Páginas

sábado, 31 de janeiro de 2015

Nicholas Sparks: Uma Carta de Amor

Uma Carta de Amor, de Nicholas Sparks, é o livro que comecei em 2014 e terminei antes de ir para praia neste ano. 
Como não pensar, diante do mar, em Garret, em escrever uma carta e jogar no mar... em se jogar?! kkkkk

Pois é esta história: nosso protagonista, depois de ter perdido a esposa, escreve cartas lindas declarando seu amor, falando da dimensão de sua saudade e de seus sentimentos e atira suas palavras dentro de garrafas ao mar. 

Dá a sensação de que, dessa forma, essas palavras correrão o mundo e chegarão até ela quem sabe, como se a garrafa pudesse alcançar o infinito por meio do mar. Dá a sensação de que há um destinatário, que não se escreve em vão. (Quem sabe um dia atiro minhas postagens em garrafas pelo mar... kkkk)

Acontece que essas garrafas foram encontradas, entre algumas pessoas, por uma mulher de nome Theresa, que fica completamente mexida com essas palavras, e, mais que isso, apaixonada por esse homem. Quem não ficaria? 

Acredito que o que realmente chama a atenção de Theresa é esse amor sem medida expresso. É lindo, mas ficamos com um pé atrás: é possível na prática, na realidade?

Esse livro me fez pensar em outro que li quando adolescente: Amor de Perdição. Achei tão lindo na época todas aquelas cartas, que precisei (precisei mesmo) roubar o exemplar para mim. Achava que um dia usaria aquelas palavras. Achava linda a declaração, o amor sem medidas... 


Hoje tenho curiosidade de reler a obra e, ao mesmo tempo, tenho medo de que o encanto se quebre. Gosto de pensar que amei aquelas páginas, que falaram ao meu coração. Seria muito triste hoje ler duvidando... São consequências da vida, de relacionamentos, amores e desamores. Vamos ficando mais duras e mais fortes também.


No decorrer do livro, achei que já poderia supor alguns acontecimentos, mas Sparks tem o dom de nos surpreender, e, com uma carga na manga, ele muda toda a trajetória de Theresa e, de certa forma, também de Garret, tirando nosso chão...



Uma carta de amor é uma história triste, porque fala de um amor que foi interrompido, de uma falta de sorte, mas, por outro lado, como tudo que envolve amor, trata-se de um livro lindo, intenso e inesquecível!



MINHA APAIXONANTE SELEÇÃO DE TRECHOS...


"Eu existo para amá-la, para tê-la em meus braços, para protegê-la. Existo para aprender com você e para receber o seu amor em troca. Estou aqui porque não há outro lugar para estar."

"Sei que de alguma forma cada passo que dei desde o momento que aprendi a andar foi um passo na sua direção. Fomos destinados a ficar juntos."

"Acabei compreendendo que o destino pode ferir alguém, assim como pode abençoá-lo, e fico perguntando por que, entre todas as pessoas do mundo que poderia ter amado, tive que me apaixonar por uma que foi levada para longe de mim."




"Se acha que deve ir, vá. Se não quiser, não vá. É simples."

"Não está certo ficar sempre sozinho. É quase como se você tivesse desistido de viver."

"A vida nem sempre acontece como achamos que vai acontecer."

"O mais importante era que parecia levar a vida do jeito que queria."

"Nada que valha a pena é fácil. Lembre-se disso."

"Bastava que ela o olhasse para ele saber que tudo estava certo no mundo."



"É impossível proteger os filhos das decepções da vida."

"Não existe outro lugar onde eu preferisse estar."

"Seus sentimentos dizem muito sobre você. Você é o tipo de pessoa que ama para sempre... Não há do que se envergonhar."

"Algum dia você vai encontrar alguém especial. Isso costuma acontecer com as pessoas que já amaram. Faz parte da natureza delas."

