Páginas

sábado, 8 de novembro de 2025

As Gêmeas de Auschwitz

Terminei de ler o livro "As Gêmeas de Auschwitz" e preciso compartilhar essa história que ficou em mim. Eva Kor tem meu respeito e minha admiração por tudo que viveu, por tudo que sobreviveu e por tudo que superou. Que história! 
E como este livro chegou até mim? Jairo é o nome dele, o representante do meu pai na Terra, o mais evoluído de nós.


Trata-se da perseguição aos judeus, das barbaridades cometidas pelos nazistas, do famoso e terrível Holocausto. Queria ter tido a chance de falar com minha amiga Lucineia sobre esse livro. Ela uma vez me disse que essa história é pesada pelo sofrimento da humanidade, como se fosse uma dívida que todos temos enquanto seres humanos. Queria contar para ela esse enredo de outro ponto de vista, se é que é possível dizer, mais otimista.

"Vocês não precisam se sentir culpadas. Vocês não fizeram isso. Vocês nem eram nascidas. Mas o que vocês têm é responsabilidade de lembrar e compartilhar o que viram. Sejam testemunhas, evitem que isso volte a acontecer. Seu dever é fazer do mundo um lugar melhor."

Depois de o pai de Eva muitas vezes insistir que deveriam ir para Palestina encontrar um lugar seguro, pois já se ouvia falar da captura de judeus, a família resolveu sair pela madrugada e se deparou com soldados nas imediações da propriedade.
São capítulos difíceis de serem lidos, porque foram difíceis de serem vividos. A princípio a família foi pega e levada, depois ocorreu a separação das filhas gêmeas do restante. Eva e Miriam tinham uma a outra, e não foram mortas, porque carregavam esse diferencial: eram gêmeas.

A partir desse momento nós nos deparamos com a fome, a sujeira, a crueldade, o medo, a humilhação, a morte e tantas incertezas diárias. Todos os gêmeos passavam por experimentos como se fossem bichos, injetava-se inclusive vírus de doenças para testar a resistência das crianças. Eva chegou a ficar bem mal, mas o que me encantou foi o poder mental de Eva que a manteve firme, apesar de nem sempre forte, mas confiante de que venceria as dificuldades, a certeza de que sobreviveria pela própria irmã. Miriam já demonstrava mais fraqueza, teve um problema no desenvolvimento dos rins por conta de aplicações realizadas.


A primeira parte do livro chega a ser indigesta por tudo que conhecemos dessa história, por vermos, através dos olhos de Eva, uma criança morta, a miséria, a crueldade no nível mais extremo; por sentirmos o gosto da lavagem que era servido como alimento e a dor de ter um número tatuado no braço como quem marca gado.

A segunda parte é marcada pela libertação, pelo fim dos campos de concentração, pela saída de cena dos nazistas, pela presença de soldados americanos, por bombardeios, por silêncio, por não saber para onde ir; mas pela celebração da vida, por andar com as próprias pernas, pelo encontro com um sorriso sincero, pela busca de um rumo, de uma possibilidade de existência em algum lugar do mundo, pela comida de verdade, por gente de verdade.

É de chorar, é de nos emocionar. Saímos com as gêmeas, de mãos dadas de Auschwitz, vivas!

E, na minha divisão, a terceira parte é a grandiosidade de Eva, de olhar para trás e se sentir uma vencedora e não uma vítima; de olhar para o Holocausto como aprendizado para a humanidade. E o que a diferencia de tudo e de todos é a capacidade de perdoar todas essas pessoas, toda a maldade feita... Sem dúvida, a maior lição. Nós, que não vivemos, não sentimos na pele, somos preenchidos por sentimento de ódio, de vingança, querendo buscar a justiça nem que seja divina anos após isso tudo...enquanto Eva mostra-se superior, uma gigante de tamanha evolução. Aquela criança de 10 anos sempre foi iluminada, sempre foi um ser de luz e a irradia para a humanidade, por meio de sua vivência.

Depois de tudo, ela conseguiu voltar ao campo de concentração e ressignificou toda a história, mostrando a importância do perdão e a leveza de seguir em frente com humor, com sabedoria, com fé enquanto foi lhe permitido viver.

