Páginas

quarta-feira, 30 de março de 2011

Monte Sião, minha homenagem hoje é a você!

Como fiz uma homenagem a Águas de Lindóia e a Campinas nos dias em que fizeram aniversário, hoje me sinto no dever de realizar uma para Monte Sião. 
Em primeiro lugar, foi a cidade onde nasci, fato esse que muitos desconhecem. Além disso é também a cidade de origem do meu cachorro lindo Cap, o qual ganhei de presente. Mineirinho igual a mãe hahaha.

Outro motivo que me faz escrever, que é o maior deles, é que ao passo que Águas de Lindóia me viu crescer, Campinas me formou, Monte Sião foi minha oportunidade, minha porta aberta, aquela que me recebeu como profissional. É naquela cidade que tenho feito meu nome, minha carreira, meus colegas de trabalho. Foi lá que tive meus primeiros alunos, que pensei em desistir diante da dificuldade, que me coloquei, apesar de nova, como alguém capacitada. Monte Sião me deu a chance, acreditou em minha palavra e me acolheu. 

Tenho certeza que tenho retribuído da melhor forma, seja lançando sorrisos, deixando minha marca, seja ouvindo, ensinando, aprendendo, compartilhando meus pensamentos, minhas ideias, reconhecendo o talento de cada um, compreendendo as dificuldades e ajudando a superá-las...

Por meio dos alunos me fiz mais humana e mais compreensiva; fiz parte da vida deles enquanto eles faziam minha história. 

Pelos colegas de trabalho ganhei respeito, reconhecimento e aprendi a admirar, a compartilhar. 

Pelas pessoas reconheci minha origem, como se visse nelas minha essência: o jeito simples de viver, conviver e amar...

 Pelos lugares, encontrei cantos e encantos, andei pelas ruas, me perdi por elas, mas também dominei bairros. Cai em buracos, passei voando, em outras apenas cantando e feliz. Sentei para tomar um sorvete, comer um suspiro ou um biscoito. Mas também me fiz de turista, entrei em todas lojas, admirei a boa malha, vi espetáculos, ouvi o sino, escutei músicas repetidas vezes, formulei em conjunto um poema...

O sino toca, mas em Monte Sião a gente perde a hora, perde a cabeça, perde os sentidos e também os encontra. Monte Sião é Minas Gerais, é comida boa, pão de queijo,povo caloroso e fervoroso, é exemplo de fé, mas também de luxo e curtição. Monte Sião é terra do chapéu, de homem de honra e respeito, gente feito de palavra e cumprimento....

Monte Sião é cidade que não dorme, trabalha. Não passeia, viaja. E se lá não tem mar, tem bar, tem poesia, e o mar a gente encontra. Já dizia um poema: 

                       "O Mar de Minas não é no mar
                        O Mar de Minas é no céu
                        Pro mundo olhar para cima e navegar
                        Sem nunca ter um porto aonde chegar..... 

Monte Sião tem hino, que eu adoro por sinal e sei decor. E sabe o que significa a expressão de cor? De coração.

"Monte Sião, Monte Sião, Monte Sião
Que estribilho encantador
Monte Sião, Monte Sião, Monte Sião
Nosso respeito e amor..."

Portanto, deixo aqui minha homenagem a essa cidade tão especial. Se Águas de Lindóia  é meu amor, Campinas é minha paixão, Monte Sião é a cidade que, por vários motivos, ganhou meu coração.

E hoje, no dia em que essa cidade está em comemoração, estive presente pelas ruas, vi meus alunos receberem medalhas pelos Jogos Escolares, e queria dizer que estava ali por eles e, mais do que isso, que juntos ali, naquela praça, ao som da banda, debaixo de um sol maravilhoso, e de um céu infinitamente azul estávamos dando vida, luz e movimento a essa cidade que nos aconchega em seus braços todos os dias e pela madrugada afora...



domingo, 27 de março de 2011

Noites de Tormenta: frases e reflexões como aperitivos de um romance!

Encerro aqui mais um livro de Nicholas Sparks: Noites de Tormenta. E ainda tenho a sensação de que Querido John é o melhor, embora seja apaixonada por todas as histórias.

Confesso que meu ritmo de leitura deu uma caída, devido à volta às aulas e ao fim do verão, já que minha atividade predileta era me deitar ao sol no clube e viajar em minhas leituras... Além disso, tenho agora o filtro dos sonhos que me faz dormir muito bem, então não me estendo muito em minhas leituras pela madrugada.

