Páginas

sábado, 14 de junho de 2014

Rubem Alves: Ostra feliz não faz pérolas

"Ler rapidamente aquilo que o autor levou anos para pensar é um desrespeito. (...) Há frases que resumem uma vida. Por isso é preciso ler vagarosamente, prestando atenção nas ideias que se encondem nos silêncios que há entre as palavras. Eu gostaria que me lessem assim."



E é mesmo assim que leio Rubem Alves, aos poucos... porque são variados assuntos, diversos pontos de vista, análises profundas que nos fazem refletir, que nos permitem encontrar, concordar, rir alto e baixinho...
Para mim ele vai ser um daqueles escritores de qualquer tempo, cujas falas serão sempre verdadeiras em qualquer época ou situação... Acho que ele teria orgulho de ter a mim como leitora apaixonada, como uma fã que se identifica com o que ele critica, ironiza, com tudo, ou a maioria das coisas que julga belo, que considera Deus, milagre, fé, vida e morte...

Com o título: Ostra feliz não faz pérola - ele sugere que tudo que é belo se origina de algum sofrimento, infelicidade, alguma insatisfação. O que acredito também. Para se alcançar algo é preciso não ter conseguido, ter encontrado algum obstáculo. Para haver luta é necessário que exista um desejo, um sonho, um objetivo; e para que isso ocorra é preciso da sensação de incompletude, da infelicidade de não ter.
Somente o que não nos faz feliz provoca mudanças, em qualquer aspecto da vida.
Eu sou incapaz de fazer algo que não gosto, que não me faça feliz. Se não me agrada, eu não penso duas vezes: deixo para trás e sigo meu caminho. Se há algo que eu não deixei, considere aqui: amor, amizade, pessoas, emprego, hábitos e costumes...-  é porque os amo e me fazem feliz!

"A felicidade é um dom que deve ser simplesmente gozado. Ela se basta. Mas ela não cria. Não produz pérolas. São os que sofrem que produzem a beleza, para parar de sofrer. Esses são os artistas."


Vale a pena ler o livro, porque, em primeiro lugar, é RUBEM ALVES... Em segundo, porque é uma delícia acompanhá-lo em suas ponderações sobre amor, beleza, educação, política, religião, velhice, morte.
Deixo aqui alguns trechos selecionados dos muitos que destaquei... Há muito para reescrever, reler... Pequenas histórias, grandes lições... Fica a dica!




"Nunca mostres teu poema a um não poeta. O que eles desejam ouvir é a confirmação de suas velhas ideias."

"Se o maior fosse o melhor, o elefante seria o dono do circo."

"Queremos mentiras novas! Mentiras velhas são um desrespeito  à inteligência daqueles a quem são dirigidas. Que mintam, mas que respeitem a minha inteligência! Mintam usando a imaginação!" (Sensacional)

"Um céu vazio de animais é um céu de um Deus que fracassou.
Deus gosta de bichos. Se ele gosta de bichos, eles serão ressuscitados no último dia."(Amém)

"Toda ausência passageira é metáfora de uma ausência definitiva."

"Quem acredita que o seu lugar é o pódio está sempre estressado, competindo, tentando passar na frente. Quem não tem pretensões ao pódio vive uma vida mais alegre. Não é preciso chegar na frente." (É preciso chegar!)



"Consulte sempre um advogado. Você tem direito. Consulte sempre um psicanalista. Você tem avessos..."

"O silêncio é parte do meu espaço."

"No passado, o normal era que um jovem escolhesse uma carreira e permanecesse nela até morrer, ainda que ela não lhe desse felicidade, tal como acontecia também com os casamentos. Para sempre, até que a morte os separe. Uma coisa boa dos tempos em que vivemos, a despeito de todas as suas confusões, é que as pessoas descobriram que é possível mudar a direção do voo. Nada as obriga a voar sempre na mesma direção até o fim."

"Medalha de prata não tem graça. O vice-campeão é também um vencido."

"Passada a Copa, os torcedores tiram a camisa verde-amarela e cada um veste a camisa do seu time. Retorna então, a guerra antiga..."



"Gosto da palavra amantes. Amantes são aqueles que se amam. Os amantes, separados pela distância, sentem saudades... Para ser marido e esposa não é preciso amar."

"O amor é algo que não se possui, jamais. Aparece quando quer, e só nos resta ficar à espera. Quando ele volta, a alegria volta com ele. Sentimos então que valeu a pena suportar a dor da ausência, pela alegria do reencontro."

"A alma não quer ir para a frente. Quem quer ir para frente é porque ainda não encontrou. Está ainda à procura. Quem quer repetir é porque já encontrou o que procurava."

"Em vez de fichamento, peça que o aluno fale sobre as ideias dele, que aquele livro o fez pensar. Para que fazer um resumo do livro se o livro inteiro já está escrito?" (Concordo e assino embaixo)

"Os livros que amo são aqueles que se tornam meus companheiros vida afora."

"É fácil levar a égua até o meio do ribeirão. O difícil é obrigar a égua a beber água." (Ri alto. Boa demais!)

"É preciso que todos sonhem o mesmo sonho. Havendo isso, fica fácil resolver o resto."

"Os homens são aqueles que perderam a confiança dos pássaros."



"As eleições não são um confronto entre dois times que se odeiam. Não há dois times. O time é um só. Todos jogamos nele. Nosso time é a cidade. O que acontecer na cidade acontecerá a todos nós. O que acontece nas eleições é a escolha do técnico do time no qual todos nós jogamos."

"Tem mais presença em mim o que me falta" (Manoel de Barros)

"O que é que, se eu tivesse, me daria alegria? Essa é uma pergunta que toda pessoa deveria se fazer diariamente."

"Medo eu não tenho. Tenho é tristeza porque este mundo é muito bom e queria continuar a fazer minhas coisas por aqui."

"Acontece conosco o que acontece com os galos. Quer o galo cante, quer não cante, o sol sempre aparece."

"Foi desde sempre, o Mar." (Cecília Meireles)

"Toda alma é também um mar."


"Artesão é o menino que gosta de brincar. E o que ele quer fazer, sem ter que fazer, por puro prazer, é transformar as madeiras em brinquedos." (Pai...)

"O que sobrou

O que sobrou de você neste
Apartamento
Foram as suas roupas, 
Que logo vão ser dadas,
Os seus livros,
Alguns dos quais serão meus,
Aqueles que compramos juntos,
As lembranças.
O que sobrou foram seus retratos e,
Quando vi uma foto sua, sorridente e saudável,
Lembrei-me de que não me preparei
Para a sua vinda,
Mas pude me preparar para a sua ida.
Mas quando você foi,
Ah, meu Deus!
O que sobrou?
O que sobrou
Fui eu."

(Cássia Janeiro) - Um dos poemas mais tristes que já li... 
"Nós te agradecemos porque experimentamos o gosto bom da vida. Somos-te gratos por cada hora de nossas vidas, por tudo o que nos coube das alegrias."


Linda frase para finalizar essa seleção de trechos...
Agora, devido às esperadas férias, devo retomar minhas leituras ao sol,
acompanhando os jogos da Copa do Mundo,  e torcendo pelo meu Brasil!
Até a próxima postagem!