"Se eu continuasse agarrada à minha raiva, ele ainda estaria no controle da minha vida, e eu não estava disposta a aceitar isso, então resolvi me livrar desse sentimento."

"Não gosto de caras superdependentes. Quero que meus homens sejam homens."

"Espero que as rosas lhe lembrem que estou pensando em você."



"Sei que parte de você acredita que conseguirá mudar alguém, mas a realidade é que isso não existe. Você pode mudar a si mesma e ele pode mudar a si mesmo, mas você não pode fazer isso por ele."

"Quero você do jeito que tiver que ser."

"Nós dois sabemos que é mais fácil envolver-se com uma pessoa quando podemos passar bastante tempo na companhia dela."

"Não tenho certeza se compreendo tudo, mas sei o que sinto por você."

"É normal seguir em frente, é normal buscar uma pessoa que possa fazê-lo feliz."




"Seja qual for a sua decisão, lembre-se de que você terá que continuar sua vida sem olhar para trás. Se tem certeza de que ele pode lhe dar o tipo de amor de que você precisa e vai ser feliz com ele, então terá de fazer de tudo para ficar com ele. O amor verdadeiro é raro, e é a única coisa que dá sentido genuíno à vida."

"Nenhum dos dois queria falar no assunto. Parecia mais fácil não mencioná-lo, já que isso significaria iniciar um caminho que nenhum dos dois tinha certeza de querer seguir."

"Se tivessem que ficar juntos, encontrariam um modo de fazer isso."


"Nem todas a avaliação do mundo mudaria o fato de que não se viam tanto quanto desejavam - ou precisavam.
Não. O que precisavam agora era de ação."

"Se casar, é melhor fazer isso pelos motivos certos."

"Como se temendo o que o futuro traria, eles reverenciaram seus corpos com intensidade total, que ficaria para sempre em sua memória."

"Às vezes só o amor não é suficiente."

"Num mundo que eu raramente compreendo, existem ventos do destino que sopram quando menos os esperamos. Às vezes sopram com a fúria de um tufão, às vezes mal tocam nossa face. Mas eles não podem ser negados, trazendo, como muitas vezes fazem, um futuro impossível de ignorar."



 Você, minha querida, é o vento que eu não previ, o vendaval que soprou com mais força do que jamais imaginei ser possível. Você é o meu destino."

"Mesmo sentindo demais a sua falta, é por sua causa que não tenho medo do futuro."

"A seu modo, você me fez acreditar que o amor verdadeiro não pode ser negado."

E ASSIM É DADA A LARGADA DE 2015
O livro de número 1 concluído com sucesso.
Que venham mais histórias, emoções e reflexões!





segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Retrospectiva Literária 2014

2014 foi um ano em que trabalhei bastante, portanto, senti minha leitura um pouco comprometida. Não li tantas vezes quanto gostaria, porque havia outras prioridades escolares.

Mas o livro é um bom companheiro, ele espera em silêncio, guarda segredo de sua história, até que possamos, com a cabeça livre de qualquer pensamento, entrar sem pressa e sair do chão.

Para 2015, resolvi optar por uma vida mansa, dedicar-me à academia, que também deixou a desejar... e viver leve... Quem sabe pensar em outro caminho, estar aberta para novas propostas.. E, com certeza, dedicar-me à paixão pelos livros, meus fiéis companheiros durante o ano.



Em 2014, concluí a leitura de 16 exemplares, que servirão como dica de leitura para você, leitor, que caiu nesse blog. Que algum possa lhe interessar. Vou deixar um breve comentário de postagens anteriores sobre sobre cada um deles a fim de que possa conhecer a história, e selecionar uma única frase para reflexão nessa RETROSPECTIVA LITERÁRIA.

O que não pode faltar nas leituras do ano: Rubem Alves, Paulo Coelho, Nicholas Sparks, livros de menininha, Thalita Rebouças. Gosto de exemplares sobre a Índia e sobre cachorro também, que não constou na lista dos 16 mais de 2014...

