Páginas

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Paulo Coelho?! Quem diria...

Escolher um livro não é uma tarefa fácil, tendo em vista minha paixão pela leitura e minha lista de desejos que tenho em um caderninho, onde vou pesquisando preços, mas ser escolhida por um livro e algo diferente e de certa forma mágica.
 Na Margem do Rio Pietra eu sentei e chorei foi o tal exemplar que me fez mudar completamente o que achava de Paulo Coelho e que julgava sem conhecer. Era um tipo de leitura que eu não tinha vontade, que não me chamava atenção, nem me despertava a curiosidade. Mas acredito que há momentos para tudo em nossa vida, e que talvez se eu o tivesse lido em outro momento não compreenderia tão bem e não acharia completamente maravilhoso.


De todos os livros que tenho, acho que foi o que mais grifei. Há frases lindas, reflexões profundas, conclusões verdadeiras. Cada trecho falou ao meu coração e me fez sentir completa, a mesma sensação que tenho quando acho um belo poema e minha alma fica satisfeita.
As afirmações sobre o amor são perfeitas e vai de encontro a tudo que acredito, ao que sinto, penso e espero em relação a esse sentimento que faz com que tenhamos fé, esperança, motivação, felicidade, plenitude, sonhos e realizações.

Gostei de um pedaço em especial que Pilar pede ao seu companheiro que quebre um copo, de modo simbólico para mostrar a ruptura, a mudança, o início de uma nova fase. Quebrar um copo sem querer qualquer um está sujeito, mas quebrar um copo com vontade é para quem tem coragem e está disposto a mudar, a quebrar regras, a correr riscos, entregar-se a um novo rumo, deixando para trás todas as escolhas feitas.

Que todos que amam possam, um dia, encontrar alguém que não hesite ao atirar um copo e que sejam felizes com o novo rumo que a vida possa tomar depois dessa ruptura e entrega.
Mas, se por alguma razão, tudo acabar "que as minhas lágrimas corram para bem longe, para que meu amor nunca saiba que um dia chorei por ele. Que minhas lágrimas corram para bem longe, e então eu esquecerei s caminhos que percorremos juntos."

Desta vez, irei apresentar as frases selecionadas, deixando em algumas delas meu comentário, porque afinal não é todo dia que um livro escolhe seu leitor, e ele não podia ter encontrado pessoa melhor para desvendá-lo e partilhá-lo.

"O coração decide, e o que ele decidir é o que vale."

Quando a razão toma a decisão, o coração não se torma cúmplice, fica de fora e não dá intensidade. Mas, quando ele se torna o senhor da decisão, mesmo que erre, faz valer cada segundo a escolha feita.

"Procure viver. Lembrar é para os mais velhos."

Isso vale para os momentos em que paramos tudo para relembrar uma pessoa que fez a diferença, um momento que ficou marcado, e deixamos, dessa forma, o que faz a diferença e o que nos marca hoje. Viva, portanto, o amor ao seu lado, fazendo dele seu norte, sul, leste e oeste, para que um dia, juntos possam lembrar e relembrar todo o caminho percorrido com orgulho, satisfação e também com muito amor.


"O caminho é feito ao andar." 


Quem fica parado, dessa forma, não faz história.
Quando você escolhe alguém para caminhar ao seu lado está, inevitavelmente, construindo uma trajetória em comum, uma história, mesmo sem ver o que pode vir adiante.

"A felicidade às vezes é uma bênção, mas geralmente é uma conquista."

Trazer um amor para sua vida qualquer um pode desde que consiga o atrair por valores mundanos, mas ver o amor chegar e ficar de modo natural é para poucos.

"Aquele que é sábio, só é sábio porque ama. E aquele que é tolo, só é tolo, porque pensa que pode entender o amor."

