Páginas

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

A Grande Arte de Ser Feliz

"Como é que você brinca com as coisas que escrevo? Pensando os seus próprios pensamentos. Pensar é uma deliciosa forma de brincar. Livros que dão respostas prontas são iguais aos brinquedos que funcionam quando apertamos o botão. Vai, assim, o meu desafio: Brinque comigo!"


Brincar com Rubem Alves é justamente isto: ler as crônicas e pensar... É como se os textos fizessem a pergunta: você já pensou nisso? Pensou por este lado? Como anda sua vida neste quesito? 
Faz bem, fala ao coração, faz reflexões ousadas, diz o que a gente não fala, faz-nos concordar, aceitar, observar e chegar a determinadas conclusões.

O livro é dividido em três partes: coisas que dão alegria, coisas do amor e coisas da alma que são as partes da grande arte de ser feliz. São os aspectos que devemos cuidar para garantir nossa felicidade.

Você já se perguntou o que iria enumerar em cada um deles?
Vou fazer a minha lista. Faça a sua também!

Coisas que dão alegria?


- Tempo livre, férias
- Academia
- Meus dogs
- Flores
- Livros
- Sol




Coisas do Amor?



- Promessas
- Escolhas
- Sonhos
- Cartas



Coisas da Alma?



- Saudade
- Fé
- Amor
- Laços
- Lembranças



SELEÇÃO DE TRECHOS...


"Um brinquedo, para ser bom, tem que conter um desafio."

"Divina é uma gota de orvalho, uma amora roxa, um raio de sol numa teia de aranha, a cor de uma joaninha, um bombom, uma bolinha de gude, um amigo, uma acertada de bilboquê: coisas pequenas, sem preço. Como você. Você é pequenininha e, ao preço do mercado, não deve valer muito. Mas é mais maravilhosa que o universo inteiro. Porque você tem o poder de dar alegria e de sentir alegria."

"A gente vive para ter prazer. (...) Viver é divino."

"Fogões de lenha: são fantasmas de um mundo que não mais existe."

"Eu acho que há muitos céus, um céu para cada um. O meu céu não é igual ao seu. Porque céu é o lugar de reencontro com as coisas que a gente ama e o tempo nos roubou. No céu está guardado tudo aquilo que a memória amou."

"As florescências de primavera são 'por causa de'. As florescências de outono são 'a despeito de'."

"Se você se julgar muito importante, então tudo depende de você. Mas, se você se sentir humilde, então tudo dependerá de algo maior que você. Você estará, finalmente, nos braços de um Pai ou no colo de uma Mãe. E quem está nos braços do Pai ou no colo da Mãe pode dormir em paz."
Alberto Caeiro

"É assim que acontece no Rio do Tempo. Ele é circular. O que foi perdido retorna. O que vem vindo é o que já foi."

"Culpa só pode existir quando existe uma escolha."

"Felicidade é coisa muito grande. O máximo que os Deuses nos concedem são momentos de alegria que, segundo Guimarães Rosa, acontecem em 'raros momentos de distração'."

"Jesus diz que sabedoria é viver apenas o dia presente. 'Por que andais ansiosos pelo dia do amanhã? Olhai os lírios dos campos... Olhai as aves dos céus... Qual de vós, com sua ansiedade, será capaz de alterar o curso da vida'."


"É preciso ter olhos novos. Olhos que vejam os morangos à beira do abismo... Carpe Diem!"


"Vossos filhos não são vossos. São flechas. Vós sois o arco que dispara as flechas. (...) O certo seria: Vossos filhos são flechas que, uma vez disparados, se transformam em pássaros. Voam para onde querem."


"O livro de Eclesiastes diz: Para tudo existe um tempo. Há o tempo de abraçar; há o tempo de deixar de abraçar."


"Aprenda a voar sozinha. São belas as aves que voam sozinhas."


"Sentimento amoroso é algo que existe dentro da gente, independente do que o outro faça. Posso estar perdidamente apaixonado por uma pessoa que não me ama. A 'relação amorosa', entretanto, não é algo que existe 'em mim'. É algo que existe 'entre' duas pessoas que se amam. É uma 'relação'. E toda relação exige 'reciprocidade'."


"O homem não foi feito para o sábado; foi o sábado que foi feito para o homem."


"Nenhum amor é pecado. Não somos donos dos sentimentos. Eles simplesmente vêm e se instalam dentro da gente. Para eles não há razões. O amor acontece de forma inesperada, nas situações e lugares mais loucos."