É triste que o livro é mais fino que os outros, então já começamos o livro com medo de terminá-lo rapidamente, pois sabemos que a despedida virá rapidamente... E hoje se despedem Adrienne e seu pai, Amanda, Paul, Jack, Mack, a até mesmo Robert. 

- De Adrienne fica a sabedoria, a compreensão, a força, a esperança, a serenidade de uma mulher, o amor contido, vivido, amado, sofrido, marcado....
- De Amanda a separação inevitável e injusta que sofreu e sua superação lenta. 

- De Paul o romantismo, a verdade, até mesmo o sorriso. 

- De Jack fica a imagem que temos de homens que passaram por nossas vidas e nos fizeram sofrer, que fizeram suas escolhas, sem que fôssemos as escolhidas. 

- De Mack o jeito duro e difícil, a capacidade de perdoar, a coragem de enfrentar as situações e de seguir em frente.

- Do pai de Adrienne a luta pela vida, o significado de um silêncio, o companheirismo, o amor sem medidas.

- E de Robert, que é apenas uma passagem, fica a história de um amor sincero, intenso, uma revolta, a busca por uma resposta que ninguém pode dar, e a falta de aceitação diante de certas circunstâncias.

Reflexões sobre o Livro...

O livro nos faz pensar no amor, nas vezes em que achamos que estamos com uma pessoa e que essa história será para sempre, seja ela feliz ou não. São típicas situações em que acreditamos no amor, perdemos o chão e vivemos aquilo de tal forma que temos o sentimento como algo certo. Mas, acabamos nos esquecendo que sentimentos não são certos, não podemos prometer amor, porque não somos capazes de cumprir promessas desse tipo. 

Minha metade racional concorda com esse trecho que eu mesma escrevi. Porém, outra metade de mim acredita em juras de amor eterno, na famosa frase "Viveram felizes para sempre". Afinal, que mulher não sonha com essa felicidade plena?!


Desse modo, Adrienne vive um casamento que se acaba. Ela aceita o fim, passa por situações complicadas típicas de uma cidade pequena e se mostra como uma mulher forte, poderosa e guerreira. Em nenhum momento, é passada a imagem de uma mulher fracassada. Ela sofre sim, como toda mulher sente quando algo certo é rompido. Mas ela segue em frente, ela tem os olhos voltados ao mar, ao céu, e isso permite que ela encontre um novo homem em sua vida e, em poucos dias, ela vive um amor tão intenso e duradouro que é capaz de permanecer em sua vida, deixando seu ex-marido em algum lugar esquecido de seu corpo.
Isso mostra que é possível amar mais a tal ponto que não se pode amar além. Não importa quanto tempo tenha durado esse amor, mas para valer a pena cada segundo por toda uma vida, tem que ter sido mágico e tão especial.

Muitas pessoas já devem ter passado por algo semelhante. Quando você ama tanto alguém que acredita que não será capaz de amar mais como essa vez. Mas eis que um novo amor surge e você ama mais. Isso vai ocorrendo até chegar o momento em que você encontra O CARA ou A MULHER da sua vida, quando é possível sentir que o amor é tão grandioso que é capaz de durar além de muitas vidas.

Há pessoas que irão ler o livro e sentir inveja do amor que Adrienne vive, outros pensarão nos amores que têm ou tiveram na vida, e há ainda aqueles que não compreenderão por não terem saboreado nenhuma experiência desse tipo, mesmo que tenham vivido várias nomeadas amor.

Aqui vão algumas frases selecionadas. Muitas podem significar apenas para mim, mas espero que saboreeim como um aperitivo desse romance!

"(...) o amor era a essência de uma vida plena e maravilhosa."

"(...) não havia nada para tornar as lembranças ainda mais românticas do que já eram."

"Sei que minha jornada ainda não chegou ao fim, e que a vida é um caminho sinuoso, mas só posso esperar que ela dê uma volta em direção ao lugar a que pertenço."

"Durante o pouco tempo que passamos juntos, tivemos o que a maioria das pessoas apenas sonha."

"Sei que pode (mudar). E deveria. Mas deveria fazer isso porque quer, não porque acha que eu quero."