Não faço metas de leitura... Do tipo quero ler 20 livros... Minha meta é ler, e não realizar tal atividade para postar aqui a quantidade, mesmo porque não leio com pressa. Gosto de conviver com as personagens, viver a situação, pensar, descobrir, deixo que o livro revele aos poucos seus mistérios. Ler é um hábito e um prazer para mim.

VAMOS À RETROSPECTIVA LITERÁRIA...


1. Uma prova de amor é um convite para pensar se uma mulher está de fato preparada para ser mãe, se ela sente essa necessidade, se tem esse desejo... Esta é a prova.
Será que todas mulheres têm que ser mães para se tornarem diante da sociedade mais mulheres? Será que todas têm esse dom? Será que todas estão dispostas a assumir essa responsabilidade acima de tudo?


"Não existe garantia em relacionamentos. Você não pode acreditar que algo não vai mudar. Você não pode esperar nada a não ser o inesperado."




2. O vencedor está só  apresenta diversas histórias: de uma modelo, uma atriz, um produtor, um estilista... Todos almejando uma estrada de sucesso e dispostos a sacrifícios em nome da fama. A loucura é tanto que a pessoa se desfaz e se constrói, deixa-se moldar até trocar o nome para que tenha chance nesse mundo das celebridades. Por outro lado, temos as celebridades que são apenas fachadas, que simulam felicidade, têm tudo de material, mas estão sozinhas e vazias. Não tem sequer princípios. 


"Tente o impossível. Não comece por baixo, porque embaixo você já está. Suba rapidamente, antes que tirem a escada. Se tiver medo, faça uma prece, mas siga adiante."




3. PS EU TE AMO é mais que um livro, é uma mensagem, um recado, uma declaração explícita, um querer dizer baixinho, um recado dado, uma filosofia de vida, um caminho, uma escolha, uma vida!
Para compreendê-lo é preciso ter um amor daqueles que julgamos como maior do mundo... Ter isso como um presente, ou apenas tê-lo vivido uma vez... 
Como já anuncia a capa do livro: Há amores que duram mais de uma vida. E essa era a história entre Gerry e Holly. Algumas pessoas têm o privilégio de viver um amor dessa dimensão, às vezes não têm tempo ou oportunidade de vivênciá-lo, porém acredito que já estão na frente daqueles que nunca tiveram um sentimento sequer semelhante.

"Ela havia recebido um presente maravilhoso: a vida. Às vezes, a vida era interrompida cedo demais, mas o que contava era o que a pessoa fazia com ela, não o tempo que durava."

4. 
Aleph é um livro em que Paulo conta sobre um amor de vidas passadas, de uma covardia cometida, de uma omissão quando sua palavra ou seu posicionamento poderiam alterar o rumo de uma história... E, dessa forma, há um reencontro com Hilal que insiste em ficar junto, que tem por ele um amor até então sem explicação, que larga sua carreira, sua vida para arriscar viver ou dar continuidade a esse amor mal resolvido.

Durante uma viagem pela transiberiana, é feita também uma viagem espiritual, convidando-nos a refletir sobre o sentido da vida, sobre o significado da morte e também sobre a importância do amor, e de nossas atitudes ou falta delas em nome desse sentimento.


"Acreditou no impossível e, justamente por causa disso, venceu as batalhas que todos considerávamos perdidas."


5.

O que dizer de A PropostaIndecente.... kkkk 
Emma quer ter um filho, e encontra Aidan, um homem, mulherengo, que está disposto a realizar seus sonhos. Mas ele sugere que ocorra por meios naturais e não por meio da doação de sêmen... 
Devo dizer que é divertido sim, que, apesar dos detalhes, que julgo desnecessários, há uma história que envolve esse casal moderno que tenta seguir a vida, tentando não dar rótulos, não tocando na palavra amor... Um relacionamento delicado que vai sendo construído a cada capítulo em torno de uma gravidez e de uma reciprocidade sem nome...