"Seria bom se as alternativas com que nos defrontamos fossem sempre entre o certo e o errado, o bom e o mau. Seria fácil viver. Mas há situações que nos colocam diante de alternativas igualmente dolorosas e de resultado incerto."


"Sentido da vida? O sentido da vida é simplesmente viver. Viver por viver!"


"Cuide-se. Você tem o direito de estar nesse mundo. Esforce-se por ser feliz."


"Oh Deus! Dá-me coragem para lutar para mudar as coisas que podem ser mudadas. Dá-me tranquilidade para aceitar as coisas que não podem ser mudadas. E dá-me sabedoria para distinguir entre umas e outras. Amém."


"Amar e ser amado é isso: pensar numa pessoa ausente e sorrir. Ficar feliz sabendo que ela vai voltar. Ter alguém que escute e dê colo, sem dar conselhos. Andar de mãos dadas conversando abobrinhas. Olhar nos olhos da pessoa e sentir que ela está dizendo: 'Como é bom que você existe!'. Conversar madrugada afora."


"A felicidade acontece no dia a dia. Felicidade é fruto na beira do abismo. É preciso colhê-lo e degustá-lo agora.  Amanhã, ou ele já caiu, ou você já caiu..."


"Se Deus quisesse que pensássemos nele, ele apareceria a nossa frente e diria: 'Estou aqui!' Mas isso nunca aconteceu."


"Como não ter Deus? Com Deus existindo tudo dá esperança: sempre um milagre é possível, o mundo se resolve. (...) Tendo Deus é menos grave se descuidar um pouquinho, pois no fim da certo."

Riobaldo - Guimarães Rosa

"O  amor não aceita a perda das coisas amadas. Tudo que é amado, o coração quer que seja eterno."


Até a próxima postagem...
Ainda de férias - melhor tempo
Tudo bem que tem faltado sol,
mas nunca livros...


quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Retrospectiva Literária 2016

Eis a retrospectiva literária 2016 que funciona como dicas de leitura para 2017.
Cada livro aparece com um pequeno comentário, feito em postagens anteriores e uma frase que serve de conselho ou, de modo menos pretensioso, de reflexão.

Foram 16 livros, não tive o mesmo ritmo nem o tempo que encontrei em 2015, fechando 20 exemplares. Sinto-me um pouco decepcionada com meu desempenho, porque queremos sempre mais... Entretanto fico feliz por ter sempre um como meu companheiro, por deixar meu blog em dia, por me deixar levar por essas histórias.

Difícil dizer qual foi o melhor, mas ouso dizer que foi A Voz do Arqueiro. Não há nenhum que não tenha gostado...acredito que cada livro nos traz uma mensagem, carrega uma proposta, tem um propósito, e, na leitura, estou entregue às histórias....


Dessa vez tenho todos os livros aqui, emprestei menos, guardei mais... Não ligo de compartilhar, desde que ele volte para minha prateleira. 

1. A Casa das Marés: O enredo não é linear, nem previsível. A história é cheia de altos e baixos, de revelações, de uma trabalho entre o passado e o presente que não nos deixa confusos, mas que nos envolve cada vez mais.

São grupos diferentes que vamos conhecendo, até que as histórias se mesclam, as peças se encaixam, e o livro se faz grande.



"Existe um conforto em saber que se é fiel a si mesma."



2. As suas lembranças são minhas: Logo nos primeiros capítulos, desejei estar enganada quanto à possível explicação para o título, para o enredo, mas não havia mistério algum. Não é sempre que estamos abertos para uma ficção...

Porém a graça do livro está mais no relacionamento de Joyce com o velho pai e muito menos na ligação e nos transtornos causados após uma transfusão de sangue.




"Ninguém é feliz o tempo todo."

3. A redenção de Gabriel: Ele fez da vida dele um inferno, foi julgado e encontrou a salvação no final, por meio da figura de Julia, de sua paciência, persistência e por se mostrar e ser superior a todos os obstáculos: drogas, mulheres, um passado obscuro.
A mensagem que fica é que devemos dar uma segunda chance às pessoas, ao destino; que por pior que seja o passado, uma trajetória, ela pode ser alterada, nem que seja de modo milagroso.



"Às vezes, surpresas são as melhores coisas que podem nos acontecer."



4. O Menino no Espelho:  conta a história de Fernando, um menino divertido que nos encanta com sua inocência, imaginação e pureza. Não fiz nenhuma postagem, porque li a primeira vez pela Internet e só depois reli com os alunos em sala o livro. 
O livro nos faz olhar no espelho e nos encontrar pequeno, faz pensar na infância, na simplicidade, na origem de tudo.