"Passara toda sua vida correndo de alguma coisa, não em direção a alguma coisa, e, no seu coração, ele sabia, tudo tinha sido em vão."

"Não importava se eu tinha ido bem ou mal no que quer que fosse, não importava se eu estava triste ou alegre, meu pai sempre me abraçava e dizia 'estou orgulhoso de você'"

"A corrida nunca fora apenas um exercício, pelo contrário, era uma forma de meditação, uma das poucas ocasiões em que podia ficar sozinho." (O Chico ia gostar dessa)

"O tempo passado ali parecia um sonho, e embora os sonhos fossem agradáveis, ela lembrou a si mesma que eram apenas isso e nada mais."

"Mas a culpa não é apenas sua, você sabe. É preciso dois lutadores para que haja uma luta."

"Saber que ele a amava, por mais maravilhoso que fosse, não era tudo."

"Quanto maior o amor, maior a tragédia  quando acaba. Esses dois elementos sempre andam juntos. Para todo mundo. O máximo que podemos esperar da vida é que demore muito, mas muito mesmo para acontecer" (Essa doeu).

"Suas vidas estavam seguindo caminhos diferentes devido às responsabilidades que tinha em relação a outras pessoas, e de repente isso pareceu tremendamente injusto. Como é que a possibilidade de serem felizes havia chegado nesse ponto?"
"Jovens e velhos, homens e mulheres, quase todas as pessoas que ela conhecia queriam as mesmas coisas: queriam sentir paz em seus corações, queriam uma vida sem sobressaltos, queriam ser felizes. A diferença era que a maioria dos jovens pensava que essas coisas estavam em algum lugar do futuro, enquanto quase todas as pessoas mais velhas acreditavam que essas coisas haviam ficado no passado."

"A separação não seria mais fácil se ficasse mais um dia(...)"

"Eu te amo agora pelo que já compartilhamos, e te amo agora esperando por tudo o que virá."

"Ele não tinha sido seu marido ou noivo; se o chamasse de namorado iria parecer que tivera um delírio adolescente; amante representava apenas uma parte do que haviam compartilhado. Ele era a única pessoa de sua vida que parecia desafiar qualquer descrição, e se perguntou quantas pessoas poderiam dizer a mesma coisa a respeito de algém em suas vidas" (Para refletir)

"-Mas você conseguiu.
- Não, eu sobrevivi "

"Você é mais forte do que pensa, mas só se quiser ser. Você ainda vai chorar, ainda vai ter momentos em que vai achar que não consegue continuar. Mas você tem que agir como se fosse conseguir."

sexta-feira, 18 de março de 2011

Mesclando Versos e Palavras

14 de março: Dia da Poesia

Poesia é uma forma de se expressar e transmitir sentimentos, emoções e pensamentos.
Antigamente, as poesias eram cantadas, acompanhadas pela lira, um instrumento musical muito comum na Grécia antiga. Por isso, diz-se que a poesia pertence ao gênero lírico.
Dia 14 de março é considerado o Dia Nacional da Poesia, pois foi nesta data que nasceu o grande poeta brasileiro Castro Alves.

Ao ser solicitada para escrever um texto relacionado ao Dia da Poesia para o Momento Cívico de minha escola, aceitei o desafio de mesclar versos às minhas palavras, montando um texto original. 
Gostei do resultado e vim aqui compartilhar!
Eis o texto!

Mesclando Versos e Palavras

Ler poesia é encontrar-se em meio às palavras, é se deparar-se com um verso e ter a sensação de ele que foi escrito para você.
Poemas são compreendidos por aqueles que sabem olhar além das palavras. Eles foram feitos para serem apreciados, “não têm pouso nem porto, alimentam-se um instante em cada par de mãos e partem.”
Quando escolhemos um poema para leitura, ele nos permite sentir durante aquele tempo em que nos entregamos aos versos e, tão cedo, ensina-nos o sabor da despedida, “De repente, não mais que de repente.
O poema nos faz pensar no presente, na passagem rápida da vida e em nossa incapacidade de fazer o tempo parar. Por isso, temos que ter uma certeza de que “o valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.”
É fato que nossos melhores momentos escaparão por entre nossos dedos, mas ainda é válido cantar “porque o instante existe”, e acreditar, afinal a vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida.”, mesmo sabendo que em certas fases de nossa vida “tinha uma pedra no meio do caminho.”
E se tudo der errado, se suas escolhas não forem as melhores, se você se sentir sozinho e se lhe perguntarem: E agora, José? José, pra onde?
Não se desespere. Não importa onde você parou, em que momento da vida você cansou, o que importa é que sempre é possível e necessário Recomeçar”
“Se pensarmos pequeno coisas pequenas teremos... Já se desejarmos fortemente o melhor e principalmente lutarmos pelo melhor, o melhor vai se instalar em nossa vida.”
E que cada momento vivido por você “seja infinito enquanto dure”, porque “a vida é breve”, e embora haja “muitas razões para duvidar e uma só para crer”: em sua eterna capacidade de ser feliz!     
LSA


Poemas falam muito ao meu coração e deixo aqui o meu preferido poeta: Drummond, como símbolo desse dia, seguido de alguns dos poemas de que mais gosto!


As sem-razões do amor


Eu te amo porque te amo,
Não precisas ser amante,
e nem sempre sabes sê-lo.
Eu te amo porque te amo.
Amor é estado de graça
e com amor não se paga.


Amor é dado de graça,
é semeado no vento,
na cachoeira, no eclipse.
Amor foge a dicionários
e a regulamentos vários.


Eu te amo porque não amo
bastante ou demais a mim.
Porque amor não se troca,
não se conjuga nem se ama.
Porque amor é amor a nada,
feliz e forte em si mesmo.


Amor é primo da morte,
e da morte vencedor,
por mais que o matem (e matam)
a cada instante de amor.

Inconfesso Desejo


Queria ter coragem
Para falar deste segredo
Queria poder declarar ao mundo
Este amor
Não me falta vontade
Não me falta desejo
Você é minha vontade
Meu maior desejo
Queria poder gritar
Esta loucura saudável
Que é estar em teus braços
Perdido pelos teus beijos
Sentindo-me louco de desejo
Queria recitar versos
Cantar aos quatros ventos
As palavras que brotam
Você é a inspiração
Minha motivação
Queria falar dos sonhos
Dizer os meus secretos desejos
Que é largar tudo
Para viver com você
Este inconfesso desejo

Ausência


Por muito tempo achei que a ausência é falta.
E lastimava, ignorante, a falta.
Hoje não a lastimo.
Não há falta na ausência.
A ausência é um estar em mim.
E sinto-a, branca, tão pegada, aconchegada nos meus braços,
que rio e danço e invento exclamações alegres,
porque a ausência, essa ausência assimilada,
ninguém a rouba mais de mim.

Poema que aconteceu


Nenhum desejo neste domingo
nenhum problema nesta vida
o mundo parou de repente
os homens ficaram calados
domingo sem fim nem começo.


A mão que escreve este poema
não sabe o que está escrevendo
mas é possível que se soubesse
nem ligasse.

Lagoa 

Eu não vi o mar.
Não sei se o mar é bonito.
Não sei se ele é bravo.
O mar não me importa.
Eu vi a lagoa.
A lagoa, sim.
A lagoa é grande
e calma também.
Na chuva de cores
da tarde que explode,
a lagoa brilha.
A lagoa se pinta
de todas as cores.
Eu não vi o mar.
Eu vi a lagoa...

Sou apaixonada por muitos poemas e selecionaria infinitos. Tenho uma coletânea de Drummond na voz de Belchior que é uma preciosidade! Mas, como sei, poemas são para poucos... 

terça-feira, 8 de março de 2011

Dia Internacional das Mulheres

Em pleno Carnaval, entre confetes e serpentinas, comemora-se o Dia Internacional das Mulheres. Será que elas serão lembradas? E será que elas mesmo se lembrarão desse dia, mostrando que têm valor? Porém, para serem merecedoras dessa data basta apenas que sejam mulheres.

Mulheres crianças que estão dando os primeiros passos e encantando o mundo por onde passam...

Mulheres meninas que têm um jeito doce...

 Mulheres adolescentes que mostram personalidade...

Mulheres jovens que irradiam beleza...

Mulheres adultas que têm brilho próprio...

Mulheres de meia idade que são sensatas, sentimentais, serenas...

Mulheres da melhor idade que têm sabedoria, sensibilidade e garra.
 Mulheres que já partiram, mas que deixaram em sua história exemplos de luta, fé, coragem, as quais nos servem de modelo e inspiração.