"Os cochilos são a melhor parte das tardes preguiçosas de domingo."



6. 
Com o título: Ostra feliz não faz pérola - ele sugere que tudo que é belo se origina de algum sofrimento, infelicidade, alguma insatisfação. O que acredito também. Para se alcançar algo é preciso não ter conseguido, ter encontrado algum obstáculo. Para haver luta é necessário que exista um desejo, um sonho, um objetivo; e para que isso ocorra é preciso da sensação de incompletude, da infelicidade de não ter.
Vale a pena ler o livro, porque, em primeiro lugar, é RUBEM ALVES... Em segundo, porque é uma delícia acompanhá-lo em suas ponderações sobre amor, beleza, educação, política, religião, velhice, morte.

"Quem acredita que o seu lugar é o pódio está sempre estressado, competindo, tentando passar na frente. Quem não tem pretensões ao pódio vive uma vida mais alegre. Não é preciso chegar na frente." (É preciso chegar!)



7. Enquanto A Proposta é a gravidez, O Pedido é de reconciliação, uma segunda chance após uma tentativa de Aidan de trair Emma e a ele mesmo para fugir do que estava sentindo e de assumir seus compromissos.Por medo do que estava sentindo, por estar preso a um passado que o assombrava; Aidan tenta evitar o quanto pode Emma, sem pensar nas consequências de seus atos. E é nessa tentativa que ele se descobre, que ele volta os olhos para seu interior e encontra o amor, Emma e decide o que é certo fazer.

"Suas ações sempre falarão mais alto do que suas palavras."




8. 
 Qual é O Inferno de Gabriel

Ele não morreu, o inferno é aqui, na vida, fruto de suas escolhas, de seu passado tão obscuro que vai nos assustando e também nos faz compreender seu modo frio de lidar com as pessoas, a prepotência, o esnobismo, e tudo que faz dele esse monstro que também chora, esse homem menino, esse medo que dele grita e o faz calar por tanto tempo.

"A sorte favorece os corajosos."






9.

No entanto, vale a pena conhecer Gabriel nessa segunda fase, O julgamento de Gabriel - analisar suas atitudes diante das acusações. Confesso, que fui me desapegando a ele e torci até para o amigo Paul, que me parecia tão fiel, amigo, companheiro e sempre ligado em Júlia, apesar de qualquer distância.

"Você não deveria se contentar com nada menos do que o melhor."





10
Fiquei encantada com Uma História de Futebol e não consegui parar de ler até chegar no final. 
Vale a pena ler, porque se trata de uma história real que todos conhecemos, faz pensar no sonho de tantos meninos de ser jogador e no valor das amizades, das pessoas que passam pela infância e marcam, incentivam, dividem momentos. Trata-se de uma história de futebol sim, mas também de amizade, de desafios...



"A vida é mais ou menos como este mingau. É uma coisa muito boa, muito gostosa, mas que a gente sabe que vai acabar. Só o que a gente pode fazer é aproveitar cada pedacinho e dividir com quem a gente gosta."


11.
Se eu ficar, embora nos faça ficar com o coração na mão, durante toda a leitura, com exceção dos trechos em que o humor de Mia, nossa protagonista, aparece e nos faz até esquecer da situação complicada em que se encontra.
Ela, uma adolescente cheia de dúvidas, inseguranças, com talento musical, descobrindo o amor, com uma vida inteira pela frente, de repente sofre, nas primeiras páginas, um acidente, perdendo todos de sua família: pai, mãe e irmão.
Porém, ela é a única sobrevivente que conta a história, da UTI do hospital, enquanto está inconsciente para o mundo real, mas completamente lúcida, consciente do que está acontecendo ao seu redor.

"Não tenha medo. As mulheres podem suportar o pior tipo de dor. Você vai descobrir isso um dia."