Todo mundo tem na vida uma oportunidade de ser dois. Nos momentos de coragem, por exemplo, em que a pessoa faz coisas que se julgava incapaz. Os atos de heroísmo, nos instantes de perigo, quando a gente é capaz de pular um muro ou subir numa árvore que normalmente seria impossível de conseguir, quem você pensa que está fazendo tudo isso senão o outro?

5. Para todos os garotos que já amei: Trata-se de uma história narrada por Lara Jean, que escreve cartas para os meninos que já amou, depois que não os amava mais, destacando os pontos negativos, o que tinha que falar daqueles momentos depois que não sentia mais nada.
O problema é que essas cartas são direcionadas aos garotos, os quais têm reações diferentes ao recebê-las e faz com que ela mude suas atitudes e arme uma história para se proteger.

"Não preciso ter tanto medo de despedidas, porque elas não precisam ser para sempre."


6. Como eu era antes de você: Um dos livros mais tristes que li, faz pensar no valor da vida, na imensidão do amor e em despedidas.
É de chorar....
Na verdade, a grande função de Lou era convencer Will (o qual era um homem maravilhoso, cheio de vida, mas que, por conta de um acidente, acabou preso à uma cadeira de rodas, dependendo de cuidados) de que valia a pena viver, encarar a vida de outra forma...



"Não estou lhe dizendo para saltar de prédios altos, nadar com baleias ou algo assim, mas para viver corajosamente. Ir em frente. Não se acomodar."

7. Depois de você: Sabemos que, depois da perda de Louisa, ficou difícil recomeçar. Há pessoas que simplesmente marcam a vida de uma pessoa a tal ponto de ser considerada um fato histórico. Me faz pensar na linha do tempo: antes de Cristo, depois de Cristo. Da mesma forma, a vida de Lou apresenta essa marcação: antes de você, depois de você.
Se o outro livro era de chorar, esse é coração, é reconstrução, é uma entrega à vida, ao que se tem para hoje, a uma nova chance, uma oportunidade, a um novo amor....


"Às vezes, seguir em frente significa que temos que nos proteger."


8. A Voz do Arqueiro: Archer um homem sozinho, sem voz, sem cuidados, com uma história pesada que o torna, de certa forma, bruto, sério e inseguro.
Bree, uma mulher sozinha, traumatizada, perdida, com uma história pesada que a torna, de certa forma, depressiva, tensa e frágil.
E é assim que um cruzará o caminho do outro...  Tão diferentes, tão semelhantes e complementares. 
A voz do Arqueiro é a vida de Archer que tentou ser silenciada desde menino, mas sua beleza, força e identidade serão reveladas aos poucos.


"As palavras que mais importam são aquelas que vivemos."


9. As Aventuras de Pi: O livro conta a história de Pi, um menino muito religioso, que se apaixona por diversas religiões e é fiel a cada uma; sendo questionado por isso. 
Seus pais são simples, têm um zoológico; e, em meio aos animais e às crenças, Pi vai crescendo, criando seus valores....
Chega então o dia da mudança - a família vai deixar para trás o zoológico e tentar uma nova vida no Canadá, porém há um naufrágio e ele se torna o único sobrevivente.
Um livro enigmático, que faz pensar... Também terrível, intenso.... Uma aventura, conforme afirma o título da obra.


"Alguns de nós desistem de viver soltando apenas um suspiro resignado. Outros lutam um pouco, mas, depois, perdem a esperança. Outros ainda, e sou um destes, nunca desistem. Lutamos, lutamos, lutamos. Lutamos a despeito do preço que pagamos pela batalha, das perdas que sofremos, da improbabilidade da vitória. Lutamos até o fim. Não é uma questão de coragem. É algo da nossa constituição, uma incapacidade de abandonar. Pode perfeitamente ser apenas estupidez sedenta de vida."


10. Poesia Reclamada: tudo foi tão bem escolhido, desde o desenho da capa, a sequência dos poemas, a divisão do livro. O livro inicia-se falando do surgimento de um amor, que vai tomando forma, amadurecendo, passando pela ousadia, pela entrega, até o anoitecer, quando esse amor já parece adormecer e se despedir. 

Só um mimo

Ela só precisava de um mimo
que a fizesse ganhar o dia.

Então, dei-lhe o dia.