A última parte é seu legado, o que fica, o que nunca vai morrer com ela. Sua história, seu caráter, seus valores, seu perdão, sua evolução, este livro. 
Até a cor azul que ela escolheu como cor para acompanhar em suas vestimentas tem boas vibrações, reflete o céu azul, a liberdade, dias melhores, a esperança... Identifiquei-me, porque minha esperança também é azul.

Eva, obrigada por compartilhar sua história e nos mostrar que essa dívida com a humanidade pode ser perdoada por cada um.
Como professora e com todo respeito, gostaria levá-la para a sala de aula, para minhas aulas de leitura.


Eva não foi vítima desse enredo desastroso, ela foi vitoriosa, ela venceu o nazismo, ela foi uma sobrevivente.


SELEÇÃO DE TRECHOS...

"Daquele momento em diante, havia dito a mim mesma que sairíamos daquele campo vivas. E não mais permiti que temores ou dúvidas dominassem meus pensamentos. Tão logo entrassem na minha mente, eu os expeliria com vigor." (O poder mental de Eva)

"A nudez era o aspecto mais desumanizador que havia no campo."

"Estar em Auschwitz era como estar num acidente de carro todos os dias. Todos os dias acontecia algo terrível."

"O risco era imperativo."

"Em Auschwitz, morrer era tão fácil. Sobreviver era um trabalho de período integral."

"De agora em diante, segure sempre em minha mão."

"Era uma visão e tanto. A pura alegria humana de estar vivo."

"Eu não tinha ideia de para onde estávamos indo, mas sabia para onde queríamos ir."

"Estávamos indo em direção à Romênia. No trem cantávamos e conversávamos. Elas disseram que iam guardar os uniformes listrados de prisioneiro que tinham usado em Auschwitz e testemunhar para o mundo o que tinha acontecido lá."

"Eu vou contar a minha história, ela vivia dizendo."

"Muitas pessoas estavam com medo da União Soviética e não queriam viver sob um governo comunista."
(E há quem defenda...)

"Eu me permiti imaginar que havia algo bom esperando por nós."
(O poder mental prevalecendo...)

"Éramos tudo que havia restado da família Mozes."

"Encontrei apenas três fotos amarrotadas e comprimidas num maço, jogadas pelo chão. (...) Era a única prova que eu tinha de que antes, não muito tempo atrás, eu tivera uma família."

"Faríamos uma nova vida para nós de alguma forma."

"As infinitas extensões de água e céu com ar puro e vento a se filtrar por nosso cabelo tinham cheiro de liberdade e de promessa."

"Aprendi a dizer 'eu te amo' em dez línguas diferentes e, aos dezesseis anos, isso parecia uma coisa importante a saber."

"Descobri que o perdão não é tanto para o perpetrador, e sim mais para a vítima. Eu tinha o poder de perdoar. Ninguém poderia me dar esse poder e ninguém poderia tirá-lo de mim."

"O perdão é uma semente para a paz. É o ato derradeiro de autocura."

"Espero ensinar a pessoas jovens as lições de vida que eu aprendi por meio de toda a minha dor e de tudo o que passei e a que sobrevivi."

"Jamais desista de si mesmo ou de seus sonhos, pois tudo de bom na vida é possível."

"Julgue as pessoas pelas ações delas e pelo conteúdo de seu caráter."

"Perdoe seu pior inimigo e perdoe qualquer um que o tenha magoado - isso vai curar a sua alma e libertar você."

"Jamais desista. Você pode sobreviver e fazer com que seus sonhos se tornem realidade."

"Eu espero, de algum modo humilde, enviar ao mundo uma mensagem de perdão; um mensagem de paz, uma mensagem de esperança, uma mensagem de cura."

"Eu sou alguém por causa do que sou por dentro, e traje nenhum vai poder mudar isso."

"Essa foi uma verdade de sua vida."

"Meu perdão não tem nada a ver com os perpetradores. É um ato de autocura, de autolibertação e empoderamento. É gratuito, não tem efeitos colaterais e funciona. Recomendo vivamente que seja tentado por todos."

