistências, morri diante de cada tarefa terminada, morri quando machuquei algumas pessoas sem querer, morri nas inúmeras vezes em que fui machucada."

"E morri em solidariedade à morte dos outros, morri diante de tragédias que não foram comigo que aconteceram, morri pelas estatísticas, morri de vergonha alheia, morri pelo que passou raspando. Tudo o que acontece de triste a qualquer outro ser humano passa rente a nós."

"Sem morte, não há vida. Quem não morre não renasce, não volta mais atento, não volta mais amoroso, não volta mais experiente, não volta."

"Minha relação amistosa com a morte vem justamente do exagero de amor que tenho pela vida, pela profunda capacidade de regeneração que me trouxe até aqui, habilitada para extrair alegria das mínimas coisas e êxtase das maiores."

"Morreu? Nasce um novo começo."

"Sempre dói a partida de quem ainda tinha muito a contribuir."

"É preciso querer alguma coisa - já alcançar é facultativo."

"Tudo que dá errado pode dar muito certo. A vida joga os dados, distribui as cartas, gira a roleta: a nós, cabe apenas continuar apostando."

"Entre tantas bugigangas que nos cercam, temos o dever de eleger algumas raridades."

"Eu não lembro de ter me sentido tão amada naquele dia em que não apostei um níquel na minha sorte."

"Amar não é para amadores."

"Você tem seus 16 anos para sempre. Seus 21. Seus 25 e todos os outros números que contabilizou a cada aniversário: você tem oito anos, você tem 19, você tem 37. Você só não tem o que virá, mas os anos que viveu ainda estão sendo vividos, são eles que, somados, transformaram você no que é hoje. Sua idade atual não é uma estreia. Só o dia do seu nascimento foi uma estreia. Desde então você nunca mais saiu de cena. Ainda estão em curso seus primeiros minutos de vida."

"Você ainda sente o nervosismo das primeiras vezes, as mesmas dúvidas diante das escolhas, o afeto por pessoas que foram importantes lá atrás, a adrenalina dos riscos corridos. Nada disso evaporou. O ontem segue agindo sobre você, segue interferindo na sua trajetória. É a mesma viagem, a mesma navegação. O meio de transporte é seu corpo, e ele ainda não atracou."

"Você chegou a uma idade gloriosa, a idade de entender que não existe perda, só ganhos. Não existe envelhecimento, e sim desenvolvimento constante. O tempo não passa, ele está sempre conosco."

"O amor, amor mesmo, é uma sorte que se honra, uma escolha em que se aposta diariamente."

"No final das contas, o que sobra de uma vida são os resultados que não buscamos, mas que aconteceram mesmo assim."

"O inacreditável  é que ficará marcado em nossa biografia."

"Virei a casaca, deixei de torcer pelo nada e resolvi torcer pelo tudo. Astrologia, anjos, telepatia, acaso, vibrações, energia. (...) E vou além, acredito profundamente num troço chamado Amor, que não tem lógica, não tem explicação e não tem racionalidade que o justifique. Basta um sorriso para fazer a mágica funcionar."

"Se serão felizes para sempre é um assunto que não nos diz respeito e talvez nem a vocês - coisa mais antiga assinar compromisso com a eternidade."

"Para quem encara como um privilégio o fato de ter nascido (...), para quem domina a arte de temperar o convívio com as pessoas que ama, nunca chegará o dia de declarar-se satisfeito. Aos 79, aos 84, aos 91, aos 98; enquanto a vida parecer suculenta, ninguém há de cruzar os talheres."

"Luxo é ter tempo."

"Cada final de amor é uma pequena morte. Morre lentamente quem fica alimentando fantasias de retorno, planejando vinganças, cultivando lembranças com naftalina. Sei que dói, mas não deixe esse amor definhando na UTI, dê logo a extrema-unção, acabe com isso, morra rápido, morra de vez, para que possa renascer ligeiro também." (Meu prazo são dias.)

"Nossos sonhos morrem. Nosso passado morre. Nossas crenças, nossas fases. Fazer o quê? Morra bem. Morra com categoria. Com dignidade. O menos lentamente possível. (7 dias, repito.)

"O mundo é um hospício.
Deve-se congratular a maioria de nós que toca a sua vida sem entrar em confusão."

"O que mais me fascina nas pessoas, qualquer pessoa, é o jeito. Não é o currículo, o discurso, o passado, o futuro, e sim o jeito de dizer as coisas, o jeito de levar a vida, o jeito de sorrir, o jeito de olhar, o jeito, simplesmente."

"Sempre me considerei uma mulher adaptável. Me convide para um baile na corte ou um churrasco na laje e me sentirei em casa pelo simples fato de estar bem assentada em mim. O que vier eu destrincho, desdobro."

"Teatro não envelhece. (...) É volátil, uma conexão temporária, sem amarras. É uma relação aberta, uma ficada, desperta paixões momentâneas, te faz rir, chorar, te pega pela mão e te leva para um lugar desconhecido. (...) Real foi o que você sentiu, apenas. (...)
No teatro, quem tem que ser capturado somos nós. (...)
Teatro não é lugar para diplomacia. O teatro tem licença para provocar, irritar, constranger, iluminar, elevar, surpreender, encantar, desencantar. (...) 
O teatro confia nos sonhadores."
(Thiago, esse trecho foi para você que é desse mundo, do mundo.)