O amor foge a explicações, princípios, porque está ligado a loucuras, sonhos. O que se faz por amor não pode ser julgado por aqueles que não o vivem.  Se fosse racional, existiria uma equação ou fórmula, mas por ser o mais nobre dos sentimentos, basta senti-lo sem nunca conseguir dizer ou registrar algo que seja ao menos semelhante.

"Quem ama precisa saber perder e se encontrar." 

Sim, amar é perder a cabeça, a razão, os princípios, os limites, e mais do que isso, perder o coração que passa a ser da pessoa para quem entregamos nosso amor. Nos braços do outro encontramos tudo que nos falta e nos tornamos, assim, completos juntos.

"Quem é capaz de domar seu coração, é capaz de conquistar o mundo."

"Nos contos infantis, as princesas beijam os sapos e eles se transformam em príncipes. Na vida real, as princesas beijam os príncipes e eles se transformam em sapos." 


Que haja, ao menos, uma única exceção.

"Sacrifiquei meus sonhos em nome de um sonho maior."

E que todo sacrifício seja recompensado.


"Existem coisas na vida pelas quais vale a pena lutar até o fim."

E que irão justificar cada momento vivido.

"O universo sempre conspira a favor dos sonhadores."

Que assim seja.

"O universo sempre nos ajuda a lutar por nossos sonhos, por mais tolos que possam parecer. Porque são nossos sonhos, e só nós sabemos o quanto nos custa sonhá-los." 


Só nós sabemos o tamanho dos sonhos, porque ao sonhar, ganhamos de presente asas e segurança para voos altos.

"É desnecessário conversar sobre amor, porque o amor tem sua própria voz, e fala por si próprio."

Dessa forma, pergunte pouco, desconfie menos, entregue mais, e não peça explicações.


"É preciso buscar o amor onde estiver, mesmo que isto signifique horas, dias, semanas de decepção e tristeza. Porque, no momento em que partimos em busca do amor, ele também parte ao nosso encontro. E nos salva."

"A felicidade é algo que se multiplica quando se divide."

Já a tristeza se subtrai ao partilhá-la.


"O amor nunca vem aos poucos."

Por mais que possamos nomeá-lo como paixão, um caso apenas, ou apenas uma aventura. Se é amor, ele vem com tudo, e só nos dá duas escolhas: vivê-lo ou matá-lo.

"Esperar dói. Esquecer dói. Mas não saber que decisão tomar é o pior dos sofrimentos."


"Sempre soubera que o verdadeiro amor estava acima de tudo isso, e que era melhor morrer do que deixar de amar. Mesmo que significasse partida, solidão, tristeza, o amor valia cada centavo do seu preço."

"Um tombo do terceiro andar machuca tanto quanto um tombo do centésimo andar. Se eu tiver que cair, que caia de lugares bem altos."


Que frase mais linda! Vamos amar e nos entregar de corpo e alma, vivendo cada segundo intensamente. Se der errado, vamos sofrer, lógico, mas teremos vivido uma história de amor belíssima a ponto de ser inesquecível e quem sabe incomparável. Se for para doer, que seja uma dor proporcional a toda felicidade!
Essa frase significa mais do que possa explicá-la. Mais do que dizer que ao menos tentamos é muito melhor dizer que vivemos e amamos.

"Esperar. Esta foi a primeira lição que aprendi sobre o amor."

Eu também. E desejo que a última lição seja a recompensa por toda espera e um amor além da vida.

"Ser capaz de dominar o corpo é ser capaz de dominar o espírito."

"Seja um guerreiro e seja feliz em seu combate."

"Ele teria que pagar um preço: a iniciativa. Porque a mulher paga o preço mais alto: a entrega."

E os dois teriam que pagar ao amor apenas uma vida feliz.

"Naquele minuto de beijo estavam anos de buscas, de desilusões, de sonhos impossíveis. Naquele minuto de beijo estavam todos os momentos de alegria que vivi."


"Bem-aventurados os que podem dar os primeiros passos."

E bem-aventurados os que podem caminhar juntos.