12. Quem, eu? Uma avó. Um neto. Uma lição de vida. 

O que torna esse livro especial?
Sem dúvida, a entrega do neto e de seus familiares, dispostos a cuidar da avó com todo carinho; descobrindo meios para solucionar problemas diários... É impressionante acompanhar a grandeza de cada gesto, como um pequeno ato pode fazer a diferença...





"Se de alguma forma somos obrigados a lidar com a vida e aprender com ela, em algum momento seremos obrigados a lidar com a morte."



13. 


Felicidade CrônicaGostoso ler algo com o qual nos identificamos, como se pudéssemos dizer... É exatamente isso que penso, que acho, que sinto, que vivo. Aproveitar a vida de forma leve,  não viver de aparências, aproveitar os momentos, comemorar, arriscar, não ter medo de mudanças, encarar a vida, achar graça nas pequenas coisas, ver o lado bom de tudo, olhar o mundo com um pouco de poesia... Esses são alguns dos aspectos que me fascinaram, o que pode parecer clichê. Porém a forma com que ela aborda os temas é de uma liberdade e de uma espontaneidade exatamente como se define mesmo a crônica: uma conversa à vontade.

"Quem dá brilho ao nosso olhar é a vida que a gente optou por levar."


.


14. O que é científico?:Um livro de Rubem Alves, cuja postagem não foi possível de ser publicada por motivo de força maior.
Gostoso de ler... Porém se trata de uma leitura mais técnica.

"Meu mundo é aquilo sobre o que posso falar."
(Uma boa frase que definiria meu blog)






15.


Depois de ler, E SE EU FICAR, que mostra o drama de Mia, menina talentosa que perde toda sua família em um acidente, queremos saber PARA ONDE ELA FOI, livro que dá continuidade à história.

O segundo exemplar dá show. Contraria qualquer tese que diz que o primeiro é sempre melhor... Em PARA ONDE ELA FOI, Adam conta a história sob seu ponto de vista... É de ler com o coração batendo na garganta, como se fosse a nossa vida escrita em páginas, como se eles deixassem de ser personagens de uma história e passassem a ser parte da gente...







“(...) acho que estou entendendo o conceito de encerramento. É parecido com o sentimento melancólico que você tem no final de férias. Algo especial está acabando, e você está triste, mas não pode ficar triste, porque foi bom enquanto durou e haverá outras férias, outros bons tempos.”



16. 

PAIXÃO CRÔNICA é um livro para se ler nas férias, no intervalo de trabalho, antes de dormir, depois do almoço... sempre que quiser escutar alguma palavra.. É muito melhor que conselho de amiga, que cerveja, não engorda e faz pensar, enriquece, muda sua visão, confirma o que você pensa ou então simplesmente vai contra a tudo que você acredita... De alguma forma, é um livro que mexe com o leitor, provoca e é saboroso!

O exemplar é dividido em três partes: Amor e dor; sexo; homens, mulheres e assemelhados. Sempre com uma visão que me agrada, desmascarando a realidade na nossa cara, dizendo a verdade, com humor e  ironia, de forma doce, suave; mas também direta e seca.

"As pessoas ficam procurando o amor como solução para todos os seus problemas quando, na realidade, o amor é a recompensa por você ter resolvido os seus problemas.
Copiem. Decorem. Aprendam.
Divulguem. Repitam. Convençam-se."

...

ESPERO QUE TENHA GOSTADO.
ALGUM LIVRO DESSES FEZ PARTE DE SUA LISTA DE 2014 TAMBÉM!?


ESTOU MUITO FELIZ 2015
O MUNDO É MEU 2015
ESSE É O MANTRA!
E A PRÓXIMA POSTAGEM 
É MAIS UM DE SPARKS



domingo, 18 de janeiro de 2015

PAIXÃO CRÔNICA: mais que FELICIDADE - Martha Medeiros

Como já disse em outra postagem, Martha Medeiros ganhou espaço de destaque, é mais que uma felicidade, é agora uma PAIXÃO CRÔNICA.


