Páginas

domingo, 16 de agosto de 2015

Para sempre Alice

Para Sempre Alice não foi uma compra ao acaso, já tinha lido sobre o livro, e resolvi me dar de presente quando passeava pelo shopping em Campinas.
Foi um dia em que nada me agradava, até ao observar os livros eu estava meio sem foco. Mas em uma terceira vez, encontrei vários e fiquei carregando alguns até decidir qual levaria. Descartei Alice, achei que a compra era exagerada... Mas na fila do caixa, havia outra pilha, e peguei-o de volta. Foi meu presente de fim de férias, livro que me acompanhou em dias de sol em pleno inverno.

Para sempre Alice conta a história de uma mulher muito inteligente, de renome, com uma carreira invejável, conhecida pelo seu domínio com relação à linguagem, à linguística na faculdade de Harvard e que sofre de Alzheimer.
Ela que sempre dominava todo o conteúdo, fazia palestras, era conhecida por sua memória precisa sobre dados de referências bibliográficas, passa a esquecer palavras, compromissos, desconhece o caminho que faz todos os dias e tudo vai se agravando em pouco tempo.

Ela descobre sozinha que tem Alzheimer e tem a consciência do significado da doença, o que acaba sendo ainda mais dolorido. Ela sabe que logo não reconhecerá suas filhas, seu marido, sabe que ficará cada vez mais dependente e teme por esse momento que se vai se apresentando gradativamente e tomando maiores proporções mês a mês.

É o segundo livro que leio sobre Alzheimer, ou talvez o terceiro... E por que será que essa temática me atrai? Será que ocorre uma vez que acho sempre uma beleza na tragédia? Ou visto que se trata de algo real e palpável, uma história de verdade? Talvez porque vivi isso com minha avó e gostaria de entender melhor... 



Para sempre Alice carrega para mim um significado muito bonito, mostra que Alice não deixaria de ser quem era por conta do Alzheimer. Por mais que ela não se lembrasse mais de fatos, das pessoas, dos lugares, ela continuava sendo Alice com toda sua história de vida. Alice não era Alzheimer, Alice era Alice, para sempre Alice.


SELEÇÃO DE TRECHOS...

"As duas hesitaram antes de se abraçar, como se estivessem prestes a executar uma dança recém-aprendida e não se sentissem muito confiantes quanto ao primeiro passo ou quanto a quem deveria conduzir. Ou talvez fosse uma dança antiga, mas não praticada por elas durante tanto tempo, que ambas se descobriam inseguras da coreografia."


"Você não vai ficar jovem para sempre. A vida passa muito depressa." (Já escutei isso da minha mãe)


"Cada foto evocava outras lembranças não fotografadas do mesmo dia, outras pessoas que tinham estado presentes e o contexto mais amplo de sua vida na época em que a imagem fora captada."

"É nossa função transmitir aos nossos filhos o que sabemos da vida. Eu tenho muito medo de que ela esteja perdendo uma coisa essencial. Ter contato com assuntos diferentes, modos de pensar diferentes, desafios e oportunidades, as pessoas que ela pode conhecer. Nós nos conhecemos na faculdade."



"Tudo que é bom para o coração é bom para o cérebro."

"Por mais inteligentes que fossem, não conseguiram montar juntos um plano definitivo de longo prazo. Havia incógnitas demais para responder com um simples X."

"Eles eram uma família, unida pela história, pelo DNA e pelo amor."

"Queria ler todos os livros que pudesse, antes que não conseguisse mais ler."

"Contemplou a elevação da maré, que ia apagando as pegadas, demolindo um esmerado castelo de areia enfeitado com conchas, enchendo um buraco escavado mais cedo com pás de plástico, livrando a praia de suas histórias daquele dia."




"A questão nem sempre é o que você sabe, mas quem você conhece."

"Primeiro queria construir seu caminho na vida."

"Gosto da nossa vida, acho que temos tido um bom equilíbrio entre a independência de seguirmos nossas paixões e a experiência de uma vida em comum."

"Desejou ter sido a paixão dele."



"Preserve o que tem com ele. Mantenha tudo em equilíbrio, tudo o que você ama. Não negligencie as coisas que você ama na vida e conseguirá fazer tudo."


"- Tenho muito medo de olhá-la e não saber quem você é.
- Mesmo que um dia não saiba quem eu sou, você ainda saberá que eu a amo.
- E se eu a vir e não souber que você é minha filha, e não souber que você me ama?
- Nesse caso, eu lhe direi que a amo, e você acreditará em mim."

"Nós não perdemos tempo, não o temos de sobra. Falamos das coisas que importam."

"Não entrem em pânico nem encarem nossos erros como uma ofensa pessoal, porque nós erraremos. Vamos nos repetir, pôr coisas nos lugares errados e nos perder. Esqueceremos o seu nome e o que vocês disseram há dois minutos. E também tentaremos ao máximo compensar e superar nossas perdas cognitivas."




"Meus ontens estão desaparecendo e meus amanhãs são incertos. Então, para que eu vivo? Vivo para cada dia. Vivo o presente. Num amanhã próximo, esquecerei que estive aqui diante de vocês e que fiz este discurso. Mas o simples fato de eu vir a esquecê-lo num amanhã qualquer não significa que hoje eu não tenha vivido cada segundo dele. Esquecerei o hoje, mas isso não significa que o hoje não tem importância."

