Páginas

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

Restrospectiva Literária 2021

2021 chegou ao fim, e não consegui fazer aqui minha retrospectiva literária e pessoal como costumo publicar. Tardo, e como tardo às vezes, mas não costumo falhar.

Foram 13 livros, praticamente um por mês e nem consigo encontrar justificativas para isso, uma vez que trabalhei grande parte do tempo de modo on-line em casa. Talvez essa nova fórmula de ensino tenha consumido minhas horas livros. O que importa é que sempre estive acompanhada de um exemplar, é mais que um hábito, uma paixão, um relacionamento sério que tenho com a literatura, com a minha essência, que são palavras.

O que dizer de 2021?

O grande acontecimento foi ter adquirido minha bike nova, um sonho que estava esperando uma oportunidade e uma pequena poupança para acontecer. Mas nada disso seria possível sem o meu "patrocinador", um amigo medalha de ouro em meu coração, Brunão. Só tenho a agradecer por tudo desde sempre. Desde agosto, meu mundo passou a ser néon.

Cada um escolhe uma forma de ser feliz, uns casam, outros compram uma bicicleta. É preciso respeitar.

Vencemos o ano, mas ainda estamos passando pela pandemia, de forma mais branda com a graça de Deus e também acredito na eficácia da vacina. Penso que é uma dose de luz e não tenho medo. Já tomei as três doses: duas da Astrazeneca e uma da Coronavac. Fiz o teste apenas uma vez no ano passado, o qual deu negativo e acredito que ainda não tenha pegado. (Obrigada, Senhor, pelo livramento.)

Como refleti no primeiro dia do ano novo... Que talvez não consigamos entender certas surpresas, o que tudo significa, mas que saibamos aceitar. Que há dias que amanhecem sem Sol, mas que saibamos em que direção olhar... Isso diz bastante, se não diz tudo.

E 2021 foi assim mesmo... com direito a várias surpresas, seja em forma de uma pessoa que conheci em uma mesa de bar, de reencontros especiais com amigos de longa data, de uma caminhada, de uma mensagem, de um convite, de tentativas que não deram em nada (o que sempre surpreende, porque costumamos acreditar e criar expectativas), de um Carnaval que tive que inventar só para mim, de aulas que tive que fazer acontecer, de inúmeros motivos que tive para comemorar e agradecer... De ter o coração partido pela despedida do meu "doguinho" e por outros que permiti que chegassem perto demais... de rotas que foram recalculadas, de acolhimento de um presente em forma de gato, de madrugadas olímpicas em companhia de minha linda e amada mãe... 2021 começou e terminou em família e todo o meio foi preenchido por ela também, essa preciosidade pela qual agradeço, oro, prezo, amo e priorizo. 

Não é possível ter outro sentimento que não seja gratidão pelo ano vivido, gratidão a Deus por permanecermos aqui firmes, fortes, unidos e com o coração cheio de amor.

Vou deixar aqui os exemplares como dicas de leitura e com trechos selecionados para uma possível reflexão ou apreciação somente.

13. Sozinha


"Enquanto tiver alguma dúvida, enquanto não tiver certeza de que é isso mesmo o que você quer, não faça nada. Espere."


12. Minha História


"Sua história é o que você tem, o que sempre terá. É algo para se orgulhar."


11. Um Sonho no Caroço do Abacate

"Não tínhamos nada a perder, a não ser o medo."



10. Anne de Avonlea



"Se pensarmos em algo que nos preocupa, devemos pensar também em algo agradável que possa nos compensar."


9. Anne de Green Gables


"Darei o melhor de mim para a vida aqui, e acredito que a vida aqui me dará em troca o que ela tem de melhor."


8. Mentira Perfeita


"É isso que acontece quando se perde o foco: você fica para trás."

7. O Grande Mentecapto



"Todos nós somos um pouco viramundos, ou pelo menos trazemos no íntimo uma irrealizada vocação de peregrinos, mas o que nos faz largar um pouso é a procura de outro pouso."


6. A Amiga Genial

"Aprenda a viver por sua própria conta."


5. Primeiro e Único

"Mantenha-se firme no que você quer. Faça o que é certo. Não vá pelo caminho mais fácil."

4. Aglomerados

"Não espere o mesmo tratamento de todos, nem seja a mesma pessoa com todos. Não é todo mundo que tem preparo para acolher você e sua história."

3. Nosso Lar


"Nada existe de inútil na Casa do Pai. Em toda parte, se há quem necessite aprender, há quem ensine; e onde aparece a dificuldade, surge a Providência."


2. O duque e eu

"Vocês têm que me deixar lutar minhas próprias batalhas."



1. Quarto de Despejo

"O que eu preciso fazer eu faço sem achar que é sacrifício."


Até a próxima postagem e, agora, a professora
deixa a versão "eu de cá"... estarei lá com
meus novos alunos, novas turmas, presencialmente.
Que Deus nos proteja, abençoe nosso ano letivo,
dando luz, sabedoria e amor a todos que fazem parte
da equipe escolar, da educação como um todo.
Livrai-nos do mal, de toda contaminação! Amém


3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Lú! Gosto muito de ler também, mas ainda estou me habituando com a leitura literária kkk.
    Existem estudiosos que sugerem a possibilidade de interdisciplinaridade entre Literatura e Física, por exemplo, ou literatura e Matemática.
    Bom! Comecei pelo, O Grande Mentecápto e na hora em que ele (Geraldo, ainda jovem) foi nadar, e começou a olhar as estrelas, não pude deixar de pensar na Astronomia. Será que não era a Canis Major, ou a Sírius? kkk
    Creio que esta união entre disciplinas, embora pareça difícil é muito rica, e com a literatura tudo fica mais interessante e bonito.
    Obrigado por este blog, por possibilitar que busquemos nas palavras, diversas inspirações.

    ResponderExcluir
  3. Thiago, não é que vc encontrou o blog, pegou a dica e mergulhou em uma leitura que foi indicada?! Quanta honra! Fico muito feliz pela "influência". Espero que goste do livro e compartilhe comigo o que está achando. A literatura permite múltiplas leituras e inúmeras conexões.
    Eu é que agradeço pelas palavras, pela presença e pelo comentário aqui.

    ResponderExcluir