"O perdão é uma decisão pessoal que os indivíduos devem tomar por si próprios em seu próprio tempo."


"Ela ou qualquer outro estaria fadado a uma vida de ódio e sofrimento se deles fosse exigido esperar por um pedido de desculpas que jamais chegaria."

"Eva insistia em que o direito de ser feliz, de estar livre de sofrimento, deveria ser visto como um direito humano universal."

"Crescer é difícil, mesmo sob as melhores circunstâncias."

"Seja você mesmo, simplesmente o melhor que você possa ser."

"Esta garotinha sou eu, e eu conquistei o direito de sorrir."


"E se há alguém capaz de sobreviver pela pura e simples determinação, esse alguém seria Eva Kor."

"Para Eva, Auschwitz era um lugar de triunfo, o maior de sua vida. Ela, uma criança pequena, havia vencido os nazistas. Como ela sempre dizia: 'Os nazistas estão mortos. Eu estou viva.' "

"A raiva é uma semente da guerra; o perdão é uma semente da paz."

Até a próxima postagem.
Precisei escrever esta postagem
antes de terminar a da leitura anterior,
de tanto que gostei deste livro, 
do tanto que significou para mim.
Uma necessidade de compartilhar.
 Era isso que eu queria
para minha semana de saco cheio: 
uma história de verdade.
É isso que quero para a vida: 
uma história de verdade.
É sobre isso. 




sábado, 23 de agosto de 2025

Contando Milagres - Nicholas Sparks

Se tem algo que tive nessas duas semanas de férias, a qual chamam recesso, foi tempo. E o que fiz com ele? Busquei meu equilíbrio de várias formas. 

Um dia, em uma aula de yoga, a professora disse algo que me tocou: o caminho de volta para casa é para dentro. E, retomei essa caminhada comigo mesma, correndo, fazendo academia, tomando sol, cuidando do jardim, organizando cômodos da casa e lendo.

Hoje, no último dia de férias, terminei a história de Nicholas Sparks, a história de Jasper, e confesso que não estava preparada para mais uma despedida, embora eu tenha evoluído neste quesito sem muito drama, mas não sem lágrimas.

Sou fã de Nicholas Sparks, ele nunca me decepciona em nenhum de seus romances e, ao ler "Contando Milagres", não foi diferente. Quando termino, eu observo a capa, o título e encontro a história. Acho que não poderia ser melhor.

Há quem diga que não achou nada de extraordinário para se chamar de milagre, mas esses são olhares desatentos, porque nos deparamos com o milagre da vida de Jasper, da existência dele depois de tudo que passou; o milagre vivenciado pelo seu pai e seu avô; o milagre do amor entre Taner e Kaitlyn; o milagre de Deus e seus sinais na vida de cada um deles.

Jasper tem meu coração, como se eu tivesse convivido com ele naquela cabana simples, na espreita de caçadores ilegais, na mata, passando frio e fome (que agonia)... Ah Jasper, quanta dor carregava naquela vida, quantas perdas, quantas marcas físicas e psicológicas, quanta persistência em viver apesar de tudo, ainda que fosse como Jó.

Taner também tem meu coração, afinal é um militar, e meu coração também é de um. É como se eu o visse por meio do personagem. A bravura, a determinação, o quanto é um homem de verdade e quão parecidos são com relação aos sentimentos também.

O livro conta essas duas histórias paralelas que vão se cruzar sutilmente diante dos nossos olhos, conduzindo-nos para além da realidade de cada um e de seus desafios pessoais, mas da busca de uma mensagem de outro mundo por meio da imagem do cervo branco...  Deus, a esperança, o milagre.

Vale ler cada capítulo de Contanto Milagres. Aliás, Nicholas Sparks vale sempre!

Gostei muito do cunho religioso do exemplar, dos valores, porque faz parte da minha verdade, do que acredito.

Pequena observação: Nos trechos em que Jasper vê a morte por meio de uma sombra pensei no livro "A menina que roubava livros". (página 263)


SELEÇÃO DE TRECHOS...

"Você precisa de um lar. Encontre seu lugar e faça dele o seu lar."

"Parece que você está adiando a sua vida ao invés de realmente vivê-la."

"Você tem olhos interessantes."