"Cada dia vivido encerra em si uma história apaixonante com começo, meio e (melhor de tudo) com um fim sempre em aberto, com continuidade amanhã" (Martha Medeiros é sensacional.... Grand finale)

"A internet é a maior rua que existe."

"Tratar com cuidado (...) significa honrar o laço construído."

"Pode não parecer, mas todo ser humano é um cristal."

"Que meu trabalho atinja uma eficiência de 70% e me reste 30% de desacertos para não perder a humildade."

"Por um amor que atinja a meta de 80%, o que já é uma Mega-Sena. Que seja vibrante, sim, mas que nos mantenha com os pés no chão."

"Que minhas amigas estejam por perto, mas não 100%, porque gosto de ter novidades para contar quando nos encontramos."

"Saúde de atleta? Fecho negócio em 95% para mim e 5% para o oponente."

"Pensar demais é desperdiçar um tempo em que você poderia estar amando demais, se divertindo demais e levando a vida a sério de menos."

"É inegável que temos que abrir passagem aos que vêm atrás. Eles chegam com um frescor que já não temos, com um código de comunicação que não dominamos, com uma urgência que para nós não faz mais sentido. Tornamo-nos seletivos e serenos com o passar dos anos, mas ainda há estrada pela frente e temos que dividi-la com aqueles que têm menos bagagem e que correm mais ligeiro."

"A classe política não merece nossos sacrifícios, eu sei, mas não podemos continuar esperando que eles resolvam hoje o que nunca os preocupou antes. Temos que tomar conta do Brasil, assumir esse país que deu profundamente errado, mas que é nosso. Porque, até aqui, perdemos de lavada. Eles lavavam dinheiro, e nós lavávamos as mãos."

"Todos nós temos nossas dores de estimação, nossos erros reincidentes, um caminho que parece uma infinita highway, mas que na verdade é uma grande rotatória. Acabamos sempre no mesmo ponto, dando as mesmas voltas."

"Ela é apenas uma entre outras que conheço há séculos e continuamos sendo que sempre fomos, a cada encontro nos repetimos, e isso é a glória: saúdo os reconhecimentos, as sólidas histórias de vida e de companheirismo, o não precisar se reinventar constantemente." (Lara)

"Acabamos a tarde num abraço afetuoso mil vezes repetido e ficamos de não demorar para nos vermos de novo, mas vai demorar, porque sempre demora, porque sempre foi assim. Tudo acontece do mesmo jeito o tempo todo." (Cris, Eliza)

"A corrupção no Brasil é um câncer que infelizmente não é terminal, porque não termina." (Pesado.)

"É da vida este chamado, que é atendido por aqueles que têm coragem de partir e mais coragem ainda de chegar. De chegar neles mesmos, que é onde cada um, não importa a via escolhida, confirma a razão da própria existência."

"Não confio no amor de quem não se entretém.
De quem se desespera em frente ao espelho, de quem não consegue se maravilhar num jardim, de quem não se comove ao ouvir uma música, de quem não gosta de andar de ônibus enquanto aprecia a paisagem, de quem não se sente inteiro num trem." (Eu diria num metrô)

"Eu sozinha sou muitas. (...) Tem mais foco o meu olhar, tem mais profundezas o meu ser. Sozinha tem mais espaço minha liberdade, tem mais imaginação a minha fantasia, tem mais beleza a minha individualidade."

"Amar é doar, não vem de doer. Amar é saber que aquele que a gente ama, se faltar, vai deixar saudade."

"Quem ainda acredita em relações vitalícias?
Aparentemente, ninguém. Secretamente, todos."

"No fundo, bem no fundo, queremos sim encontrar alguém que seja um amor para toda a vida, que dê motivo para levantarmos da cama de manhã e motivo para deitarmos nela à noite, que preencha de significado a nossa rotina banal, que seja uma parceria que vá muito além da amizade, que nos faça sentir especiais."

"Como é que tem que ser? Se te perguntam, responda. Se te emprestam, devolva. Sem dinheiro, não compre. Se te dão, agradeça. Se te confiaram, cuide. Se te agridem, afaste-se. Se te pagaram, entregue. Se cansou, pare. Se te confidenciaram, silencie. Se te roubarem, acuse. Se colocou no mundo, crie. Se contratou, pague. Se gostou, fique. Se não gostou, recuse. Se errou, desculpe-se. Se acertou, repita. Se tem que fazer, faça. Se prometeu, cumpra. Se vai atrasar, avise. Se te necessitam, ajude. Se você precisa, peça."

"Se gamar, invista. Se sofrer, azar. Se der frio na barriga, celebre. Se vacilar, tente de novo. Se parecer longe, vá igual. Se nunca fez, arrisque. Se der medo, vença-o. Se não souber, invente. Se falhar, ria. Se cansou, viaje. Se calor, praia. Se calhar, Londres. (Mamis)

"As promessas não vingaram, o destino foi mais forte que a idealização."

Até a próxima postagem.
Eu vivo em atraso com minhas postagens,
mas tento não falhar, porque é um lugar que eu amo
estar e um assunto que amo compartilhar.
Sextou no Blog!
Livro livro, livro refletido e postado.
'Bora' para o próximo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário