Páginas

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Presentes da vida

O livro da semana do saco cheio foi "Presentes da vida", e realmente foi um presente, uma companhia divertida por esses dias em que fiquei ao sol... 
Diferente de Paulo Coelho, não se trata de um romance repleto de frases lindas e tocantes, mas de trechos de morrer de rir pela forma com que a protagonista nos apresenta suas visões sobre os homens, relacionamentos e a vida de modo geral: superficial e fútil.


A capa já proporciona uma análise: Um lugar maravilhoso, um sonho de casamento jogado ao chão, e um banco vazio. Ou seja, o livro nos apresentará beleza, ruptura e solidão... Por quê?
"Nem sempre o que queremos é o que realmente precisamos." (Responde o próprio subtítulo do livro)

O nome dela é Darcy, que para nós seria uma oxítona (última sílaba mais forte), o que acaba com o glamour da personagem. Para os americanos, trata-se de uma paroxítona (penúltima mais forte). Lógico que pesquisei isso com minha amiga de sempre, Cristiane,  que com toda paciência grita palavras e pronúncias em inglês... Nunca me esquecerei do dia em que perguntei se mendigo era "beggar" ( e disse... "biggar") e ela do quarto gritou: "béggar"?!?
Posso imaginar ela me me esclarecendo a dúvida com a "Dáarcy"....

Darcy foi uma menina linda e popular na escola, e se torna uma mulher maravilhosa, porém sem valores,  já que é fruto de uma família que vive de aparências, fincada em boas condições econômicas.
Sempre teve ao seu lado uma amiga chamada Rachel, que nunca valorizou de fato, até perdê-la. Era confortável saber que ela existia, tornando tudo mais fácil.
Uma trecho que pode ser encarado como metáfora deste relacionamento entre amigas é o seguinte:

"A Rachel costumava trazer pistaches para mim sempre que eu estava desanimada. Ela sabia que pistache era o meu aperitivo favorito, mas a melhor parte era que ela sempre tirava a casca para mim e me dava o pistache pronto para comer. Eu lembro que eu achava que eles ficavam mais gostosos porque eu não precisava parar para descascá-los."


(Ao procurar uma imagem de melhores amigas, resolvi pesquisar em minhas fotos pessoais e prestar uma homenagem à minha eterna amiga, já que a citei nesta postagem - aquela que grita a pronúncia das palavras.... Este ano faz 10 anos que nos conhecemos... Porque metade de mim é Eliza!)

E uma melhor amiga não é isso? Aquela que sabe o que você gosta e do que precisa, que facilita a caminhada, que tira os obstáculos, que faz tudo por você!??!
Quantas vezes eu fui Rachel, levei pistache e me vi sozinha para descascá-lo...

Darcy perde sua melhor amiga, aquela que esteve ao seu lado sempre... E junto com ela, perde também seu noivo maravilhoso Dexter... O destino prepara uma armadilha com a intenção de que Darcy se descubra como mulher, pessoa, como ser humano.
Darcy se envolve com um padrinho de seu casamento, Marcos; ao passo que Dex se relaciona com Rachel. Seus grandes pilares estão juntos, e Darcy começa, assim, o seu declínio.

É difícil recomeçar, longe de tudo e de todos, resgatar apenas uma ponte com o passado por meio de uma amizade de escola que ficou guardada há tanto tempo em uma daquelas gavetas que nunca abrimos...

No romance, ficamos contra a protagonista diversas vezes, embora em muitos trechos sejamos obrigadas a concordar com suas reflexões e pensamentos. Custou para que eu aceitasse seus relacionamentos e acreditasse no sentimento que ela tinha, na verdade do seu coração.

No decorrer dos capítulos, ela nos faz emocionar por ser independente e chegar onde quer, pela sua transformação, pela capacidade de perdoar e de dar uma segunda chance a si mesma para ser feliz de fato com os pés no chão!

Acredito que Emily Giffin faz lembrar Marian Keyes... 





Li pouco para comparar, mas acredito que elas têm o mesmo estilo, o mesmo jeito, a forma com que abordam a temática e o desenvolver de suas personagens...

Livros feito para mulheres, de mulher para mulher...
Será que estou errada?!

MINHA SELEÇÃO DE TRECHOS...


"Depois de um rompimento, os meninos e as meninas perguntavam quem terminou. Todos queriam saber quem havia dado as cartas e quem tinha sido descartado para poderem distinguir quem era a vítima e quem era o culpado."