"Essa mulher tem uma história para contar, e eu quero saber qual é."

"Ele até se parecia com ela, no jeito de falar, na maneira como seu sorriso lento se espalhava pelo rosto. Almas sensíveis."

"Mesmo depois que ela se foi, ele manteve essas tradições, em homenagem não apenas àquele primeiro jantar na cabana, mas a todos os outros jantares também."

"Suas orações sempre vinham na forma de uma única pergunta. Por quê?"

"Seu pai amava apenas cinco coisas na vida: seus pais, pêssegos, seu único filho, esculpir em madeiras e Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo."

"Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito, e quem é desonesto no pouco, também é desonesto no muito."

"As Escrituras faziam parte de sua herança."

"Fixamos os olhos não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que vê é transitório, mas o que não se vê é eterno."

"Pois Dele, por Ele e para Ele são todas as coisas. A Ele seja a glória pelos séculos."

"Sua fé era radiante."

"O único sonho de seu pai - além de zelar pela alma do filho - era  um dia construir uma cabana na mata, onde os dois pudessem passar os finais de semana cercados pela beleza da natureza, ao invés de ficarem presos na cidade."

"Para Deus todas as coisas são possíveis."

"Tudo é possível àquele que crê."

"Acho que segunda-feira é o dia perfeito para começar a ser a melhor versão de nós mesmos, já que temos mais seis dias para praticar. Toda semana deveria começar com generosidade. O mundo seria um lugar melhor."

"Faça o que precisa fazer."

"Imaginou quanto tempo o cervo branco sobreviveria em um mundo onde as pessoas davam valor a matar o que era belo."

"Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados."

"O amor é, mais que qualquer coisa, paciente e bondoso."

"Ele já vivera o suficiente para saber que a esperança e a dúvida poderiam coexistir."

"Quanto tempo durou seu namoro mais longo?"
(Pergunta interessante, mas é preciso ter coragem para fazê-la.)

"Passar um tempo na natureza com regularidade é bom para a saúde mental."

"Bem-vindo ao meu mundo.
Aprendi a escolher minhas batalhas com sabedoria."

"Fico feliz por você não ser assombrado pelas situações que enfrentou."

"Feliz é o homem que persevera na provação."

"Olha o que nosso amor fez."
(Disse enquanto segurava os filhos nos braços.)
"Ele garantia que nunca lhes faltaria nada que fosse importante."

"A velhice mudou você. Exatamente como eu."

"Deus cumpre seus planos de maneiras misteriosas."

"Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam testados além do que podem suportar."

"Os ímpios tomam emprestado e não devolvem, mas os justos dão com generosidade."

"Como sempre, eles se entreolharam naqueles momentos finais antes de dormir."

Como já aprendera há tempos, uma vez que as lembranças começavam era quase impossível interrompê-las."

"Nas semanas que se seguiram, ele se debruçou sobre seu destino."

"Ela sabia que não era mais a jovem que um dia fora."

"O terceiro encontro costuma ser... significativo."

"Com que roupa eu vou?
Essa é sempre a maior dúvida antes de sair, não é?"

"Era um gostinho de normalidade em um lugar onde o normal muitas vezes era escasso."

"Que necessidade específica isso preenche em você? Além da diversão?(...) O que você quer da vida?"

"Seus sentimentos ainda estavam perigosamente perto da superfície."


"Sua punição era simplesmente suportar."

"Ele ainda tinha sua fé; em seu coração. Deus e Cristo eram tão reais como sempre foram."

"O que você precisa descobrir primeiro, porém, é quem você é e o que realmente quer."

"Tudo o que acontece no mundo, de bom e de ruim, oferece àquele que crê a chance de louvar a Deus."

"O amor é mais que apenas uma emoção. É sobre compartilhar uma vida."

"Tenho feito uma autorreflexão nos últimos dias, tentando descobrir quem eu sou e quem eu quero ser."

"Ele era um caso interrompido."
(Boa definição)

"Os milagres nunca cessam."

"Estou neste mundo há muito mais tempo que você. Algumas batalhas simplesmente não podem ser vencidas."

"Sentia falta da maneira como se sentia consigo mesmo sempre que eles estavam juntos."