Como comer um doce delicioso, ler Martha Medeiros a gente fica querendo mais um pouquinho, mais um pedacinho, até que lá se foi mais um livro. Foi o último que terminei em 2014 e só agora estou postando. Férias, sol, verão, tomam um pouco meu tempo, embora dificilmente esteja desacompanhado de um livro.


O exemplar é dividido em três partes: Amor e dor; sexo; homens, mulheres e assemelhados. Sempre com uma visão que me agrada, desmascarando a realidade na nossa cara, dizendo a verdade, com humor e  ironia, de forma doce, suave; mas também direta e seca.

Gosto, em especial, das crônicas sobre relacionamento, com destaque ao casamento, como uma experiência que pode dar certo ou não. Ela destrói toda a imagem convencional e nos oferece outras possibilidades. Casamento na igreja é um exemplo dessa linha que ela aborda tão bem, dizendo que toda aquela promessa do celebração é dramática demais e propõe um juramento poético, verdadeiro e lindo. Casamento pega é outra bem humorada sobre o assunto.

Entre outras que adoro e leria mais vezes, há uma crônica inesquecível que muita gente deve conhecer, mas às vezes não sabe que também é dela: A dor que dói mais. Fala sobre saudade da forma mais linda que já "ouvi".

PAIXÃO CRÔNICA é um livro para se ler nas férias, no intervalo de trabalho, antes de dormir, depois do almoço... sempre que quiser escutar alguma palavra.. É muito melhor que conselho de amiga, que cerveja, não engorda e faz pensar, enriquece, muda sua visão, confirma o que você pensa ou então simplesmente vai contra a tudo que você acredita... De alguma forma, é um livro que mexe com o leitor, provoca e é saboroso!
Só não dá para ler na praia... decididamente... É muito mar, calor, uma poesia de um momento que impede a fuga para outra história e outro lugar que não seja aquele.



O gostoso é que crônica você pode sempre reler, pegar o livro, achar uma, como se fosse "Minutos de Sabedoria". O meu livro tem a vantagem de ser todo marcado, não só destacando trechos, mas com breves comentários: lindo, verdade, triste, sei... etc. Meus livros são únicos, porque minhas marcas os tornam ainda mais meus. Livro intacto para mim é livro não lido.

Quero mais, preciso de LIBERDADE CRÔNICA para fechar a trilogia dentro de mim e na minha estante.



MINHA VASTA SELEÇÃO DE TRECHOS...


"Hoje as separações aumentaram, porque ninguém mais suporta a ideia de não ser feliz. Porque ninguém quer mais saber de viver de mentirinha. Porque tempo virou artigo de luxo e não pode ser desperdiçado. Se o casamento foi bom durante cinco, dez anos, e agora não é mais: boa noite, amor. A vida está chamando lá fora. O casamento não está em desuso. O que está em desuso é a hipocrisia."

"Não existem vários tipos de amor, assim como não existem três tipos de saudade, quatro de ódio, seis espécies de inveja."

"O amor é grande mas não é dois."

" O amor pode até nos bastar.  Ele próprio não se basta."

"A saudade mais dolorida é a saudade de quem se ama. Saudade da pele, do cheiro, dos beijos. Saudade da presença e até da ausência consentida. Você podia ficar na sala e ele no quarto, sem se verem, mas sabiam-se lá. Você podia ir para o aeroporto e ele para o dentista, mas sabiam-se onde. Você podia ficar o dia sem vê-lo, e ele o dia sem vê-la, mas sabiam-se amanhã."

"Saudade é não saber."

"Saudade é nunca mais querer saber de quem se ama, e, ainda assim, doer."


"Você pode dizer que gosta de uma pessoa, até mesmo que a adora, e isto não configurar um compromisso. Mas amar é outra história. O amor não é um sentimento efêmero, semanal. Não ama-se e desama-se como quem troca de roupa. O amor tem o caráter de permanência.