"A amizade entre mulheres é mais sagrada."

"(...) embora precisasse de pequenos ajustes, minha vida estava traçada."


"Desde aquele momento, tínhamos um segredo, e ter um segredo, por menor que seja, cria um laço entre duas pessoas."

"Era triste saber que nunca mais daria outro primeiro beijo. Que nunca mais me apaixonaria novamente. Achava que a maioria das pessoas tinha essa sensação em um relacionamento, geralmente antes de decidirem comprar o anel de noivado."


"A noite passada parecia um sonho distante. Um sonho distante e bom."

"Tinha que zelar pela minha reputação de diva. Afinal, as divas não são passadas para trás."


"Acrescentei reticências no final. Sim. Perfeito. Esses três pontinhos representariam o som da minha voz desaparecendo misteriosamente."

"- Não sei o que dizer.

(...) É isso que um mecânico diz quando não consegue consertar alguma coisa. "Mas acabei de comprar o carro", você diz, e ele responde: Eu não sei o que quer dizer. Tradução: Não é problema meu, e eu não estou nem um pouco preocupado."

"Ele pegou a minha mão sem pedir e sorriu para mim. Aquele sorriso dele está congelado em minha memória. Foi caloroso, generoso e sincero. Foi um tipo de sorriso que um homem dá quando está feliz com uma mulher."

"A vida era boa naquela época (...) Não porque sentia saudades daqueles bons tempos, embora isso também fosse verdade. Era mais porque eu sabia que estava me tornando uma daquelas garotas que, ao olhar para as fotografias do ensino médio, sentia-se triste e saudosa."


"Não havia nada melhor do que ouvir a sua mãe dizer que você está tomando a decisão errada para fazer você ter a certeza de que está no caminho certo."

"Quando uma pessoa quer terminar um relacionamento, ela precisa tomar uma iniciativa. Não tem outra maneira."


"Eu achei incrível a velocidade com a qual os laços mais antigos, que levavam anos para ser construídos, podiam ser substituídos. Eu sabia que o havia perdido, mas estava desesperada para ocupar uma pequena parte do seu coração. Fazê-lo sentir, pelo menos, um pouco do que ele sentia por mim."

"Eu me senti uma idiota e sentir-se idiota é um dos piores sentimentos do mundo."


"Havia alguma coisa bonita em uma amizade sincera entre um homem e uma mulher."

"As pessoas se sentem mais seguras quando estão com alguém."


"Depois de nossa terceira vez juntos, eu olhei nos olhos dele e vi alguma coisa. Vi um olhar de reconhecimento. Demorou um pouco para eu perceber, mas, quando me dei conta, eu sabia o que era. Era vício. Ele estava viciado em mim. E esse fato significou uma importante vitória nesse meu período de grandes perdas."

"-Você ainda está com bloqueio de escritor?

- Sim. Eu me sinto como o Snoopy preso naquela frase: Era uma noite escura e chuvosa..."

"Você só sente mágoa por alguém de quem gosta."

"O sucesso de um encontro de casais depende de como as mulheres se dão."


"Tinha alguma coisa entre ele e eu que era evidente em todos os pequenos atos de carinho. Era amor como verbo."

"Eu tinha medo de que nós nunca pudéssemos nos tornar um casal de verdade, um time permanente."


"Eu quero que seja oficial. Eu quero que seja para sempre."

"Amor e amizade. São eles que nos fazem ser quem somos e podem nos mudar se deixarmos."


Deixe um comentário caso passe por aqui...

domingo, 14 de outubro de 2012

As Valkírias: bastava acreditar que anjos existem...

"Talvez um homem ou uma sociedade inteira pudesse estar errado. Mas todas as sociedades, e todas as civilizações, em todos os lugares do planeta, sempre falaram de anjos."

Mais um exemplar de Paulo Coelho, recheado de frases lindas, tanto que minha seleção de trechos é sempre imensa! E escolhi uma para dar a introdução a Valkírias!


Como sempre, há passagens sinistras, eu diria até meio assustadoras em meio ao encontro com os anjos, que é a grande busca do casal.

Tem muita ligação com uma lição que aprendi cedo com a Lara, uma grande amiga cuja família é espírita: se você não quiser ver, não verá!
Confesso que fiquei bem mais tranquila com essas palavras...
E o contrário acredito que também seja possível: se você quiser ver, verá.