"Ter um coração partido também quer dizer que houve um tempo em que ele não estava partido, quando meu coração era leve e completo. Amar trouxe alegria e significado à minha vida, e eu não teria trocado esse amor por nada no mundo."
(Trecho lindo de doer.)

"Seus olhos carregados de promessas (...)
(Bela imagem.)

"A oração mais poderosa que conhecia.
- Obrigado, Deus."

Até a próxima postagem.
Do dia em que iniciei essa postagem 
até a data da  publicação, agosto passou
por mim, por nós sem muitas explicações.
A cada ano, este mês, que não acabava nunca 
no diário de classe, passa tão rápido 
quanto fevereiro.
Agosto aconteceu. Agosto de Deus.


terça-feira, 29 de julho de 2025

O Pequeno Café de Copenhague - Julie Caplin

O Pequeno Café de Copenhagne foi um livro que ganhei de presente de uma menina que adora ler e deve seguir a carreira de Letras, Lívia, filha de minha colega de trabalho Rita. 

Eu amo ganhar livros em qualquer circunstância, mas não o leio com urgência, assim que o recebo. Tenho vários que ainda não foram lidos e aguardam na prateleira o momento certo. Para alguns me falta coragem, outros acho que não é o momento certo ainda. Esse foi escolhido para ser uma leitura descontraída, daqueles que você pega e deixa que a literatura corra solta despretensiosamente.


Meu Blog vive em atraso, acho que minhas postagem sempre começam com alguma explicação ou uma desculpa. Sem dúvida eu leria mais se não tivesse esse compromisso com o Blog, mas não consigo.

Este ano o Blog completa 15 anos, e é momento de passar com as postagens dançando pelos stories do Instagram. Sem dúvida, é o meu relacionamento mais duradouro e que me faz feliz.  

Tenho uma ex-supervisora e amiga muito querida (Lucineia) que já me disse que eu tinha que fazer algo pelo Blog para atingir mais pessoas... Mas para isso talvez tivesse que mudar a modalidade de escrita para vídeo e rolar quem sabe em um TikTok, mas não tenho disposição para isso. Meu Blog fica aqui quietinho para quem quiser acessar sem pressa. Faz parte do meu legado: Meu mundo, minhas palavras. Quem entra aqui sabe um pouco mais de mim, um pouco mais do livro, um pouco mais do que procura.

O pequeno Café de Copenhagne vai contar a história de Kate, uma mulher que vive em Londres e luta para ser promovida em seu trabalho como assessora de imprensa. Ela tem um envolvimento com Josh, que é seu colega de trabalho, a quem confia umas ideias para conseguir a tão sonhada promoção, porém ele se apropria delas, como se fossem dele mesmo, e é promovido.

Assim já temos a primeira reflexão de que é tão difícil ter um colega e parceiro de trabalho, alguém digno de confiança, que soma, multiplica e não subtrai. Posso dizer que já tive um.

Desanimada com seu trabalho, decepcionada com seu relacionamento, Kate encontra uma oportunidade para mostrar seu trabalho por meio de uma viagem à Dinamarca - país conhecido como o mais feliz do mundo, para apresentar a um grupo de jornalistas e influenciadores a arte do Hygge (riu-gá).

Para isso, ela tem que coordenar um grupo de jornalistas e influenciadores com estilos diferentes, opiniões próprias, resistentes, acéticos, turrões, sistemáticos e fazer com que experimentem esse estilo de vida simples, encontrando prazer nos pequenos detalhes, como apreciar um café, fazer um bolo, preparar uma sobremesa.

A sensação que temos é que estamos viajando com ela por lugares lindos junto de um grupo desarmônico que muitas vezes frusta determinadas experiências, colocando praticamente a perder o desafio lançado, em que seu trabalho e sua competência profissional estão em jogo.

Em meio a essas pessoas, ela irá se apaixonar por um integrante - Ben, daqueles que nem acredita neste estilo de vida; terá o apoio do Eva que é uma espécie de um anjo que vai acalmá-la nas situações mais difíceis com o grupo, com a paixão, mostrando, na prática, na pele, no dia a dia, o que é vivenciar o hygge, com calma, paciência, entrega e amor.