 Enfim, para todas as mulheres que são únicas em sua personalidade e caráter desejo que sejam abraçadas de fato por esse dia, que sejam valorizadas pelos homens de suas vidas e que se sintam completas nos caminhos escolhidos e abençoadas em suas trajetórias.

Simbolicamente, a todas as mulheres o perfume das mais lindas flores....

E, além disso, a certeza de merecer um tapete vermelho por onde passam pelo que cada uma se faz como mulher de um modo singular e pelo coração que é capaz de carregar sempre amor,   apesar de qualquer mágoa, fracasso ou desilusão.

FELIZ DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES!!!

domingo, 6 de março de 2011

Ler: viver um romance

Com a volta às aulas, meu ritmo de leitura deu uma caída. Afinal, ao voltar à rotina, sou tomada pelo sono, e o tempo livre tenho que preparar aulas. Coisas de professor...
Porém, acabei de ler mais um exemplar de Nicholas Sparks e resolvi postar aqui neste sábado de Carnaval enquanto a chuva cai lá fora.
Uma pessoa que tem tempo de terminar um livro em pleno Carnaval, realmente é uma pessoa que não foi afetada pelo espírito carnavalesco. Acho que a chuva e o resfriado que me pegou são responsáveis por isso.

Quando acabo de ler o livro, costumo reler todas as frases destacadas, como se pudesse memorizá-las ou apenas fechar minhas reflexões. Selecionar os trechos de um livro é uma atividade de extrema importância. Já disse e aqui repito. Eu não voltarei a ler o mesmo livro, pelo menos não tenho esse costume. É diferente ler novamente um livro e assistir outra vez o mesmo filme. E tenho uma boa comparação para isso.

Ler um livro é como viver um romance: gostamos, olhamos com carinho, nós nos apaixonamos mais de uma vez, amamos, apegamos e um dia nos despedimos. Passado esse caso, ele fica guardado na memória, não voltamos a viver esse amor. Assim são os livros. Lemos uma vez, nos envolvemos, nos entregamos à leitura e nos despedimos. Vivemos isso com tamanha intensidade apenas uma vez.

Tenho uma experiência que também me faz agir desse modo. Quando estava na época de escola, apaixonei-me por um livro chamado: "Amor de Perdição". Gostei tanto que cheguei a ter o livro para mim. Depois de muito tempo, peguei-o para reler e aquela magia que tinha me fascinado não se fez presente.
Por isso, o livro aparece em nossa vida em determinada fase, mostra-nos respostas, faz refletir e se despede.
Um dia, podemos voltar a lê-los, e pegar os pensamentos destacados, os quais podem apontar outras direções, outras reflexões. São como fotos, não vivemos com intensidade aquele relacionamento ao tocá-las e observá-las, podemos somente deixar o pensamento voar e ter boas lembranças.

Ver um filme novamente é como ver uma foto. Deixamos passar diante dos nossos olhos, mas não vivemos aquilo tudo com intensidade. Por isso as pessoas assistem filmes várias vezes. Mas um livro é exemplar único, uma vez lido, uma vez somente você está entregue às surpresas, mistérios de cada personagem, ato, complicação ou desfecho. Apenas uma vez você se entrega cegamente. Por isso, ler é para quem gostaa e para quem sente. 

Deixarei aqui algumas das frases selecionadas do livro O Milagre.
Devo dizer que o livro é formidável, sem muitas ações e com um final que deixa nosso coração em paz. Mas meu preferido ainda é Querido John.

"Bisbilhotar poderia gerar consequências mais horripilantes do que encarar."

"Eu gosto de surpreender as pessoas. Às vezes é mais fácil obter informações exatas desse modo."

"O cérebro aprende a descartar a grande maioria das informações que recebe, porque, por motivos óbvios, não é essencial que ele se lembre de absolutamente tudo."

"As pessoas não sabem o que está acontecendo, e vão continuar acreditantdo até acharem uma explicação."

"Um dia, você vai aprender uma coisa que não pode ser explicada pela ciência. E quando isso acontecer, sua vida vai mudar de uma maneira que você não pode sequer imaginar."

"Mistérios sempre levam a surpresas."

"Velhos hábitos não mudam."

"Acho que isso acontece com todo mundo quando cresce. Você descobre que as pessoas que conheceu a vida inteira não veem as coisas da mesma maneira. E aí você preserva as lembranças maravilhosas, mas se dá conta de que precisa seguir em frente. É perfeitamente normal."

