Meu mundo, minhas palavras
sábado, 8 de novembro de 2025
As Gêmeas de Auschwitz
sábado, 23 de agosto de 2025
Contando Milagres - Nicholas Sparks
Se tem algo que tive nessas duas semanas de férias, a qual chamam recesso, foi tempo. E o que fiz com ele? Busquei meu equilíbrio de várias formas.
Um dia, em uma aula de yoga, a professora disse algo que me tocou: o caminho de volta para casa é para dentro. E, retomei essa caminhada comigo mesma, correndo, fazendo academia, tomando sol, cuidando do jardim, organizando cômodos da casa e lendo.
Hoje, no último dia de férias, terminei a história de Nicholas Sparks, a história de Jasper, e confesso que não estava preparada para mais uma despedida, embora eu tenha evoluído neste quesito sem muito drama, mas não sem lágrimas.
Sou fã de Nicholas Sparks, ele nunca me decepciona em nenhum de seus romances e, ao ler "Contando Milagres", não foi diferente. Quando termino, eu observo a capa, o título e encontro a história. Acho que não poderia ser melhor.
Há quem diga que não achou nada de extraordinário para se chamar de milagre, mas esses são olhares desatentos, porque nos deparamos com o milagre da vida de Jasper, da existência dele depois de tudo que passou; o milagre vivenciado pelo seu pai e seu avô; o milagre do amor entre Taner e Kaitlyn; o milagre de Deus e seus sinais na vida de cada um deles.
Jasper tem meu coração, como se eu tivesse convivido com ele naquela cabana simples, na espreita de caçadores ilegais, na mata, passando frio e fome (que agonia)... Ah Jasper, quanta dor carregava naquela vida, quantas perdas, quantas marcas físicas e psicológicas, quanta persistência em viver apesar de tudo, ainda que fosse como Jó.
Taner também tem meu coração, afinal é um militar, e meu coração também é de um. É como se eu o visse por meio do personagem. A bravura, a determinação, o quanto é um homem de verdade e quão parecidos são com relação aos sentimentos também.
O livro conta essas duas histórias paralelas que vão se cruzar sutilmente diante dos nossos olhos, conduzindo-nos para além da realidade de cada um e de seus desafios pessoais, mas da busca de uma mensagem de outro mundo por meio da imagem do cervo branco... Deus, a esperança, o milagre.
Vale ler cada capítulo de Contanto Milagres. Aliás, Nicholas Sparks vale sempre!
Gostei muito do cunho religioso do exemplar, dos valores, porque faz parte da minha verdade, do que acredito.
Pequena observação: Nos trechos em que Jasper vê a morte por meio de uma sombra pensei no livro "A menina que roubava livros". (página 263)
SELEÇÃO DE TRECHOS...
"Você precisa de um lar. Encontre seu lugar e faça dele o seu lar."
"Parece que você está adiando a sua vida ao invés de realmente vivê-la."
"Você tem olhos interessantes."
"Essa mulher tem uma história para contar, e eu quero saber qual é."
"Ele até se parecia com ela, no jeito de falar, na maneira como seu sorriso lento se espalhava pelo rosto. Almas sensíveis."
"Mesmo depois que ela se foi, ele manteve essas tradições, em homenagem não apenas àquele primeiro jantar na cabana, mas a todos os outros jantares também."
"Suas orações sempre vinham na forma de uma única pergunta. Por quê?"
"Seu pai amava apenas cinco coisas na vida: seus pais, pêssegos, seu único filho, esculpir em madeiras e Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo."
"Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito, e quem é desonesto no pouco, também é desonesto no muito."
"As Escrituras faziam parte de sua herança."
"Fixamos os olhos não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que vê é transitório, mas o que não se vê é eterno."
"Pois Dele, por Ele e para Ele são todas as coisas. A Ele seja a glória pelos séculos."
"Sua fé era radiante."
"O único sonho de seu pai - além de zelar pela alma do filho - era um dia construir uma cabana na mata, onde os dois pudessem passar os finais de semana cercados pela beleza da natureza, ao invés de ficarem presos na cidade."
"Para Deus todas as coisas são possíveis."
"Tudo é possível àquele que crê."
"Acho que segunda-feira é o dia perfeito para começar a ser a melhor versão de nós mesmos, já que temos mais seis dias para praticar. Toda semana deveria começar com generosidade. O mundo seria um lugar melhor."
"Faça o que precisa fazer."
"Imaginou quanto tempo o cervo branco sobreviveria em um mundo onde as pessoas davam valor a matar o que era belo."
"Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados."
"O amor é, mais que qualquer coisa, paciente e bondoso."
"Ele já vivera o suficiente para saber que a esperança e a dúvida poderiam coexistir."