É uma leitura leve, como uma viagem mesmo, que deve ser apreciada. Um pouco desse estilo dinamarquês deve ser incorporado ao nosso dia a dia, para que a gente desacelere, não viva em função do trabalho, que tenhamos equilíbrio em nossa vida.


 SELEÇÃO DE TRECHOS...

"Ser professora aparentemente envolvia carregar um montão de coisas por aí." (Tão eu...)

"Velas ajudam a deixar o lugar mais aconchegante."

"Você conseguiu ser alguém na vida. Trabalha muito, é boa no que faz. Era só o que ela queria de nós, que nós saíssemos melhor do que a geração anterior."

"Se você sabe fazer café, nunca vai ficar desempregada."

"A psicologia comprova que olhar para coisas belas deixa as pessoas mais felizes."

"Para uma jovem bonita como você, a vida é mais do que trabalho. Amigos, família..."

"O jeito dinamarquês de ser. Nós não vivemos para trabalhar."

"A cada um o que for do seu gosto."

"Vocês precisam provar coisas diferentes, expandir o paladar."


"O silêncio carregava em si uma apatia que não era lá muito reconfortante."

"A comida precisa ser feita com amor. Tudo fica mais gostoso quando é feito com amor. É hora de deixarmos nossas preocupações e ansiedades do lado de fora."

"Na Dinamarca, nós celebramos as pequenas alegrias."

"Trata-se de encontrar prazer nas coisas simples da vida, como levar um doce para casa depois do trabalho, pegar uma xícara de café e se sentar para aproveitar cada pedaço sem o menor remorso em relação a calorias."


"O que faz vocês felizes?"
(Um céu azul - minha resposta)
"(...) Estar com pessoas. Ser parte de algo."
(Boa resposta)


" Costuma-se dizer que o lar de um inglês é seu castelo. (...) Ao longo da vida, nós passamos muito tempo em casa. Esse ambiente acaba se tornando um lugar para criarmos momentos especiais, cuidarmos de nós e dos outros, oferecer boas experiências para quem amamos, nossos amigos e nossa família."

"Um dia você acorda de manhã e percebe que todo mundo seguiu em frente."

"(...) Olhos astutos e inteligentes absorvendo as paisagens."

"Não era esse o motivo de se estar casado? Ter alguém que se preocupa com você, que cuida de você?"

"A gente pode beber um monte de coisas boas, mas, com o passar do tempo, uma boa taça de vinho passa a ser o suficiente."

"Era o tipo de coisa que ele fazia: a coisa certa."

"O que vale não é de onde você vem, mas sim para onde vai."

"Isso, sem dúvida, tinha alterado minha perspectiva."

"Meu coração afundando como um petit gateau."

"Lembre-se de colocar amor. Pense nas pessoas que são mais especiais para você. Para quem você faria isso? Não me conte. Apenas pense nessas pessoas."

"Você é boa com as pessoas, cuida delas porque tem um bom coração, não porque é seu trabalho."

"Pelo tempo que fosse necessário, seríamos uma equipe."

"Antes de entregar qualquer coisa, olhe para ela. E se questione se parece ok. A apresentação está bonita? Parece boa o bastante? Você serviria isso para alguém que você gosta?"

"Sem pressa. Sempre vale a pena fazer as coisas com calma... Quando os clientes recebem coisas boas, eles não se importam em esperar."

"A única maneira de ver uma tarefa concluída era eu mesma fazer o serviço."

"Talvez, eu pudesse me dar ao luxo de deixar acontecer. Ao menos uma vez eu podia apenas ser."

"Eu não imaginava para onde aquela noite nos levaria, mas aproveitaria cada momento."

"Desejei morar naquele momento, um instante de mais pura perfeição, e fiquei ali apoiada nele, deixando a música me envolver. Um prazer simples. Luzes. Cor. Música."

"O beijo, dessa vez, foi lento e certeiro, selando nosso acordo. Promessas e esperanças fervilhavam no toque suave de nossas bocas."

"Palavras não eram necessárias."

"Ver tanto amor e alegria era muito animador, um lembrete maravilhoso das coisas mais importantes da vida: amor e família."