Paulo está decidido a seguir este caminho, e sua mulher, como companheira, mesmo que tenha outras crenças, acompanha-o, sem muito questionar. Ela está ali por ele, e este não pode deixá-la no meio do caminho, afinal estão em um deserto. Julgo metafóricas muitas passagens, como a própria busca no deserto. Porque deserto é imensidão, desconhecido, é composto por dificuldades e provações.


Gosto da forma com que falam de anjos, que são criaturas superiores que nos orientam, estão por perto quando nos sentimos observados... que nos fazem atrasar aos compromissos para evitar algum acontecimento. Até pensei, eu, que costumo ser um pouco atrasada, estaria sempre cercada por anjos!?

E quanto à imagem dos anjos,  a grande curiosidade de muitas pessoas: eles têm ou não asas?
Então a resposta é dada em uma passagem em que uma senhora está a espera da morte, que também é um anjo. Paulo diz que ele será da forma que for mais fácil para ela recebê-lo, quando chegar o momento. Ou seja, o anjo será da forma com que você irá acreditar que ele exista.

"Bastava acreditar que anjos existem, bastava precisar de anjos. E eles se mostravam, brilhantes como o raiar da manhã."


Paulo Coelho nos faz refletir e perceber que não estamos sozinhos nesse mundo... Também nos faz pensar sobre nossas escolhas, sonhos, batalhas, amor, paixão e anjos...

Deixo aqui as mais belas frases que encontrei...


"O amor é a única coisa que não falha."

"Tudo que acontece uma vez pode nunca mais acontecer. Mas, caso aconteça duas vezes, certamente acontecerá uma terceira."

"A gente sempre destrói aquilo que mais ama
em campo aberto, ou numa emboscada;
alguns com a leveza do carinho
outros com a dureza da palavra;
os covardes destroem com um beijo,
os valentes, destroem com a espada."

"Tinham seus aborrecimentos diários, tinham que pagar contas, descontar cheques, visitar gente por pura cortesia, engolir coisas difíceis.
Mas ainda acreditavam em anjos."

"Você já teve a sensação de que, em determinados momentos de sua vida, alguém a observa fazer as coisas?
(....) São momentos em que, sem ter consciência, notamos a presença dos anjos."

"Um deserto é feito de manhãs e tardes. O resto é arriscado."

"Está perdendo o melhor do deserto. A solidão."

"Certas coisas são importantes que a gente tem que descobrir sozinho."

"Procure entender que você está aqui, e as coisas que a cercam transformam você - da mesma maneira que você as transforma."

"Aquele deserto, um dia, também devia ter sido um mar."

"O homem esquece suas origens; a natureza, nunca."

"Não existe amor em paz. Quando for por aí, está perdido.
(...) O amor só descansa quando está perto de morrer..."

"As nuvens são rios que já conhecem o mar."

"Você escolheu esta maneira de comunicar-se com Deus, e eu escolhi outra."

"Me faz um favor? Não me abandone no meio do caminho."

"Não existe pecado além da falta de amor. Tenham coragem, sejam capazes de amar, mesmo que o amor pareça uma coisa traiçoeira e terrível. Alegrem-se no amor. Alegrem-se na vitória. Sigam o que seus corações mandarem."

"Cumpram, pois, suas obrigações. Mas elas jamais impediram alguém de seguir seus sonhos."

"Cada um tem um caminho diferente para chegar lá."

"Sigam seus sonhos, e corram seus riscos."

"A lei da vitória é vencer."

"É preciso lutar do lado certo (...) uma guerra na chuva é diferente de uma guerra ao sol."

"O guerreiro sabe escolher quem lhe dá conselhos, e quem vai ficar ao seu lado durante o combate. Um chefe não pode cercar-se de covardes ou traidores."

"Mantém nossa mão firme, e faz com que não desistamos de lutar, mesmo nos sentindo indignos da batalha."

"Elas eram mulheres - as mulheres não conhecem limites."

"Você agora conhece o amor. É um mundo imenso, terá que usar toda a sua vida para entendê-lo."

"Você descobriu sua coragem, e isto basta."

"O mundo estava nas mãos daqueles que tivessem coragem de sonhar - e viver seus sonhos."

"O homem vem, constrói, tem a esperança de que aquela obra que está fazendo seja importante, mas, de uma hora para outra, descobre que estava exigindo mais do que a terra podia dar. Então deixa tudo e segue adiante, sem dar-se conta de que carregou outros para seu sonho - outros que, por serem mais fracos, acabam ficando para trás."