(Pergunta interessante, mas é preciso ter coragem para fazê-la.)
terça-feira, 29 de julho de 2025
O Pequeno Café de Copenhague - Julie Caplin
O Pequeno Café de Copenhagne foi um livro que ganhei de presente de uma menina que adora ler e deve seguir a carreira de Letras, Lívia, filha de minha colega de trabalho Rita.
Eu amo ganhar livros em qualquer circunstância, mas não o leio com urgência, assim que o recebo. Tenho vários que ainda não foram lidos e aguardam na prateleira o momento certo. Para alguns me falta coragem, outros acho que não é o momento certo ainda. Esse foi escolhido para ser uma leitura descontraída, daqueles que você pega e deixa que a literatura corra solta despretensiosamente.
Meu Blog vive em atraso, acho que minhas postagem sempre começam com alguma explicação ou uma desculpa. Sem dúvida eu leria mais se não tivesse esse compromisso com o Blog, mas não consigo.
Este ano o Blog completa 15 anos, e é momento de passar com as postagens dançando pelos stories do Instagram. Sem dúvida, é o meu relacionamento mais duradouro e que me faz feliz.
Tenho uma ex-supervisora e amiga muito querida (Lucineia) que já me disse que eu tinha que fazer algo pelo Blog para atingir mais pessoas... Mas para isso talvez tivesse que mudar a modalidade de escrita para vídeo e rolar quem sabe em um TikTok, mas não tenho disposição para isso. Meu Blog fica aqui quietinho para quem quiser acessar sem pressa. Faz parte do meu legado: Meu mundo, minhas palavras. Quem entra aqui sabe um pouco mais de mim, um pouco mais do livro, um pouco mais do que procura.
O pequeno Café de Copenhagne vai contar a história de Kate, uma mulher que vive em Londres e luta para ser promovida em seu trabalho como assessora de imprensa. Ela tem um envolvimento com Josh, que é seu colega de trabalho, a quem confia umas ideias para conseguir a tão sonhada promoção, porém ele se apropria delas, como se fossem dele mesmo, e é promovido.
Assim já temos a primeira reflexão de que é tão difícil ter um colega e parceiro de trabalho, alguém digno de confiança, que soma, multiplica e não subtrai. Posso dizer que já tive um.
Desanimada com seu trabalho, decepcionada com seu relacionamento, Kate encontra uma oportunidade para mostrar seu trabalho por meio de uma viagem à Dinamarca - país conhecido como o mais feliz do mundo, para apresentar a um grupo de jornalistas e influenciadores a arte do Hygge (riu-gá).
Para isso, ela tem que coordenar um grupo de jornalistas e influenciadores com estilos diferentes, opiniões próprias, resistentes, acéticos, turrões, sistemáticos e fazer com que experimentem esse estilo de vida simples, encontrando prazer nos pequenos detalhes, como apreciar um café, fazer um bolo, preparar uma sobremesa.
A sensação que temos é que estamos viajando com ela por lugares lindos junto de um grupo desarmônico que muitas vezes frusta determinadas experiências, colocando praticamente a perder o desafio lançado, em que seu trabalho e sua competência profissional estão em jogo.
Em meio a essas pessoas, ela irá se apaixonar por um integrante - Ben, daqueles que nem acredita neste estilo de vida; terá o apoio do Eva que é uma espécie de um anjo que vai acalmá-la nas situações mais difíceis com o grupo, com a paixão, mostrando, na prática, na pele, no dia a dia, o que é vivenciar o hygge, com calma, paciência, entrega e amor.
É uma leitura leve, como uma viagem mesmo, que deve ser apreciada. Um pouco desse estilo dinamarquês deve ser incorporado ao nosso dia a dia, para que a gente desacelere, não viva em função do trabalho, que tenhamos equilíbrio em nossa vida.
SELEÇÃO DE TRECHOS...
"Velas ajudam a deixar o lugar mais aconchegante."
"(...) Estar com pessoas. Ser parte de algo."
segunda-feira, 7 de julho de 2025
Crédito vale mais que dinheiro
Este livro apareceu em minha vida por meio do meu namorado, que o leu em um dia, com sede de conhecimento, para saber mais sobre esse mundo de investimentos. Fui contagiada, mas o li em doses homeopáticas, como tudo que leio.
Devo confessar que nunca pensei em investir, em ter uma casa própria. Costumava dizer que a casa em que moro é minha, porque fiquei com os meus pais e acreditava ser minha por direito. Sempre quando penso nisso, lembro de um conto "A Terceira Margem do Rio" de Guimarães Rosa...
"Minha irmã se mudou, com o marido, para longe daqui. Meu irmão resolveu e se foi, para uma cidade. Os tempos mudavam, no devagar depressa dos tempos. Nossa mãe terminou indo também, de uma vez, residir com minha irmã, ela estava envelhecida. Eu fiquei aqui, de resto. Eu nunca podia querer me casar. Eu permaneci, com as bagagens da vida."
