Que delícia ler Nicholas Sparks e ser surpreendida sempre por ele. Não importa que a história também se passe na Carolina do Norte como todas as outras, aliás acredito que quem lê o autor já tem familiaridade com o lugar, considerando-o também especial, como de fato conhecesse e significasse. Se essa é a intenção do nosso queridinho, o objetivo certamente foi alcançado com sucesso.
O Desejo conta a história de Maggie ora no seu presente como uma famosa fotógrafa que descobre um câncer, ora em seu passado como uma adolescente que enfrenta uma gravidez. Nos dois momentos, são apresentados caminhos que ela terá que percorrer para se reinventar e enfrentar tantas situações que fugiram completamente de seu desejo. Felizmente, ela encontrará pessoas que lhe darão apoio e servirão de ponte para atravessar tantas dificuldades.
Quando descobre a gravidez, a família a tira da cidade, do convívio com as amigas, sem tempo de qualquer explicação e a envia para morar na pacata Ocracoke, na casa de tia Linda que ela mal conhece. A simples tia vai mesclar as características de uma boa mãe preocupada e carinhosa, com a de uma amiga mais velha e experiente em que ela pode confiar.
Será nesse lugar que conhecerá o apaixonante Bryce, que é conhecido da tia e se aproximará para ajudá-la com os estudos. Ele é responsável por abrir os horizontes da jovem ao passo que o sentimento que cresce entre eles se reduzirá a uma proposta de vida a dois.
Bryce representa o amor que fica, mas não a pessoa que permanece. Ele é o responsável por despertar também o amor pela fotografia a ponto de se tornar a carreira de nossa protagonista no futuro. São pequenos acontecimentos e escolhas feitas no presente que acabam sendo responsáveis pelo futuro. O que às vezes dizemos que é o destino, na verdade, é o resultado de nossas decisões anteriores.
Na segunda fase, ela contará com sua equipe de trabalho e Mark surgirá resignificando o amor. Ela estará em seu momento mais frágil, mais reservada e, mais uma vez, distante da família.
O livro faz pensar que é realmente cada um por si nesta jornada, cada um é o único responsável pelo que acontece ou deixa de acontecer; que devemos tomar cuidado com o que desejamos, porque, por mais que tenhamos uma rede de apoio, ao apagar as luzes, estaremos a sós com nossas escolhas feitas, como nossa consciência, e com nosso presente e futuro abraçados à nossa história.
SELEÇÃO DOS TRECHOS...
"Caminhar trazia seus próprios desafios."
"A arte e a fotografia permitiam a comunicação de novas ideias, muitas vezes de maneiras que as palavras não davam conta."
"Sempre acreditei que arte e fé têm muito em comum. Ambas permitem que as pessoas explorem a sutileza das próprias emoções e encontrem a resposta sobre o que o que a arte representa para elas."
"Algumas vezes a gente simplesmente sabe."
"O tempo sempre seria fugidio."
"A espera se tornara a realidade de sua vida."
"Havia decisões que tomara e que gostaria de desfazer; oportunidades que perdera e não teria mais tempo de desfrutar."
"E, no final, não é isso que mais importa na vida? Ser realmente conhecido e amado por alguém que escolhemos."
"Eu me lembro de ter pensado que gostaria de ficar perto de alguém assim para sempre. Alguém que conseguia rir dos inconvenientes da vida e que encontrava alegria em qualquer ocasião."
"A escola era apenas... escola."
"Todo mundo comete erros. Tudo o que podemos fazer é tentar ser um pouco melhor a cada dia."
"Se ele perguntar, pode dizer a verdade ou mentir. Suponho que vai depender do tipo de pessoa que você deseja ver quando se encarar no espelho."
"Disse que a vida é feita de estações e que a estação havia mudado."
"Os móveis eram iguais, os cheiros eram iguais, mas a passagem do tempo tinha, lentamente, deixado sua marca."
"Visitar outros países muda sua perspectiva. Ajuda a compreender que as pessoas são bem parecidas em toda parte, não importa onde você esteja ou o país que visita."
"Não existe ensino; só existe aprendizado."
"Era impossível ensinar a não ser que o aluno tivesse o desejo de aprender."
"É como aprender qualquer coisa, requer tempo e prática."
"Os domingos são sempre longos."
"Tenha em mente que você não precisa comprar nada para ele. Às vezes, os melhores presentes são de graça."
-Se você anda estressado, talvez o melhor lugar para ir seja uma praia tropical em algum lugar. Se você está em busca do sentido da vida, talvez seja o caso de caminhar no Butão ou visitar Machu Picchu ou assistir à missa na Basílica de São Pedro. Ou talvez você queira apenas ver animais, daí pode viajar para Botsuana ou para o norte do Canadá."
Nenhum comentário:
Postar um comentário