"Aprendi sobre a importância dos detalhes, sobre como coisas pequenas como assar um bolo para alguém, passar tempo juntos, acender velas e criar uma ocasião especial podem ser importantes."

"Dá para fazer muitas coisas diferentes se a gente sair da inércia."

"É impressionante o que um novo sutiã e uma calcinha combinando fazem com a autoconfiança."

"O garçom puxou uma cadeira de encosto alto, acolchoada e aveludada - quase uma prima distante de um trono da realeza."

"- Estava procurando uma boa desculpa para voltar.
 Ah, então eu sou uma desculpa?
- Um motivo."

"Obrigada por me trazer aqui. É lindo."
"Me relembre por que é mesmo que eu gosto tanto de você?"

"Você precisa pedir algo diferente para expandir o paladar."

"- Quer fazer um passeio qualquer dia desses?
- Estou dentro se você estiver."

"Um beijo que continha notas de gratidão, alívio e desespero, desejo, necessidade e determinação (...) naquele começo de noite de verão."

"Estudar tinha sido a chave para abrir meus horizontes."

"A gente sempre tem escolha."

"Sua mãe teria sido a primeira a dizer para você fazer algo que a deixe feliz. O que sua mãe realmente queria era que você tivesse escolha."

"O que encontrei foi um estilo de vida que abraça o aconchego (...), com um foco inconsciente em dedicar tempo à celebração de coisas simples. Descobri que comemorar um dia chuvoso, priorizar a companhia de pessoas especiais e dar ênfase à união proporcionam um estilo de vida mais feliz."

"Dei um passo à frente, me obrigando a ser corajosa. Eu tinha tudo a perder e tudo a ganhar."

"O silêncio entre nós era pesado e importante."

"A parte boa dos erros é que é possível consertá-los."

Até a próxima postagem.
Por aqui seguem as férias. Saí mais tarde
dessa vez. A sensação é de que estou atrasada.
Mas estou colocando a atividade física,
a leitura, o sol e a vitamina D em dia.
É o que tenho para esses dias, além de 
doses diárias de fé e esperança.
Nem tudo depende só de mim.

segunda-feira, 7 de julho de 2025

Crédito vale mais que dinheiro

Este livro apareceu em minha vida por meio do meu namorado, que o leu em um dia, com sede de conhecimento, para saber mais sobre esse mundo de investimentos. Fui contagiada, mas o li em doses homeopáticas, como tudo que leio.

Devo confessar que nunca pensei em investir, em ter uma casa própria. Costumava dizer que a casa em que moro é minha, porque fiquei com os meus pais e acreditava ser minha por direito. Sempre quando penso nisso, lembro de um conto "A Terceira Margem do Rio" de Guimarães Rosa... 

"Minha irmã se mudou, com o marido, para longe daqui. Meu irmão resolveu e se foi, para uma cidade. Os tempos mudavam, no devagar depressa dos tempos. Nossa mãe terminou indo também, de uma vez, residir com minha irmã, ela estava envelhecida. Eu fiquei aqui, de resto. Eu nunca podia querer me casar. Eu permaneci, com as bagagens da vida."

Foi ele, o Marcelo, quem semeou a primeira ideia de que investir em algo para mim seria interessante. O próximo passo foi me emprestar este livro que me deu a sensação de que estou perdendo tempo em não investir, de fazer um financiamento, de criar meu patrimônio e meu legado.

Até agora acumulei livros e mais livros, fotos e mais fotos, uma bicicleta e amores que não deram certo, ou que deram certo enquanto duraram. Aqui estou eu investindo mais uma vez em um relacionamento, porque eu acredito sempre no amor, e ele há de vencer! Que seja dessa vez e seja para sempre!

Gostei do exemplar, pois explica vários conceitos de forma prática, faz pensar em aplicar o dinheiro de forma inteligente, de utilizar a linha de crédito para criar uma estabilidade, gerar uma renda... 

Fala sobre terreno, imóvel de leilão, imóvel na planta, consórcio, taxas, mercado imobiliário, o quanto se pode financiar, dar de entrada... tudo que precisamos saber para dar o primeiro passo de forma confiante. Eu não tinha noção alguma disso tudo.