11. Um ano inesquecível: conta quatro histórias de quatro escritoras diferentes, as quais se passam nas 4 estações: inverno, outono, primavera e verão.
Todas me conquistaram... Há sempre um amor para se viver, seja nos dias mais frios, na correria de São Paulo em meio ao outono, na dificuldades e em pleno Carnaval.
Um ano inesquecível carrega diversas histórias, como um ano realmente é. Não é todo mundo que tem a sorte de viver um amor durante esses 365 dias... ou muito além. Ele pode acontecer em qualquer momento, em qualquer lugar, em qualquer estação... É só se deixar levar, fazer escolhas e amar!


" Não faço muitos planos, prefiro viver o presente. Acredito que, se vivermos bem cada momento, o futuro vai ser bom também."


12. O velho que acordou menino: é um livro que vai falar sobre memórias de um passado que não passou -  dos lugares em que viveu,  das histórias que ouviu, do que pensou. É preciso ser "velho" para ter lembranças, só aquele que carrega certa velhice, seja ela aos 20, 40, 60 ou mais é que consegue pensar em saudade. 
Saudade de um amor da adolescência, de uma brincadeira de criança, de uma jantar em família... Saudade de pequenos momentos, de simples detalhes.... É preciso ter tido uma gama de histórias e sentimentos para poder recordar.
O título do livro sugere esse mergulho no passado, naquele tempo marcante que ficou registrado e é parte de quem somos hoje e de quem seremos amanhã.


"A saudade mistura tudo. A saudade não conhece o tempo. Não sabe o que é antes nem depois. Tudo é presente. A lembrança pura não tem data."



13. O livro do Amanhã: Tamara encontra um livro em uma biblioteca itinerante que se encontra trancado... Descobre que as páginas estão todas em branco, o que parece ser um diário. Porém, o fato que a surpreende é que toda vez que ela o abre encontra informações sobre o dia seguinte escrito com a letra dela mesma, o que a assombra e também permite que escreva corretamente a melhor história para o dia seguinte...
No que o livro faz pensar? Que devemos escrever a história do nosso hoje da melhor forma possível, porque ela estará totalmente relacionada com nosso amanhã. 



"Temos de fazer nossos próprios amanhãs."



14. Fala Sério, Mãe: é um livro em que o leitor vai se divertir ao relembrar passagens ou se identificar com o momento vivido.
Inicia-se na barriga da mãe, passa pelos 13 anos onde o foco narrativo deixa de ser a mãe para ser Malu, a qual passa a ter controle sobre a própria vida; e vai até os 21 anos.
Impossível não se emocionar com o final, com o reconhecimento da importância e da grandiosidade dessa figura materna que vamos carregando desde bebê e que segue em nós como algo incomparável, insubstituível e eterno.


"Temos de gostar da nossa própria companhia, filha. Aprender a gostar de nós mesmas é um grande passo para deixar de querer entender a cabeça dos homens. Eles são feitos de outro material, são de outra espécie. Nossa felicidade não pode depender deles ou de um relacionamento sério. Existem milhões de coisas que me fazem feliz (...)"



15. Um ano inesquecível: Quando Mickey Sienna estava com seus 83 anos, já viúvo, após esquecer uma panela no fogão e quase incendiar a casa, os filhos se reuniram para ver o que deveriam fazer com o pai. Logicamente que a primeira opção foi o asilo, a qual foi descartada por Jesse, que viu, nesse questionamento, uma oportunidade de ter um tempo com o pai. 
Este será o ano inesquecível de Jesse, em que ele irá recuperar o tempo que não teve com o pai, preenchendo tantas lacunas de sua vida.
Um ano inesquecível foi aquele em que foi dada uma chance e essa foi abraçada, mesmo depois de ter sido evitada, pensada e repensada.



"Finalmente compreendi que existem algumas pessoas no mundo que valem a pena. O amor nem sempre morre. Às vezes, transcende tudo."


16. O álbum: uma história de amor, com direito a alma gêmea, sinais e a bênção de um anjo.

A história é construída por meio de Adam que perde seu casamento e encontra, em meio às antiguidades de uma casa, um conjunto de cartões postais. 

Ele tenta compreender aquele amor em versos escritos durante anos, e questiona onde foi que errou no seu relacionamento.

Vale a pena ler e se deixar levar por mais uma história de amor única como toda e qualquer outra.


"Não tem nada errado em sonhar com sua alma gêmea. Olhe lá no fundo e você vai encontrar a sua melhor carta. Agarre a esperança e não solte nunca mais."


Que venha 2017 com novas histórias,
muita emoção, personagens marcantes,
intensidade, mensagens, reflexões
e muito amor sempre!

quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

O Álbum de Timothy Lewis

O ano terminou e não postei o último livro, nem fiz a retrospectiva literária... Há certos momentos que precisam ser vividos e outros são deixados para depois.