"Uma coisa é você achar que está no caminho certo; outra é achar que seu caminho é o único."

"A vida já existia antes de nascermos, e continuará existindo depois que deixarmos este mundo. O mesmo se passa com o amor. Já existia antes, e continuará para sempre."

Essa frase faz pensar em dois tipos de perda: na morte e no fim do amor. Sempre foi assim, não é porque aquela pessoa  não faz parte da nossa vida ou do nosso coração que vamos deixar de viver ou de nos entregarmos ao amor novamente. A vida continua e o amor faz parte desse espetáculo que se chama presente!

"Sonhos dão trabalho."

Qualquer sonhador sabe da verdade dessas palavras. Sonhar é gostoso, faz com que tudo ganhe sentido, tira-nos do chão, faz com que acreditemos que pode ser possível, mas pagamos um preço pelo sonho se realmente desejamos realizá-lo. Eu pago, nem que seja a prestação. E você?!


Com todo carinho, espero que gostem.
Agora estou pronta para me entregar para "O Morro dos Ventos Uivantes"... Ate breve!


quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Um livro e um amor para recordar!

Um amor para recordar, mais um exemplar de Nicholas Sparks, e mais um livro tocante e, conforme o próprio livro avisa: "No início você vai sorrir, e depois vai chorar- não diga que não avisei."


Realmente o aviso foi dado, e o final é mesmo de chorar...

Como todos os livros de Sparks, há um casal como foco: Landon e Jamie - pessoas de mundos totalmente diferentes, com crenças, hábitos, costumes, jeitos completamente opostos.


E o destino, ou os planos de Deus acaba por aproximar essas duas pessoas em nome de algo maior que não tem uma explicação lógica, e nisso já nos faz pensar no amor.
As atividades de Jamie são motivos de piada para Landon, sua beleza não é notada, sua presença despercebida, uma pessoa sozinha, sem amigos,com um pai amoroso e presente. Tudo que ela  leva consigo é uma Bíblia que representa mais do que um livro, mas uma lembrança sagrada que será uma prova de um amor.


O amor é o único sentimento capaz de mudar tudo, de transformar as pessoas, de renovar a fé, de fazer com que a esperança se faça presente nas situações mais difíceis, e que não se perca a capacidade infinita de sonhar.

O livro nos coloca diante de um amor que nos parece inatingível e acompanhamos a grandiosidade do sentimento e das realizações feitas pelo casal em nome dele.

O amor é mesmo um desafio, mas apenas para os fortes.

"Há momentos em que desejo fazer o tempo voltar e apagar toda a tristeza, mas tenho a sensação de que, se o fizesse, também apagaria a alegria."

"Se você confiar em Deus, tudo vai dar certo no final."

"Nossos diálogos não eram muito dignos de nota, admito, mas mesmo assim gostava deles."

"O Senhor parece ter planos que eu ainda desconheço."

"Não acho que tenhamos de entender o que acontece o tempo todo. Eu acho que, às vezes é preciso simplesmente ter fé."

"(...) segurei-a bem perto de mim, com os olhos fechados, perguntando-me se alguma coisa na minha vida já havia sido tão perfeita, e, ao mesmo tempo, sabendo que não."

"O amor é paciente (...) O amor se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta."

"Todos nós temos coisas das quais nos arrependemos, mas eu tive uma vida maravilhosa."

"Se eu tinha aprendido algo naqueles meses, era que as ações - e não os pensamentos ou intenções - eram a maneira correta de julgar os outros."
 
"Se fosse possível, teria trocado minha vida pela dela."
"Tudo que eu queria era fazer algo que meu coração havia me dito ser a coisa certa."

"Ela era mais do que a mulher que eu amava."
 
"Posso estar mais velho e mais experiente, posso ter vivido outra vida desde então, mas eu sei que, quando a minha hora chegar, as memórias daquele dia serão as últimas imagens que cruzarão a minha mente."