Agora, é aguardar o momento certo e dar início aos nossos investimentos. Temos planos, temos sonhos e, se for da vontade de Deus, nossos planos irão coincidir!

Vale a pena ler, e vale a pena investir, seja em um imóvel, um terreno, um amor... porque ambos são valiosos e para uma vida toda. 


 SELEÇÃO DE TRECHOS...

"Cultive seu nome, sua essência e quem você é."

"A dívida de alavancagem é quando você pega um empréstimo para algo que pode trazer mais dinheiro no futuro."

"Um imóvel mantém sua estabilidade."

"A aquisição de um imóvel não é apenas a compra de um espaço físico, mas sim um investimento sólido e seguro, proporcionando estabilidade financeira e construção de patrimônio ao longo do tempo. Como diz o ditado, quem compra terra não erra, e investir em imóveis é uma escolha inteligente para o presente e o futuro."

"O financiamento é o jeito mais fácil de criar patrimônio."

"O melhor momento para comprar um imóvel foi ontem, o segundo melhor é hoje!"

"O financiamento pode ser longo, mas o aluguel é eterno."

"Ao escolher ter a sua casa própria, estamos investindo não apenas em tijolos e argamassa, as na construção de um porto seguro que nos permite vislumbrar um futuro mais estável."

"Ele destaca a importância de desenvolver uma mentalidade empreendedora e de investidor para alcançar a liberdade financeira. Isso envolve a contínua busca por oportunidades de investimento, o aprendizado constante sobre finanças e a capacidade de tomar decisões financeiras inteligentes."

"Com o tempo livre, você pode decidir como preencher seus dias. Seja explorando paixões, compartilhando momentos com a família ou se envolvendo em atividades gratificantes, a liberdade de escolha se torna sua aliada."

"Ao adquirir um imóvel por meio de financiamento, a propriedade se torna um ativo, pois tem o potencial de gerar renda através do aluguel."

"O banco financia 80% do valor do imóvel, e os outros 20% você precisa ter recurso próprio."

"Podemos usar o lote como entrada e financiar até 100% da construção (Construção em terreno próprio).

"É possível financiar até 95% do valor e dar uma entrada de apenas 5% (Financiamento de Imóveis de Leilão).

"Não é a busca pelo dinheiro que vai te tornar mais rico, é a busca pelo conhecimento, por aprender, fazer, testar, validar. O dinheiro é apenas um marcador, uma métrica."

"O verdadeiro poder reside na sabedoria em tomar decisões conscientes e equilibradas (...) discernir entre oportunidades valiosas e armadilhas financeiras."

"O crédito é o acesso a conquistar a casa própria e também criar o seu patrimônio."

"O consórcio é uma forma de você pagar parcelado por um bem que vai adquirir ao longo dos anos. E é formado por um conjunto de pessoas com o mesmo objetivo e todos os meses essas pessoas pagam um administrador para gerir todo o recurso."

"Consórcios são para colher lá na frente."

"Você precisa ganhar mais dinheiro do que você gasta."

"Uma das estratégias é a compra do imóvel de leilão usando financiamento, dessa forma eu dou uma entrada muito baixa e depois consigo recomprar esse imóvel com o consórcio."

"A principal forma de construir seu patrimônio e deixar um legado para a sua família é através dos imóveis de aluguel."

"O imóvel, quando adquirido por meio de financiamento, transforma-se em um ativo, gerando renda potencial através do aluguel e da valorização ao longo do tempo."

"Meu recado final para você é: apenas comece."

"Com a sabedoria se edifica a casa, e com a inteligência ela se estabelece;
E pelo conhecimento se encherão as câmaras de todo tipo de riquezas preciosas e deleitáveis.
O homem sábio é forte, e o homem de conhecimento consolida a força."
(Provérbios 24, 3-5) 

"Abençoe a vida de todas as pessoas que tocarem neste livro, faça com que elas tenham discernimento para poder prosperar."

Até a próxima postagem.
A publicação já estava escrita.
Só faltava publicar.
4 de julho foi mais
que um grito de independência dos EUA.
Sem mais...