"Sejam criativos, sejam úteis, sejam práticos, sejam generosos e  acabem em grande estilo."

"Eles estavam felizes e esperançosos, orgulhosos e aliviados. Prontos e ansiosos por novos desafios, ansiosos por descobrir, criar e ensinar, por serem os heróis de suas próprias aventuras."

"Se eu conseguir na vida uma pequena parte do que você realizou na sua, considerarei minha vida um sucesso."

Um brinde "aos começos auspiciosos e aos finais em grande estilo."



AGORA SÓ ME RESTA ME ENTREGAR AO FILME E FAZER UMA ANÁLISE COMPARATIVA!

Até a próxima postagem...
Provavelmente:



sábado, 1 de agosto de 2015

Encontrada de Carina Rissi

"O curso do verdadeiro amor jamais foi tranquilo."
Shakespeare

E alguém duvida de tal afirmação?



Certa de sua escolha, Sofia está no século XIX, prestes a se casar com Ian e se tornar a senhora Clarke. O tempo todo fiquei imaginando que a fada madrinha iria aparecer e levá-la ao século XXI, deixando-me desesperada como no livro Perdida...

Perdida, sem dúvida, é mais envolvente que Encontrada. A espera do felizes para sempre vai mostrar uma série de problemas que Sofia vai enfrentar para se adequar ao tempo, aos modos e aos costumes. Vamos convivendo com Madalena, Gomes e Isaac... Agora, ao encerrá-lo, sinto saudade das trapalhadas em meio a cozinha, do padre, da doce Eliza, da encantadora Teodora.... do Dr Almeida... Parece que convivi tanto tempo com eles, que posso vê-los em tantas cenas.

Ian é apaixonante em cada página, um cavalheiro, sempre ao lado de Sofia, defendendo-a e amando-a incondicionalmente. Sofia se mostra insegura, sem saber se pode ser tal como sempre foi, ou se tem que se portar como uma dama de seu tempo. Mas é Ian que vai conduzi-la por esse caminho e juntos vão conquistar um novo espaço.

Sofia é revolucionária, usa seus conhecimentos do futuro para compreender a época e descobre que fez o certo, que só poderia pertencer ao século XIX, porque pertence a Ian. Consegue ter uma ocupação, sentir-se útil sem ofender o marido, ganha dele compreensão, e liberdade para poder ser quem é....




Daquela menina que não conhecia o amor de Perdida, encontramos uma Sofia madura, moleca e preparada para formar uma família.
O mais lindo disso tudo é a ligação com o futuro. Sofia consegue se comunicar com Nina, escrevendo cartas e deixando para serem entregues dali a duzentos anos. E tudo se encaixa no final de uma forma fantástica.

É meu conto de fadas da modernidade preferido! Um livro que nos tira do chão, nos faz sonhar, acreditar e desejar ainda mais....

Foi com alegria que vi que teremos uma continuação. Carina Risse, entendendo essa sede, vai lançar no final de  Setembro: DESTINADO -  as memórias secretas de Sr. Clarke."




SELEÇÃO DE TRECHOS...

"Ganhar o primeiro relógio é um marco na vida de um garoto. Assinala o dia em que o menino se torna homem."

"Ele era lindo, e eu não era a única que tinha olhos."

"-Obrigado por compreender e ficar ao meu lado.
- De nada. E só você me amar pro resto da vida e estamos quites."




"Vamos errar algumas vezes, acertar outras, mas, se estivermos juntos, tudo acabará bem. É assim que tem que ser. É assim que será. Confie em mim."

"Ela acredita que Deus nos empresta nossa alma, que são pedaços da alma do próprio criador. E que, em algum momento, ele precisa desses pedaços e os chama para voltar para casa."

"Fico apavorada ao pensar que minha aparência pode se perder em meio a tanta mudança. Não quero me olhar no espelho e não me reconhecer."



"Cada vez que ele colocava um animal para dormir para sempre, um pedacinho da alma dele também dormia pra sempre."

"É sempre a diferença entre as pessoas a verdadeira causa de as taxas de divórcio aumentarem tanto."

"Ao contrário do que diziam os contos de fadas, um beijo não faria tudo se acertar."

"Nós não estávamos recomeçando, mas apenas retomando nosso relacionamento do ponto em que fora interrompido. E dessa vez eu jurei que nada nem ninguém estragaria o nosso felizes para sempre. Nem mesmo eu."

"Uma das muitas alegrias de tê-la em minha vida é a garantia de um futuro incerto e surpreendente."


"Irmãs são amigas que nunca precisam partir."


"Meu passado, meu presente, meu futuro. Minha vida."


"Apoiei as mãos em seus ombros e mais uma vez me perdi naqueles olhos profundos, munida da certeza de que o que quer que o futuro tivesse nos reservado terminaria com 'e viveram felizes para sempre.'"

"Se cuida e seja feliz pra sempre aí que eu farei o mesmo aqui."

OBSERVAÇÃO NECESSÁRIA: SAUDADE DA SOFIAAAAA!!!!



Nada mais feliz do que férias... 
Colocar o Blog em dia, minha leituras. 
Ter tempo livre para sol, flores, passeios,
caminhadas, academia etc etc etc.
Mas, como tudo que é bom dura pouco,
o que é maravilhoso passa ainda mais rápido!
Até a próxima postagem!