"A morte é algo que pode vir amanhã. Por isso, muitos velhos passam o tempo que lhes sobra olhando apenas uma direção: o passado. Não é que gostem muito das lembranças, mas sabem que ali não vão encontrar o que temem."

"A fé é uma conquista difícil, que exige combates diários para ser mantida."

"Uma das mais amargas lições que Deus ensinou ao homem, quando fechou as portas do Paraíso: a decepção"

"Não me pergunte sobre milagre. Ele acontecerá ou não acontecerá."

"Isso era a paixão: criar a imagem de alguém, e não avisar."

"O amor era dividir o mundo com o outro. Ele conhecia bem uma daquelas mulheres, com ela dividia seu Universo. Viam as mesmas montanhas, as mesmas árvores, embora cada qual as olhasse de maneira diferente. Ela conhecia suas fraquezas, seus momentos de ódio, de desespero, e, mesmo assim, estava ao seu lado."

"Acho que me apaixonarei muitas outras vezes. Não se sentia culpado por isso. A paixão era algo bom, divertido e que podia enriquecer muito a vida.
Mas era diferente do amor. E o amor vale qualquer preço, não merecia ser trocado por nada."

"Se quisermos nos corrigir primeiro para depois partir em busca de nossos sonhos, não chegaremos nunca ao Paraíso. Se, entretanto, aceitarmos tudo que há de errado em nós -e, ainda assim, achar que merecemos uma vida alegre e feliz, então estaremos abrindo uma imensa janela para o Amor entrar."

"Não estamos sós. O mundo se transforma, e nós somos parte dessa transformação. Os anjos nos guiam e nos protegem. Apesar de todas as injustiças, apesar de coisas que não merecemos acontecerem conosco, apesar de nos sentirmos incapazes de mudar o que está errado na gente e no mundo,(...) o Amor ainda é mais forte, e nos ajudará a crescer. E só então seremos capazes de entender estrelas, anjos e milagres."

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Casamento? Deu branco...

Ando rompendo minhas regras... Tenho terminado de ler um livro e iniciado outro antes de fazer a postagem no blog. Minha vontade de ler não me deixa esperar...
Sei que tem muita gente que me acha culta demais, estudiosa, mas não sabem o quanto sou apaixonada por esses pequenos... Vai muito além do que qualquer aparência...

O último de Nicholas Sparks que li foi "O Casamento". Não se trata do exemplar número um, Wilson, o portagonista, não é, aos meus olhos, uma pessoa apaixonante como Travis Parker (do Livro "A Escolha")... Muito pelo contrário, é um fracasso como marido, pai... e, no decorrer da história, descobrimos que também era assim na época em que namorava. Um homem dedicado aos estudos, e, posteriormente, ao lado profissional somente.
A situação se agrava quando ele esquece completamente o aniversário de casamento, e não há nada a fazer. O que ficou esquecido, não há como relembrar... Não neste ano...

Quem salva esse romance, o casamento, em todos os sentidos, é Noah, pai de Jane, conhecido do romance "Diário de uma Paixão". Feliz por reencontrar esse eterno apaixonado. Que adorável reencontro, e ainda mais quando esse é inesperado. Noah está de volta, carregando seu diário, suas lembranças, suas histórias e nos mostra a grandeza do amor mais uma vez.

Depois que sua amada partiu, ele continua em uma casa de repouso, onde trata diariamente de um cisne. Suas filhas não entendem... não aceitam, no entanto, Noah continua a tratar do animal, revelando a Wilson ser sua esposa. E há toda uma história relacionada ao cisne. Sua esposa gostava de ver como o cisne  ficava junto de sua parceira para sempre. E não há nada mais poético e maravilhoso de voltar em forma de cisne para mostrar a Noah que sempre fora fiel.

Acredito nessas manifestações e acharia maravilhoso saber...
Uma vez, cheguei a combinar com um antigo namorado que, quando ele partisse, deveria voltar como um cachorro com uma manchinha para que eu pudesse identificar...  Seria muito triste não voltar para esse mundo, ficar distante das pessoas que tanto amamos.
Acreditem ou não, meu avô se manifesta em flores, lindas rosas que ele cuidava em nosso jardim. Fizemos uma reforma em casa, e, assim que acabamos, as rosas floresceram lindamente... Meu pai ainda disse, acho que ele gostou. Quem sabe não era ele com a Bilia que aprovaram juntos... Cheguei a tirar até foto! Eles estavam aqui no jardim! Saudades....