"As pessoas ficam procurando o amor como solução para todos os seus problemas quando, na realidade, o amor é a recompensa por você ter resolvido os seus problemas."
Copiem. Decorem. Aprendam.
Divulguem. Repitam. Convençam-se."

"É preciso escrever novos contos de fada, com vários finais e vários recomeços."

"É ótimo ter amigos, principalmente amigos que se preocupam com a gente. Mas, quando o assunto é amor, conselhos servem para nada." (VERDADE.)

"Milhões de pequenos gestos são maneiras de amar."

"A única coisa que justifica nossa existência são as relações que a gente constrói."

"Quando chegar a nossa hora, o que realmente terá valido a pena? Os rostos, nomes, risadas, pernas, beijos, olhares que nos fizeram felizes por variados e eternos instantes."

"Todas as pessoas querem deixar algum vestígio para a posterioridade. Deixar alguma marca. É a velha história do livro, do filho e da árvore, o trio que supostamente nos imortaliza. Porém filhos somem no mundo, árvores são cortadas, livros mofam em sebos. A única coisa que nos imortaliza mesmo - é a memória de quem amou a gente."




"Domingo: quando quase nada nos distrai de nós mesmos."

"A vida segue."
(Adoro essa frase.)

"De mãos dadas se constrói uma relação."

"Tudo pode dar certo e tudo pode dar errado."

"A paixão é para todos, o amor é para poucos."

"Ler é o diálogo silencioso com nossos fantasmas. A leitura subverte nossas certezas, redimensiona nossos dramas, nos emociona, faz rir, pensar, lembrar."

"´É um 'te amo' que cabe ser dito inclusive aos ex-amores, ao menos aos que nos marcaram profundamente, aos que nos auxiliaram na composição do que nos tornamos, e que mesmo tendo feito sofrer, foram fundamentais na caminhada rumo ao que somos hoje."

"Fizeram a gente acreditar que só há uma forma de ser feliz, a mesma para todos, e os que escapam dela estão condenados à marginalidade. Não nos contaram que estas fórmulas dão errado, frustram as pessoas, são alienantes e que poderíamos tentar outras alternativas menos convencionais."



"(...) Não se fazem mais moças como antigamente. Hoje toda adolescente estuda ou trabalha, investindo no seu próprio pé de meia e contando consigo mesma para seus projetos futuros. Em resumo: está descolando um emprego antes de descolar um marido."

"Sabe por que Papai Noel não existe? Porque é homem. Dá para acreditar que um homem vai se preocupar em escolher o presente de cada pessoa da família, ele que nem compra as próprias meias? Que andaria num trenó puxado por renas, sem ar-condicionado, direção hidráulica e air bag?" (Para rir.)

"Há homens que têm patroa.
Há homens que têm mulher.
E há mulheres que escolhem o que querem ser."


(É MINHA FRASE PREFERIDA, SEM DÚVIDA.)

"Não chegaram a viver juntos como vivem todos os casais, mas também nunca mais ficaram separados por uma janela, por uma rua, por um silêncio interrogativo, por uma possibilidade remota. Havia acontecido. Ele, para ela, nunca mais um homem comum."

"Mulheres vão em frente e voltam, mulheres prosseguem e retornam, dois passos para frente e um passo para trás, cautela e coragem. As virtudes e pecados sempre dentro da bolsa, inseparáveis, nada se perde. (...) Os homens passam, mas as mulheres não morrem."

"A mulher leva seus sonhos muito a sério."


"Escolher parceiros pelo saldo bancário é triste e antigo, os tempos são outros. É plausível que se procure alguém com o mesmo nível intelectual e social, com um projeto de vida parecido e com potencial de crescimento - mas para crescerem juntos, não para garantir um tutor." 
(Disse tudo)



                                                        2014 terminou com 16 livros concluídos, 
que servirão de dicas de leitura na próxima 
 postagem-Retrospectiva Literária.