Páginas

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

PARA ONDE ELA FOI

Depois de ler, E SE EU FICAR, que mostra o drama de Mia, menina talentosa que perde toda sua família em um acidente, queremos saber PARA ONDE ELA FOI, livro que dá continuidade à história.

O que teria acontecido com Mia? O livro mostraria o lado após a morte? O que teria acontecido com sua vida? Teria ela coragem e força para dar sequência à sua trajetória? Em que se apegaria para continuar? Onde ficaria Adam nessa nova fase?



O segundo exemplar dá show. Contraria qualquer tese que diz que o primeiro é sempre melhor... Em PARA ONDE ELA FOI, Adam conta a história sob seu ponto de vista... É de ler com o coração batendo na garganta, como se fosse a nossa vida escrita em páginas, como se eles deixassem de ser personagens de uma história e passassem a ser parte da gente...

Reencontrar Mia foi inesquecível. Depois de tanto tempo, naquela circunstância... da forma com que tudo aconteceu... acaba nos tirando qualquer reação. Ficamos tão surpresos com cada atitude, com cada explicação; tal como Adam.

Mia simplesmente seguiu sua vida, mas ninguém a segue sozinha, quando se tem um amor, seja ele em forma de Adam, ou de Teddy (irmão), de Kim (sua grande amiga), de seus avós ou até de pais, os quais embora mortos, sempre estarão vivos em seu dia-a-dia, se configurando como muito mais que apenas uma lembrança.
Há uma grande diferença entre se lembrar de quem se foi e viver quem se foi de uma forma única, para que a dor seja apenas suportável.

SE VOCÊ TIVESSE UMA SEGUNDA CHANCE PARA O PRIMEIRO AMOR... VOCÊ ACEITARIA? Mia dá sua resposta nesse livro, e cada leitor dentro de si é capaz de responder...




Acontece que há uma promessa feita mesmo de forma inconsciente, que mostra exatamente o poder das palavras. Mia e Adam são desafiados nesse romance: ela obrigada a conviver com a perda de quem se fora, e ele obrigado a aceitar a partida de alguém que a cada dia está mais viva do que nunca.

Sem nenhuma explicação, Mia foi... tentando se reconstruir em um novo espaço, em um novo formato. Qualquer passo para trás seria voltar para um cenário não mais feliz, intenso, mas de certa forma cinza, escuro e dolorido. Se Adam estava nesse espaço relacionado ao seu passado, teria que se afastar dele também.

“Vou te deixar ir. Se ficar.”



Ele pediu para que ela ficasse... Mas o preço foi caro, entretanto a vida tem suas formas de recompensar, quando se trata de algo verdadeiro como o amor.



MINHA SELEÇÃO DE TRECHOS

“A vida aconteceu.” (Segunda vez com que me deparo com essa frase, e acho que é a melhor explicação para qualquer desfecho, qualquer situação... Que responde aquela famosa pergunta: O que aconteceu?)

“Serei seu erro, você será o meu.
Foi o que assinamos, você e eu.”

“(...) me cansei de tentar. Então me justifiquei. É assim que os relacionamentos adultos são, como fica o amor depois de umas cicatrizes de guerra.”

“(...) há uma grande diferença entre saber que algo aconteceu e saber por que aconteceu, e acreditar nisso. Porque, quando ela cortou o contato, sim, eu sabia que havia acontecido. Mas levei um longo, longo tempo para acreditar.
Em alguns dias, eu ainda não acredito.”


“Ela não manteve um catálogo atualizado de cada conversa que tivemos? Isso se chama seguir em frente.”

“-Quer saber onde os espíritos da minha família vivem?
- Estão aqui – ela diz, batendo no peito. E aqui – ela completa, cutucando as têmporas. – Eu os ouço o tempo todo.”

“Você cruzou a água, me deixou para trás
(...) Comecei a seguir e percebi tarde demais
A terra firme que você deixou para trás.”

“Largar não é difícil. Decidir largar é difícil. Quando você decide, o resto fica fácil.”

“Pensei em todas as meninas cujas costas eu não pude esperar para ver indo embora.”

“Todo mundo quer um pedaço de mim quando não há pedaços suficientes para distribuir.”

“(...) acho que estou entendendo o conceito de encerramento. É parecido com o sentimento melancólico que você tem no final de férias. Algo especial está acabando, e você está triste, mas não pode ficar triste, porque foi bom enquanto durou e haverá outras férias, outros bons tempos.”



(...) É quase como ter minha foto na parede também. Um pequeno pedaço de mim ainda existe, mesmo que a maior parte não possa existir.” (Quando de repente se encontra algo que era seu)

“Há tantas coisas que eu gostaria de dizer a ela; acima de tudo, que eu sempre estive pronto.”

“-Onde você vai nesse meio-tempo. Se alguém precisar de você.
- Diga a todos para não precisarem de mim.”   

“Não há pele suficiente, saliva suficiente, tempo suficiente para os anos perdidos que nossos lábios estão tentando compensar enquanto encontram um ao outro.”

“- Não é justo!
- E quem te disse que a vida é justa?
(Outra frase recorrente... Que, mais do que isso chega a ser uma verdade.)


“Eu também queria entender o que ela ouvia no silêncio.”

“Você não me divide. Você me tem.”

Até a próxima postagem:
Paixão Crônica.. delícia!






Nenhum comentário:

Postar um comentário