Foi ele, o Marcelo, quem semeou a primeira ideia de que investir em algo para mim seria interessante. O próximo passo foi me emprestar este livro que me deu a sensação de que estou perdendo tempo em não investir, de fazer um financiamento, de criar meu patrimônio e meu legado.
Até agora acumulei livros e mais livros, fotos e mais fotos, uma bicicleta e amores que não deram certo, ou que deram certo enquanto duraram. Aqui estou eu investindo mais uma vez em um relacionamento, porque eu acredito sempre no amor, e ele há de vencer! Que seja dessa vez e seja para sempre!
Gostei do exemplar, pois explica vários conceitos de forma prática, faz pensar em aplicar o dinheiro de forma inteligente, de utilizar a linha de crédito para criar uma estabilidade, gerar uma renda...
Fala sobre terreno, imóvel de leilão, imóvel na planta, consórcio, taxas, mercado imobiliário, o quanto se pode financiar, dar de entrada... tudo que precisamos saber para dar o primeiro passo de forma confiante. Eu não tinha noção alguma disso tudo.
Agora, é aguardar o momento certo e dar início aos nossos investimentos. Temos planos, temos sonhos e, se for da vontade de Deus, nossos planos irão coincidir!
Vale a pena ler, e vale a pena investir, seja em um imóvel, um terreno, um amor... porque ambos são valiosos e para uma vida toda.
SELEÇÃO DE TRECHOS...
"Cultive seu nome, sua essência e quem você é."
"A dívida de alavancagem é quando você pega um empréstimo para algo que pode trazer mais dinheiro no futuro."
"Um imóvel mantém sua estabilidade."
"A aquisição de um imóvel não é apenas a compra de um espaço físico, mas sim um investimento sólido e seguro, proporcionando estabilidade financeira e construção de patrimônio ao longo do tempo. Como diz o ditado, quem compra terra não erra, e investir em imóveis é uma escolha inteligente para o presente e o futuro."
"O financiamento é o jeito mais fácil de criar patrimônio."
"O melhor momento para comprar um imóvel foi ontem, o segundo melhor é hoje!"
"O financiamento pode ser longo, mas o aluguel é eterno."
"Ao escolher ter a sua casa própria, estamos investindo não apenas em tijolos e argamassa, as na construção de um porto seguro que nos permite vislumbrar um futuro mais estável."
"Ele destaca a importância de desenvolver uma mentalidade empreendedora e de investidor para alcançar a liberdade financeira. Isso envolve a contínua busca por oportunidades de investimento, o aprendizado constante sobre finanças e a capacidade de tomar decisões financeiras inteligentes."
"Com o tempo livre, você pode decidir como preencher seus dias. Seja explorando paixões, compartilhando momentos com a família ou se envolvendo em atividades gratificantes, a liberdade de escolha se torna sua aliada."
"Ao adquirir um imóvel por meio de financiamento, a propriedade se torna um ativo, pois tem o potencial de gerar renda através do aluguel."
"O banco financia 80% do valor do imóvel, e os outros 20% você precisa ter recurso próprio."
"Podemos usar o lote como entrada e financiar até 100% da construção (Construção em terreno próprio).
"É possível financiar até 95% do valor e dar uma entrada de apenas 5% (Financiamento de Imóveis de Leilão).
"Não é a busca pelo dinheiro que vai te tornar mais rico, é a busca pelo conhecimento, por aprender, fazer, testar, validar. O dinheiro é apenas um marcador, uma métrica."
"O verdadeiro poder reside na sabedoria em tomar decisões conscientes e equilibradas (...) discernir entre oportunidades valiosas e armadilhas financeiras."
"O crédito é o acesso a conquistar a casa própria e também criar o seu patrimônio."
"O consórcio é uma forma de você pagar parcelado por um bem que vai adquirir ao longo dos anos. E é formado por um conjunto de pessoas com o mesmo objetivo e todos os meses essas pessoas pagam um administrador para gerir todo o recurso."
"Consórcios são para colher lá na frente."
"Você precisa ganhar mais dinheiro do que você gasta."
"Uma das estratégias é a compra do imóvel de leilão usando financiamento, dessa forma eu dou uma entrada muito baixa e depois consigo recomprar esse imóvel com o consórcio."
"A principal forma de construir seu patrimônio e deixar um legado para a sua família é através dos imóveis de aluguel."
"O imóvel, quando adquirido por meio de financiamento, transforma-se em um ativo, gerando renda potencial através do aluguel e da valorização ao longo do tempo."
"Meu recado final para você é: apenas comece."
E pelo conhecimento se encherão as câmaras de todo tipo de riquezas preciosas e deleitáveis.
O homem sábio é forte, e o homem de conhecimento consolida a força."




.webp)































7