"O homem é sempre traído pelo olhar. Os olhos sempre dizem a verdade."

"Por mais que possa parecer um acontecimento, desde que seja teoricamente viável, é mais do que provável que possa acontecer alguma vez, em algum lugar, com alguém."

"Eu estou ouvindo. Só que estou ouvindo as coisas que você não está falando."

"Abraçou a ideia de que a maturidade significava calcular o risco muito antes de avaliar a recompensa, e que sucesso e felicidade na vida se conquistavam tanto evitando os erros quanto deixando sua própria marca no mundo."

"A vida sem riscos não era uma vida pra valer, e se era preciso mudar, podia muito bem começar agora."

"A vida era passar o tempo juntos, era ter tempo para caminhar juntos de mãos dadas, conversando calmamente enquanto viam o sol se pôr. Isso não era nada glamuroso, mas era, em muitos aspectos, o melhor que a vida tinha a oferecer."

Bom Carnaval a todos com ou sem chuva!

sexta-feira, 4 de março de 2011

Uma festa surpresa...

Abro aqui um espaço para deixar registrada minha mensagem aos meus alunos do 8ºAno C, que me surpreenderam fazendo uma festa surpresa. Agradeço todo o carinho e nem sei se mereço tanto...
Há certas coisas que não têm preço e que acabam recompensando todo o trajeto da vida de um professor. 
  
"É disso que eu tô falando..."


MEUS QUERIDOS ALUNOS DO 8º ANO C, depois da festa surpresa de ontem devo uma declaração. Primeiro gostaria de dizer que foi realmente surpreendente, já que faltavam ainda 10 dias para meu aniversário. Mas posso dizer que foram os primeiros a festejar comigo essa nova idade que bate a minha porta e que devo recebê-la com carinho e esperança.
 Devo acrescentar que nunca ganhei uma festa surpresa de meus amigos, sempre fiz, mas nunca a recebi. Sendo assim, tenho vocês como pessoas realmente importantes em minha vida, que são capazes se mudar o dia, de dar ânimo, de fazer o dia valer a pena e deixar tudo mais feliz, mesmo que lá fora a chuva caia às vésperas do Carnaval.
Adorei a cesta com chocolates, a cartinha que recebi, o bolo delicioso escrito meu nome e com as velas de minha idade. Acho que nem na minha casa há tantos detalhes. Fora isso as bexigas coloridas, a lousa desenhada, o suspiro, os salgados, tudo.... Agradeço por cada sorriso e abraço que recebi...
 Vocês conseguiram....Esse dia ficará na memória, seja por me encherem com o 1º pedaço, por ver o Eder comer 6 pedaços de bolo, incluindo o primeiro pedaço, pela justificativa do Diego pela vela de número 2 (há dois anos que tivemos aula), pelo carinho e mimos das meninas, pelo Edvandro que quase me queimou com a vela no suspiro, pela limpeza do pessoal que foram tão rápidos quanto devoraram tudo, pelo Marcus que ganhou o pedaço do meu nome, por outros que guardaram um pedaço de bolo para um amor... Enfim, pelas fotos, pelas piadas por tudo... Inclusive pela organização... Fizeram tudo na minha aula sem serem notados... Parabéns!
Sentada com vocês na sala me sinto como se estivéssemos entre amigos, e acho isso muito importante, porque, ao mesmo tempo em que me respeitam como professora, eu os tenho de igual para igual, conversamos olhando no olho, não há distância, o que faz da nossa convivência algo muito especial.
O aniversário é meu, mas vocês são meus presentes....cada um em sua singularidade. Quero deixar aqui minha palavra de que tentarei formar vocês nessa escola e ir junto até o fim, até os caminhos do 9º ano em que nossa despedida será inevitável...
Adaptando a frase do livro O Caçador de Pipas, saibam que POR VOCÊS EU FARIA ISSO MIL VEZES!

COM CARINHO, PROFESSORA LUCIANA


Como vocês podem ver, alunos não só nos chateiam e tiram do sério, mas também fazem o dia começar e terminar melhor simplesmente pela presença única de cada um. Enquanto eu revisava as classes gramaticais, eles me ensinaram mais sobre amizade do que qualquer amigo de fato...


"A gente não faz amigos, reconhece-os."