"O Álbum" foi mais um exemplar adquirido na Bienal em São Paulo deste ano.... Em meio a tantos livros, esse me chamou a atenção logo de cara:

"Toda sexta-feira um cartão-postal. Toda sexta-feira um poema. Toda sexta-feira, por 60 anos."

Não poderia encontrar outra coisa a não ser uma história de amor, com direito a alma gêmea, sinais e a bênção de um anjo.


A história é construída por meio de Adam que perde seu casamento e encontra, em meio às antiguidades de uma casa, um conjunto de cartões postais. 


Ele tenta compreender aquele amor em versos escritos durante anos, e questiona onde foi que errou no seu relacionamento.
Vai em busca dos protagonistas daquela história, a qual é revelada por Yevette (adorei esse nome) - filha da empregada que trabalhava na casa dos Alexanders e era considerada como filha do casal.



Qual o segredo para um relacionamento durar para sempre?

Gabe e Huck encontraram a saída, o que não significa que não tiverem problemas, brigas... Mas foram superiores a tudo isso, tendo um ao outro como prioridade.
Adam encontra também a resposta, mesmo depois de ter vivido uma desilusão.
E você, leitor, também pode encontrar o caminho, mesmo que não descubra todas as respostas.



Vale a pena ler e se deixar levar por mais uma história de amor única como toda e qualquer outra.


Seleção de Trechos...


"A esperança não é um pedido atendido ou um favor realizado; é muito maior que isso. É uma dependência simplória e imprevisível de um Deus que adora nos surpreender."

"Alguns grandes romances que valem a pena contar nunca são contados, e os amantes saem de fininho pelas rachaduras da vida."

"Aprendi a peneirar as pilhas de lembranças esquecidas. E aprendi a analisar as coisas pela segunda vez... e talvez acalmar um pouco a minha dor."

"Ainda vejo meu amor quando a vejo."

"Olhos de horizonte. Olhos da cor do céu tocando o mar."

"Não tem nada errado em sonhar com sua alma gêmea. Olhe lá no fundo e você vai encontrar a sua melhor carta. Agarre a esperança e não solte nunca mais."

"Um sorriso de mulher é um presente. O presente mais lindo que um homem pode ganhar."

"Os objetos de posse mais valorizados por qualquer mulher eram suas cartas de amor."


"E, pelo menos até onde sabemos, o futuro é um substantivo que depende de como você investe no presente. Um investimento imprudente pode significar perda de lucros."

"Prometa para mim que vai confiar apenas naquilo que é genuíno, apenas no que é real."

"Ele sabia que não adiantava querer recapturar um momento mágico. A vida não era assim."

"Ele havia finalmente encontrado sua Menina Para Sempre."

"A prerrogativa (vantagem) de uma mulher era mudar de ideia sobre quem e quando bem quisesse - o que era tanto maravilhoso quanto admirável."

"-A senhorita sempre fala a verdade?
- A não ser que o contrário me beneficie."
(Tão eu...)

"Você acha que é irrealista querer um romance que dure para sempre?"
(Boa pergunta!)

"-E por que faz essas perguntas tão profundas?
- Sem perguntas profundas, há apenas respostas superficiais."

"Daqui para a frente, este lugar ao seu lado é meu. O seu é atrás do volante."
(Há frases que são perfeitas legendas de umas fotos...)

"Esta noite nós somos a música. Esta noite nós somos o ritmo. Esta noite nós somos o mistério."

"Feliz primeira sexta-feira eterna."

"As pessoas mudam, e a verdade permanece."

"Então minha nova pergunta era a seguinte: como eu tinha me perdido na primeira jornada, ainda seria possível fazer minha jornada até o topo da montanha com outro alguém? Ou eu estava destinado a percorrer o caminho solitário das planícies, assombrado por um único par de pegadas... As minhas?"

"Um homem não consegue olhar para a frente antes de olhar para trás. E então ele pode olhar para cima."

"A vida é curta demais para não se arriscar."

"Como seres humanos, temos a esperança de ter uma série de coisas. Felicidade. Saúde. Emprego. Filhos. Um parceiro. A eternidade. À medida que amadurecemos, começamos a reconhecer uma força misteriosa que é a parte de cada um de nós, algo muito mais poderoso que nós mesmos. Aquela força é a esperança, a base de nossas almas."

"A esperança é uma segunda chance, um novo começo."


Até a próxima postagem:
Retrospectiva Literária - como
dica de leitura para 2017