Voltando ao romance, Nicholas me engana o tempo todo. Leio sem entender a mágica que faz com que os fatos nos surpreendam no final. Tenho certa raiva de mágica, porque me sinto uma idiota por não perceber o truque, mas quando é feita com palavras fico totalmente encantada! Há mágica neste livro. O casamento é um plano muito maior e surpreendente, que nos faz até desacreditar que venha de Wilson! Quanta criatividade! Tiro meu chapéu! E olha que sou original... gosto de criar, inventar... Quem já ganhou algum presente meu, assim, especial, sabe o que digo...
E se um dia quiser me dar um presente,  um livro acompanhado de uma dedicatória me fará feliz... Uma bela história faz história em mim!

Por que você deveria ler este livro?
Porque é Nicholas Sparks, e isso diz tudo!

Quanto ao conceito casamento? 
Não sei se acredito nele. 
Por enquanto, acredito no amor...

Engraçado que, recentemente, em um congresso de educação, perguntaram, quando você pensa em casamento, qual palavra vem à sua mente?
Aquilo me deu branco, e acho que já é uma resposta: branco, mistério, algo que não conheço...
Casamento? Traição?
Casamento? Gostaria ainda de pensar em amor...

DEIXO AQUI MINHA SELEÇÃO DE TRECHOS

"Quando duas pessoas vivem juntas o estresse é uma via de mão dupla. Acredito hoje que esse fato é ao mesmo tempo a bênção e a maldição do casamento. Bênção porque proporciona uma válvula de escape das dificuldades cotidianas; maldição porque essa válvula de escape é alguém com quem nos importamos profundamente."

"- Como você está?
- Poderia estar melhor. Mas também poderia estar pior."

"Sempre que eu lia para ela, era como se a estivesse cortejando, porque às vezes, só às vezes, ela se apaixonava por mim de novo, como tinha se apaixonado tanto tempo antes. E essa é a sensação mais maravilhosa do mundo. Quantas pessoas têm essa oportunidade? De que alguém que amam se apaixonem por elas várias vezes?"

"É claro que hoje ela tem uma beleza mais suave, do tipo que se aprofundou com a idade."

"Aprendi que viver com simplicidade tem um custo, e esse custo às vezes é eterno."

"Era como se acreditássemos que pronunciar as palavras fosse de certa forma torná-las reais, e acho que nós dois tínhamos medo do que isso poderia acarretar."

"(...) foi a primeira vez em que eu tive um vislumbre das qualidades que eu iria valorizar para sempre: sua inteligência, sua paixão, seu charme, sua forma descontraída de encarar o mundo."

"Sorri com a sensação de que o meu coração tinha acabado de dobrar de tamanho."

"(...) esperanças frustradas, mesmo que pequenas, são sempre uma tortura."

"- O que você teria mudado? Se pudesse?
- Acho que teria tentado aproveitar mais as coisas no momento em que elas estavam acontecendo."

"Casamento é compromisso, é fazer algo pela outra pessoa mesmo que não se queira fazer."

"No final das contas, essa foi apenas mais uma em uma longa sequência de promessas que acabei não cumprindo e, em retrospecto, pensando bem, acho que ela já sabia, assim que eu as fazia, que eu iria quebrá-las."

"Por que me casei com você.... você era sincero, trabalhador, gentil. Era educado e paciente, mais maduro do que todos os outros rapazes com quem eu tinha saído. E me ouvia de um jeito que fazia com que eu me sentisse a única mulher do mundo. Eu me sentia completa com você, e estarmos juntos simplesmente parecia a coisa certa."

"O crédito pelos presentes do coração só pode ser atribuído a quem nos oferece."

"É engraçado, mas já reparou que, quanto mais especiais são as coisas, menos atenção as pessoas parecem dedicar a elas?"

"Rosas dão muito trabalho."

"A experiência me ensinara que mesmo as lembranças mais preciosas enfraquecem como passar do tempo, mas eu não queria esquecer um só instante da última semana que tínhamos passado juntos."

"(...) descobri que, se fechasse os olhos e me concentrasse, o tempo começava a andar para trás."

"(...) a partir de agora vou me tornar o homem que sempre deveria ter sido. Serei mais romântico e aproveitarei o máximo o tempo em que ainda temos juntos. Em cada um desses preciosos momentos, espero conseguir fazer ou dizer algo que a faça entender que eu jamais poderia ter amado qualquer outra mulher como amo você."

Até a próxima postagem!
Agradeço sua visita!