"Agora eu acredito, apesar de tudo, que milagres podem acontecer."
 
Até a próxima postagem.
 
Fico feliz de poder compartilhar minhas leituras com as pessoas, e saber que também acham os exemplares de Sparks fantásticos e dignos de uma boa companhia. Destaco aqui minha mãe, minha cunhada, minhas alunas Isadora e Camila do oitavo ano C, a Lizandra, a Rita, a Lara. E você que ,talvez, ao ler minhas postagens, sinta vontade de ter essa experiência.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

O olhar de um cachorro ensinando que no fundo o melhor amigo do homem é a vida

Já virou hábito ou apenas distração terminar de ler um livro e postar aqui no Blog. Parece que só quando faço isso, posso colocar o livro na prateleira e fazer meu luto até o próximo exemplar...

4 Vidas de um Cachorro é um livro formidável e apaixonante, lógico que destinado àqueles que gostam de animais, em especial, de um cachorro de verdade.
Eu não tinha pensado, mas o livro fala de 4 vidas diferentes que teve um mesmo cachorro até que ele cumprisse sua missão.

O que pode parecer bobo é que quem conta a história é o cachorro, mas é justamente esse fato que vai se tornando engraçado e também emocionante, pois passamos a saber o que esse animal tão especial pensa, o que sente, como age, e principalmente observar como é fiel a quem cuida, como tem um amor inexplicável pelo seu dono e o que é capaz de fazer em nome disso!

Em cada vida, o cachorro tem um propósito e também um aprendizado que o beneficiará de alguma forma na vida seguinte, e isso ocorrerá até sua quarta vida quando ele termina sua missão.
Quem gosta de cachorro vai se entregar e, acima de tudo, vai desejar, como eu, que seja mesmo assim, que essas nossas joias que temos em casa tenham mesmo um propósito em nossas vidas e que eles tenham outras vidas tão boas quanto a que partilharam conosco, e quem sabe, um dia, seja possível um reencontro...

 Vale a pena ler.

Como brinde, as frases selecionadas e meus pequenos: Cap e Zoom



"O mundo, pensei comigo mesmo, era muito mais complexo do que eu havia suposto."

"Cada um de nós era o centro do mundo do outro (...) e amar e morar com ele era o propósito de minha vida. Da hora em que acordávamos até a hora em que adormecíamos, vivíamos juntos."

"Alguns cachorros querem ser livres para vagar, porque não têm um menino que os ame."

"(...) desde que ele voltasse sempre, era mais fácil para mim vê-lo ir embora."

"Havia, porém, uma diferença entre obedecer a comandos e ter um propósito, uma razão para existir."

"(...) às vezes eu acho que não vou chegar ao fim do dia, sabendo que você não vai estar em casa quando eu voltar."

"(...) o fracasso não é uma opção quando o sucesso é só uma questão de mais esforço. Eu sei que é difícil. Tente novamente."

"Mas vou te amar pelo resto da vida, se você deixar."

"Pensei comigo se haveria alguma coisa que eu gostaria de fazer uma última vez - Encontrar? Nadar no mar? Pôr a cabeça para fora da janela do carro? Todas essas coisas eram maravilhosas.. Eu fizera todas elas, porém, e estava de bom tamanho."

"(...) eu não sabia ao certo por que nós dois havíamos sido separados, mas sabia que, quando chegasse a hora, ele iria me encontrar."

"John Lenon disse que a vida é o que acontece quando você está fazendo outros planos. Acho que é uma ótima definição."

"Era uma dor solitária, a sensação de ter tido que despedir de alguma coisa."

"Os humanos são muito mais complicados do que os cachorros e têm um propósito muito mais importante. A tarefa de um bom cachorro é, basicamente, lhes fazer companhia, ficando a seu lado independentemente do caminho que a vida tome."

Já tenho o próximo exemplar para ler, mais um do Nicholas Sparks: Um amor para recordar.